Como fazer uma planilha de controle financeiro?

Para ter esse controle financeiro maior, você pode se beneficiar de uma planilha. Ela serve tanto para as finanças pessoais quanto para as empresas. Afinal, permite o acompanhamento de receitas e de despesas e torna os dados mais precisos — o que evita a tomada de decisões erradas.

Estruture a planilha de forma simples

Na estrutura básica, é fundamental ter espaços para registrar gastos e receitas. Deve haver a opção de inserir data de lançamento, descrição, categorias e valores. Todas essas informações ajudam a realizar uma análise mais precisa.

Defina categorias fáceis de serem entendidas

Isso evita perder tempo ao tentar decifrar as informações.  Ademais, itens complexos podem desestimular o preenchimento da planilha. Nesse sentido, definir duas categorias, como a de receitas e de despesas, pode ser o suficiente.

Defina categorias fáceis de serem entendidas

Nas receitas, você insere suas fontes de renda. Já as despesas podem ser divididas em despesas fixas e variáveis. Ou, ainda, em relação às categorias dos gastos feitos, por exemplo: – dívidas; – alimentação; – transportes; – moradia; – lazer; – impostos e taxas etc.

Separe os lançamentos em contas diferentes

Caso a entrada ou a saída do seu dinheiro ocorra em contas diferentes é preciso deixar isso claro na planilha. Por exemplo, separando os registros em contas ou cartões de crédito de bancos ou empresas diversas.

Estabeleça metas dentro da planilha

Caso tenha o objetivo de realizar uma viagem ou a compra de um carro, por exemplo, registre o avanço na planilha. Vale a pena definir metas de curto, médio e longo prazo, além de colocar uma data limite para a concretização.

Destine um espaço para os seus investimentos

A realização de investimentos bem planejados pode contribuir para o acúmulo de patrimônio e a multiplicação do seu dinheiro. Por esse motivo, é recomendado ter um espaço específico para registrar os investimentos na planilha.

Destine um espaço para os seus investimentos

Ele permite que você acompanhe as aplicações existentes e trace seu planejamento como investidor. Nesse sentido, é possível ter uma carteira diversificada e aproveitar alternativas tanto de renda fixa quanto de renda variável.

Clique aqui e abra sua conta agora mesmo no maior banco de Investimentos da América Latina. Abertura de conta 100% digital.