A caderneta de poupança é um investimento de renda fixa, que tem suas regras definidas por lei. A sua criação aconteceu em 1961 com o objetivo de atrair capital para os bancos. Por isso, ela faz parte dos serviços bancários ofertados pelas instituições.

Conheça 4 alternativas à poupança para investimento

Esse também é considerado um investimento seguro porque conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Dessa maneira, se o banco onde está a poupança entrar em falência, por exemplo, o FGC garante o pagamento até 250 mil reais ao investidor.

Quais são as alternativas de investimentos?

Como você viu, embora a caderneta de poupança seja um investimento seguro, nem sempre o retorno é atrativo. Porém, existem outras alternativas que podem ser interessantes, incluindo opções com maior rentabilidade, alta liquidez e baixo risco.

Títulos do Tesouro Nacional

Se a intenção é ter um investimento seguro, os títulos do Tesouro Nacional podem ser adequados. Isso porque eles são garantidos pelo Governo Federal. Desse modo, o investidor que investe em um título público se torna um credor do Estado, recebendo os juros acordados.

Títulos do Tesouro Nacional

Existem 3 tipos de títulos federais. São eles: – Tesouro Selic: o rendimento é atrelado à taxa Selic; – Tesouro Prefixado: o retorno é determinado em um percentual fixo; – Tesouro IPCA +: atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), mais um percentual fixo;

CDB

O CDB (certificado de depósito bancário) é um título de renda fixa emitido por instituições bancárias. Ele funciona como um tipo de empréstimo ao banco, que paga os juros ao investidor. Essa remuneração pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. No caso dos títulos pós-fixados, é bastante comum que a remuneração seja atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) — uma taxa que costuma ser próxima à Selic. Em relação à liquidez e prazo, as regras variam conforme o título — há, inclusive, alternativas com liquidez diária. Além disso, o CDB tem cobertura do FGC.

LCI e LCA

A LCI (letra de crédito imobiliário) e a LCA (letra de crédito do agronegócio) são títulos de renda fixa similares ao CDB. A diferença é que são voltadas para financiar os setores imobiliário e do agronegócio. Esses títulos contam com rentabilidades prefixadas, pós-fixadas e híbridas. Ainda, apresentam diferentes prazos de vencimento, mas a liquidez tende a ser menor. Entre as vantagens estão a cobertura pelo FGC e a isenção de IR.

Ações

As ações são ativos da renda variável negociadas na bolsa de valores, então não é possível prever o retorno. Inclusive, há riscos de perdas financeiras, pois há maior exposição às oscilações e à volatilidade do mercado. No entanto, ela também tem um potencial de retorno que supera os investimentos de renda fixa, especialmente no longo prazo. Assim, se o seu perfil e objetivos estiverem alinhados à alternativa, podem compor o seu portfólio.

Por que diversificar os investimentos?

Após conhecer outras alternativas de investimentos, saiba que você não precisa alocar os seus recursos em apenas uma opção. Você pode montar uma carteira diversificada, contando com investimentos variados para trazer mais equilíbrio para a relação entre risco e retorno.

Clique aqui e abra sua conta agora mesmo no maior banco de Investimentos da América Latina. Abertura de conta 100% digital.