4 BDRs de ETFs para investir em renda fixa internacional

O investidor que busca segurança no momento de investir pode encontrar diversas alternativas na renda fixa. É o caso dos títulos do Tesouro Direito, certificados de depósitos bancários (CDBs), entre outras aplicações. Porém, também é possível recorrer às alternativas do mercado nacional.

4 BDRs de ETFs para investir em renda fixa internacional

Por exemplo, os títulos públicos norte-americanos (treasuries) são considerados as aplicações de renda fixa mais seguras no âmbito internacional. Afinal, os Estados Unidos possuem a maior economia global — portanto, o risco de calote é bastante baixo. Felizmente, é possível se expor a esses títulos americanos sem precisar tirar seu capital do Brasil. Quer saber como? Confira 4 BDRs de ETFs para investir em renda fixa internacional!

O que é um BDR?

Também é preciso entender o que é BDR. Sigla para brazilian depositary receipts, esse é um investimento nacional que está atrelado a uma alternativa internacional. O conceito pode ser traduzido como certificado de depósito de valores mobiliários.

O que é um BDR de ETF e como funciona?

Até o ano de 2020, os BDRs somente podiam ter lastro em ações de empresas estrangeiras. Porém, no final daquele ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a emissão de BDRs lastreados em outros tipos de investimento, como os ETFs. Logo, o BDR de ETF é um certificado atrelado à cota de um fundo de índice internacional. O funcionamento é semelhante a um BDR comum. No entanto, é preciso estar atento à paridade — em alguns casos, um certificado pode corresponder apenas a uma fração da cota do ETF.

Vale a pena investir em BDRs de ETFs de renda fixa internacional?

O BDR pode ser útil ao investidor que deseja expor seu capital a investimentos estrangeiros de forma simples e prática. Afinal, como o certificado é negociado na bolsa brasileira, o investidor não precisará se vincular a instituições internacionais, nem ter custos com câmbio de moedas.

1. BGOV39

O iShares US Treasury Bond ETF (BGOV39) é um BDR de ETF que tem como benchmark o ICE US Treasury Core Index. Esse índice segue o desempenho dos títulos públicos norte-americanos. O ETF de código GOVT, na bolsa americana e a sua paridade com o BDR é de 1:3.

2. BIYT39

O iShares 7-10 Year Treasury Bond ETF (BIYT39) também é um BDR de ETF. O índice espelhado é o ICE US Treasury 7-10 Year index, composto por treasuries com vencimento entre 7-10 anos. Seu código no mercado americano é IEF e cada cota do fundo tem uma paridade de 1:10 com o BDR.

3. BSHV39

Outro BDR de ETF de renda fixa é o iShares Short Treasury Bond ETF (BSHV39). Ele acompanha o ICE Short US Treasury Securities Index — um índice que acompanha treasuries com vencimento em um ano ou menos. Esse fundo é negociado sob o ticker SHV nos Estados Unidos. Já a paridade da cota do ETF com o BDR BSHV39 é 1:10.

4. BSHY39

Também entra para a lista de BDRs de ETFs para investir em renda fixa o iShares 1-3 Year Treasury Bond ETF (BSHY39). O índice replicado é o ICE US Treasury 1-3 Year Index, que contempla títulos públicos americanos com vencimento entre 1-3 anos. Nesse caso, o ticker no mercado norte-americano é SHY. Já a paridade é de 1:8.

Clique aqui e abra sua conta agora no maior banco de Investimentos da América Latina. Abertura de conta 100% digital.