9 mitos e verdade sobre o investimento na bolsa de valores

Quando se trata de ações é possível encontrar muitas coisas por aí. Há muitas informações e até promessas de enriquecimento fácil apenas investindo na bolsa.

Neste sequência, foram separados 9 mitos e verdades sobre investimento na bolsa de valores.  Veja a seguir

1. Investir em ações traz retorno rápido

É necessário ter em mente que o mercado de ações é sim lucrativo, mas é preciso ter paciência, estar preparado para as oscilações que sempre ocorrem no mercado e saber a hora certa de vender e comprar as ações.

2. Com investimento em ações, o dinheiro vem sem esforço

Mas isso é mentira. Mesmo que ações sejam bem práticas de se manusear, é preciso um certo conhecimento e dedicação para dominá-las e não ser pego de surpresa pelas quedas repentinas.

4. Há incidência de imposto nos investimentos em ações

Verdade. Mas não se assuste, pois há uma regra para a cobrança de imposto. Ela ocorre quando o valor das operações de venda com ações for maior que R$20.000 em um único mês.

5. Ações são um investimento de longo prazo

Sim, esta é úma verdade. Ações estão na categoria de aplicações de renda variável. Entender isso é fundamental para não se frustrar com seu investimento na bolsa de valores Elas sofrem com as mudanças de mercado e os preços podem sofrer influências de crises, por exemplo.

6. Posso usar as ações como uma opção para aposentadoria

Sim. Por se tratar de um investimento de longo prazo, cada operação deve ser pensada não visando o ganho imediato, mas sim procurando rendimento com o tempo. Para isso é preciso que o investidor tenha paciência e dedicação.

7. É preciso comprar várias ações de diferentes empresas para lucrar nos investimentos

Aí está mais uma verdade. Inclusive, o ideal é que o investidor procure outros tipos de investimentos e não fique preso apenas às ações da bolsa. Essa diversificação de carteira é uma regra de mercado e vale para qualquer tipo de investidor, seja ele com muito poder aquisitivo seja ele com pouco. Uma possibilidade são os fundos espelhados chamados de ETFs. Estes fundos se baseiam em índices e é possível negociar suas cotas como acontece com as ações.

8. É preciso muito dinheiro para investir na bolsa

Isso é um mito. É comum que muitos acreditem que a bolsa de valores é um investimento para pessoas ricas. Se você não pretende aplicar uma grande quantia, o melhor é procurar por outras alternativas de investimento, como os clubes e fundos de investimento. Você também pode investir por meio de ETFs, que costumam ter taxas baixas se comparadas com outros fundos e investimentos.

9. Apenas especialistas podem aplicar na bolsa

Isso não é verdade. A bolsa de valores pode parecer complicada, porém não é nenhum bicho de sete cabeças. Não é necessário ser um especialista em economia ou finanças para começar a operar ações e fazer dinheiro na bolsa