Precisa deixar as contas empresariais organizadas, mas não sabe como? Então acompanhe a leitura e veja como fazer isso sem complicações com essas 10 dicas!

10 dicas para controlar as contas da sua empresa

1.Elabore um planejamento financeiro

O primeiro passo para controlar as contas da sua companhia é adotar um planejamento financeiro. É possível utilizar, por exemplo, planilhas que demonstrem todas as despesas fixas e variáveis da empresa, bem como as entradas.

2.Aposte na tecnologia

Por mais que haja companhias que fazem todo o processo de anotar gastos e entradas em planilhas de forma manual, um software de gestão financeira pode tornar esse trabalho mais rápido. Essa solução pode diminuir a ocorrência de erros e perda de dados, evitando o retrabalho.

3.Seja disciplinado

Todo dono de negócio precisa ser disciplinado. Não há como ter sucesso na organização financeira de uma empresa se você não se empenha nessa tarefa. Se não existe um acompanhamento diário das contas e do fluxo de caixa, as chances de ter tudo controlado diminuem.

4. Não misture as contas pessoas com as empresariais

Por mais óbvio que possa ser para alguns, há ainda quem misture as contas pessoas com as empresariais. Principalmente pequenos empreendedores, iniciantes ou empresários desorganizados.

Pagar as contas em dia evita o pagamento de juros e multas. Para isso, deve-se ter o fluxo de caixa sempre atualizado. Se a sua empresa não está em boas condições financeiras e possui despesas a pagar, verifique quais delas podem ser quitadas no prazo e quais você pode negociar com os credores, de modo a diminuir o valor dos juros e das multas.

5. Pague as contas em dia

Para isso, verifique se há despesas que oferecem abatimentos para pagamentos feitos antes do vencimento. Essa quitação antecipada, além de gerar uma economia, pode ajudar sua companhia a ter uma boa imagem no mercado, facilitando, por exemplo, o acesso ao crédito.

6. Antecipe pagamentos para conseguir descontos

Uma habilidade muito importante, mas que pode ser negligenciada, é a capacidade de negociar. Um bom negociador pode conseguir diversas vantagens, tanto nos negócios quanto no âmbito financeiro.

7. Saiba negociar

Após elaborar um bom planejamento financeiro, analise todos os gastos para verificar o que pode ser diminuído e eliminado. Essa análise deve ocorrer periodicamente para cortar despesas sempre que possível.

8. Corte gastos

Após elaborar um bom planejamento financeiro, analise todos os gastos para verificar o que pode ser diminuído e eliminado. Essa análise deve ocorrer periodicamente para cortar despesas sempre que possível.

9. Planeje investimentos com sabedoria

Além de planejar os investimentos com sabedoria e muito planejamento, saiba dizer “não” a várias coisas e utilize seus recursos somente no que importa. Nesse momento, aprender a ser essencialista faz toda a diferença.

10. Saiba utilizar o dinheiro no que realmente importa

Clique aqui e abra sua conta agora mesmo no maior banco de Investimentos da América Latina. Abertura de conta 100% digital.