4 minutes

A moeda brasileira costuma, de tempos em tempos, sofrer desvalorizações bastante significativas, fazendo com que muitas pessoas tenham medo de ter perdas quando precisarem transformar seu dinheiro em moeda estrangeira. Por isso, a possibilidade de fazer uma poupança em moeda estrangeira, mais especificamente em dólares, acaba atraindo a atenção de muita gente.

Mas você já parou para pensar se é possível, na prática, fazer uma poupança em moeda estrangeira? Caso exista, será que vale a pena? E quanto aos riscos?

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto e descubra se fazer uma poupança em moeda estrangeira vale a pena para você!

Por que fazer uma poupança em moeda estrangeira?

Fazer uma poupança em moedas de outros países, como o Dólar e o Euro, pode ser mais uma forma de juntar dinheiro em outra moeda, principalmente se você for viajar ou morar no exterior. Muita gente, inclusive, costuma buscar por opções de investimento fora do país, em moeda estrangeira, para fazer uma poupança que banque suas despesas em outro país em caso de viagem ou moradia no exterior.

Para atender este público, muitos bancos facilitam, inclusive, a abertura de contas para estrangeiros. Mas é preciso atenção na hora de optar por essa alternativa.

Quais as vantagens de fazer uma poupança em moeda estrangeira?

A principal vantagem é a facilidade de realizar transações em moeda estrangeira, como o dólar, sem precisar fazer conversões e, consequentemente, sem estar exposto à variação do câmbio e à imprevisibilidade que ela pode lhe trazer.

Esse diferencial pode ser interessante também para empresários, empresas e pessoas que fazem muitos negócios ou transações regulares em moeda estrangeira. Ter uma reserva da moeda utilizada nesses contratos é sempre uma medida cautelosa, pois evita que as oscilações do mercado causem prejuízos.

Vale destacar, no entanto, que ter uma quantia em moeda estrangeira não é a única maneira de se proteger de variações. No mercado brasileiro existem diversas ferramentas que permitem por em prática estratégias de hedge, visando a proteção cambial.

Em quais momentos é desaconselhável fazer uma poupança em moeda estrangeira?

Como dito, guardar moeda estrangeira em uma conta com objetivo de evitar perdas em possíveis desvalorizações é possível, mas em muitos casos não é aconselhável. Especialmente se você acreditar que, mantendo uma poupança em moeda estrangeira, você estará investindo. Porque isso não é verdade.

Comprar moeda estrangeira para guardar não fará seu dinheiro render! A inflação e a própria oscilação da moeda pode fazer você perder dinheiro. Por isso, apesar de ser possível, não é aconselhável ter uma poupança em dólares simplesmente com a intenção de guardá-lo para esperar o dinheiro render.

Por isso podemos dizer que a poupança em moeda estrangeira é principalmente benéfica para quem:

  • empreende ou mantém negócios no exterior;
  • faz negócios com empresas estrangeiras;
  • viaja com frequência para determinados países;
  • faz investimentos fora do Brasil ou na bolsa de outros países;
  • deseja viver no exterior.

Quais os riscos de fazer uma poupança em moeda estrangeira?

Ter moeda estrangeira pode parecer algo muito benéfico financeiramente. Contudo, isso pode apresentar riscos também. A depender da moeda que você escolher, pode ocorrer desvalorização cambial e acarretar prejuízos, pois a variação referente ao período que você comprou em comparação a quando tentar vender pode ser negativa.

Isto é, você pode ter gasto mais reais para adquirir uma determinada quantia em outra moeda e, caso precise resgatar o dinheiro e transformá-lo em reais novamente, receber menos, caso precise de liquidez aqui no Brasil.

Além disso, você precisa compreender as regras das instituições financeiras do país no qual deseja manter seus ativos, caso a sua decisão seja abrir uma conta no exterior. Cada país tem suas regras, inclusive no tocante à garantia de recebimento dos valores investidos, no caso de quebra do banco. Por isso, é preciso atenção e muita cautela.

Como montar uma poupança em moeda estrangeira?

Recentemente o Banco Central anunciou que pretende permitir a abertura de contas em dólares aqui no Brasil. À primeira vista isso atraiu a atenção de muitos, pois uma poupança em dólar pode parecer uma maneira interessante de guardar dinheiro.

Contudo, essa decisão ainda não tem prazo definido para começar a ser colocado em prática e não se sabe ao certo como esta poupança funcionará.

Enquanto isso não tem acontece, uma das primeiras opções para quem deseja ter dinheiro fora do país e poupar dinheiro por lá é abrindo uma conta no exterior e movimentá-la por lá.

Outra forma seria operar por meio de plataformas, como a Transferwise, que é um serviço de transferência de dinheiro online, no qual você abre uma conta multimoedas. Carteiras digitais, como o Paypal, também podem ser uma opção.

Não se esqueça apenas de identificar as vantagens e desvantagens desta opção e fazer essa escolha somente se, de fato, ela for a melhor opção para você. E, se este não for o seu caso, vale sempre considerar todas as opções disponíveis no próprio mercado financeiro para proteger seu dinheiro das oscilações da moeda estrangeira sem precisar ter uma poupança em dólar, euro ou outra moeda.

Artigos relacionados:

E se o seu objetivo é ver seu dinheiro render, continue lendo outros artigos do blog, faça cursos e aprimore seus conhecimentos para aprender a investir!

E já que falamos nisso, inscreva-se no canal do Youtube do Portal André Bona e fique por dentro de dicas valiosas para fazer seu dinheiro realmente trabalhar para você!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

3 Comentários

  1. Minha reserva em euro e dolar ficam numa carteira waves, nada de bancos! E ainda posso deixar em stake e receber juros de 8 a 15% a.a

  2. João Treze Quintino on

    Olá boas gostaria de saber se viver no Brasil e manter dinheiro no exterior (na moeda do país) tem alguma implicação fiscal que possa me prejudicar, visto que a emissão de nota e invoice faço daqui do Brasil, porém, em vista do objetivo de me mudar em breve não faria sentido perder (duas vezes) na conversão de câmbio + taxas, queria manter o dinheiro no país pra onde pretendo me mudar no futuro. Obrigado.

Leave A Reply