4 dicas de investimento para começar hoje!
O mercado financeiro oferece diversas oportunidades para quem deseja investir. Porém, é comum procurar dicas de investimento e outras informações para compreender melhor o funcionamento de cada alternativa.
Entenda melhor sobre como começar a investir
O primeiro passo para começar a investir é melhorar a sua educação financeira. Ela engloba conceitos relacionados à sua relação com o dinheiro, consumo consciente e o planejamento do orçamento.
– Entenda a diferença entre renda fixa e renda variável; – estabeleça objetivos de investimento a curto, médio e longo prazo; – observe a liquidez dos investimentos; – aprenda mais sobre as diferentes alternativas de investimentos; – pesquise sobre a diversificação de investimentos e suas vantagens; – monte uma reserva de emergência (e invista o valor); – seja paciente e disciplinado ao investir seu dinheiro; – acompanhe o desenvolvimento dos seus investimentos.
Agora que você já entendeu quais etapas podem ser seguidas ao investir, vale a pena conhecer algumas das principais alternativas para começar os seus aportes.
1. Tesouro Selic
Para quem está começando a investir e, muitas vezes, saindo da poupança, pode ser interessante contar com o Tesouro Selic. Esse é um título público federal negociado na plataforma do Tesouro Direto.
2. CDB
Outra possibilidade que pode ser interessante é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Ele é emitido por instituições financeiras visando arrecadar recursos para financiar seus projetos. Assim, é uma alternativa de renda fixa, funcionando como um tipo de empréstimo.
3. Fundos de renda fixa
Também é possível contar com fundos de investimentos focados na renda fixa. Nesse caso, são modalidades coletivas em que o investidor adquire cotas de participação para se expor aos resultados do veículo.
4. ETF
Após conhecer as alternativas de renda fixa, vale conhecer a renda variável. Aqui, não há previsibilidade sobre os ganhos e os riscos são maiores, pois também há chances de perdas. Porém, o potencial de retorno é maior. Uma das alternativas que podem ser utilizadas por quem deseja iniciar sua jornada na renda variável são os ETFs. Essa é a sigla para exchange traded fund (ETF), ou fundo de índice, em português. Esse é um tipo de fundo de investimento cuja estratégia é acompanhar um índice de mercado.
Agora que você aprendeu 4 dicas de investimento para começar a investir hoje mesmo, organize-se para colocá-las em prática. E lembre-se de que, ao montar a sua carteira, é essencial respeitar seu perfil de investidor, considerando seus objetivos financeiros e os aportes mensais que consegue fazer. Gostou do conteúdo? Aproveite sua visita para saber mais sobre opções de investimento para iniciantes!
Clique aqui e abra sua conta agora mesmo no maior banco de Investimentos da América Latina. Abertura de conta 100% digital.
Clique aqui e abra sua conta agora no maior banco de Investimentos da América Latina. Abertura de conta 100% digital.