EURP11, conheça o ETF de ações europeias
Os investidores que querem se expor a mercados estrangeiros podem buscar o investimento em ações europeias. Existem algumas formas de fazer isso e uma delas é a compra de cotas do ETF EURP11
O que é um ETF?
Os exchange traded funds, ou ETFs, são fundos de investimento que replicam a performance de um índice do mercado financeiro. Portanto trata-se de um fundo de gestão passiva. Ou seja, a composição de ativos não busca superar um benchmark, mas segui-lo.
O que é o ETF EURP11?
O EURP11 é um ETF lançado em janeiro de 2021 pela XP Inc e é o primeiro voltado para ações europeias no Brasil. Seu nome oficial é Trend ETF MSCI Europa e ele tem a finalidade de replicar o índice Europe IMI da MSCI
O índice MSCI Europe Investable Market Index
Esse índice específico monta uma carteira teórica de ações referentes a grandes, médias e pequenas empresas da Europa. Dessa forma, ela utiliza dados de diversos países desenvolvidos do continente, abordando cerca de 99% do mercado de capitais da região.
O índice MSCI Europe Investable Market Index
A composição da carteira teórica é revisada em fevereiro, maio, agosto e novembro de cada ano. A revisão tem a finalidade de refletir as movimentações das empresas e verificar quais ainda se adéquam à metodologia utilizada.
O índice MSCI Europe Investable Market Index
Empresas de relevância mundial fazem parte do portfólio teórico. Alguns exemplos são a Nestlé, Unilever, Astrazeneca, Siemens e HSBC. Os setores industrial e financeiro são os mais presentes da lista, mas há diversos segmentos.
Composição da carteira
Para replicar o índice escolhido, a carteira do EURP11 investe, majoritariamente, em cotas de um ETF norte-americano: o iShares Core MSCI Europe. Esse fundo de índice, por sua vez, tem suas cotas negociadas na bolsa de Nova Iorque.
Custos
Corresponde a um percentual anual sobre o patrimônio investido e é descontada diariamente de forma proporcional de todos os cotistas. Ainda, devido à carteira ser formada por cotas do ETF norte-americano, também é somada a taxa de administração do iShares Core MSCI Europe.
Vale a pena investir nesse ETF?
O ETF pode ser uma maneira de fazer manejo de risco, já que o portfólio é diversificado. Além disso, você se expõe à variação cambial, podendo proteger o patrimônio de riscos de desvalorização do real.