Renda variável: quando investir?
O cenário de queda da taxa Selic no Brasil, por exemplo, aqueceu bastante a discussão. Se a renda fixa está trazendo menos resultados, é hora de entrar na bolsa?
Crise x oportunidades
Investidores que veem oportunidades na bolsa durante a crise se interessam por comprar ações de boas companhias por preços menores. Depois, quando houver a recuperação econômica, os papéis valerão mais.
Como saber se é hora de investir em renda variável?
Uma crise econômica pode sim representar oportunidades para entrar na bolsa. Mas será que essa é a “hora certa” para todos
Perfil de investidor
Os perfis mais indicados para entrar na bolsa são o moderado e o arrojado. Tratam-se de pessoas que lidam melhor com a possibilidade de risco e consideram que vale a pena arriscar mais para buscar maiores ganhos
Reserva de emergência
Além de saber se você tem perfil de investidor para tolerar os riscos da renda variável, só é indicado entrar na bolsa quem já tem uma reserva de emergência montada. Isso é ainda mais relevante em períodos de crise.
Reserva de emergência
Caso desejar saber mais sobre a importância de montar a sua, leia o artigo abaixo:
Conhecimento sobre o mercado
Para entrar na bolsa é preciso saber como ela funciona.
Escolha das ações
Vale a pena ficar atento ao fato de que comprar um ativo a preço mais baixo não representa necessariamente uma boa escolha. Ao escolher ações, devemos nos guiar pelos fundamentos da empresa e avaliar sua capacidade de oferecer resultados no longo prazo.