Investir na Bolsa de Valores: você sabe qual é o melhor momento?

É comum encontrar pessoas com pouco conhecimento sobre o mercado financeiro que acreditam que investir na bolsa de valores é como um jogo de azar, no qual o investidor pode perder muito dinheiro. Também não é difícil encontrar investidores e especuladores que acreditam que essa é uma oportunidade de enriquecer utilizando apenas uma estratégia e um computador.

1. Esteja no azul

O ideal para começar a planejar seus investimentos na bolsa é estar com uma boa situação financeira, sem dívidas. Por isso, se você deseja investir na bolsa de valores, procure quitar suas dívidas em primeiro lugar e focar na formação da reserva de emergência.

2. Possua metas já estabelecidas

Ter metas estabelecidas para seus investimentos irá lhe ajudar não somente a estar mais motivado para a conquista do seu objetivo, mas também vai auxiliar na escolha da melhor estratégia para alcançar cada uma das suas metas.

3. Tenha um valor definido

Identifique, em primeiro lugar, se o seu perfil de investidor está alinhado ao investimento em renda variável. Se este for o seu caso, separe um montante para aportar no mercado de ações sempre considerando taxas e corretagens relacionadas a estes aportes. Tenha um valor definido mas, acima de tudo, esteja preparado para cada um dos seus aportes.

4. Tenha sempre uma reserva

É sempre importante ter uma reserva financeira para emergências, e não é indicado investir na bolsa de valores sem ter esta reserva formada. Procure formar uma reserva de emergência com o valor equivalente a, pelo menos, seis meses de salário para estar sempre preparado para os imprevistos do dia a dia

5. Conheça os custos e a tributação

Existem custos relacionados à bolsa de valores com os quais, infelizmente, você vai ter que arcar. O primeiro deles é o custo de corretagem – pois, para comprar e vender ações você precisa estar vinculado a uma instituição financeira.

6. Esteja preparado tecnicamente e psicologicamente

Se você não tem muito tempo para escolher as ações, você pode recorrer aos ETFs, que lhe darão uma boa exposição ao mercado de renda variável. Em resumo, não deixe que flutuações abalem seu psicológico: entre sem medo, esteja sempre atento e com os estudos financeiros em dia.

7. A hora de investir na bolsa de valores é agora

Se a sua dúvida está relacionada à melhor hora de investir na bolsa de valores no que tange às cotações e ao avanço da bolsa, saiba que sempre é o momento de realizar seus investimentos quando você tem convicção dos seus aportes. Lembre-se sempre que, se os seus objetivos são para longo prazo, pouco importará a oscilação cotação dos papéis no presente.