Todo empreendedor sabe o quanto as crises são difíceis. Não é fácil acompanhar um negócio gerar menos receita ou deixar de crescer. Tampouco é fácil lidar com regras, métodos e rotinas nas quais confiávamos e que nos vemos obrigados a mudar.
Assim como outros donos de negócios, você também não sabe direito o que fazer. A boa notícia é que, se este for o seu caso, existem muitas estratégias para ajudar você e a sua empresa nesses momentos difíceis.
Pensando nisso, neste artigo compartilhamos 4 oportunidades para crescer na crise. Confira até o final e saiba como criar oportunidades até mesmo em cenários desafiadores. Boa leitura!
1. Mantenha o foco
Em um momento de crise é importante pensar em respostas imediatas. Algumas empresas começam a pensar em cortar gastos, outras em engavetar projetos e há negócios que terão que adiar investimentos de expansão.
Para muitas empresas essas ações são vitais, mas tenha em mente que se você busca por oportunidades para crescer em época de crise é essencial manter o foco no seu negócio. Isso significa manter a calma antes de tomar qualquer atitude e agir estrategicamente.
As respostas imediatas que você, como dono de um negócio, deve tomar precisam também estar de acordo com o caminho que deseja que sua empresa trace. Em crises é natural que planejamentos estratégico e orçamentário sejam refeitos, mas não esqueça que tudo que fizer hoje terá um impacto amanhã.
Qualquer resposta desordenada que for dada à crise pode gerar um pânico ou um ambiente ruim na organização. Por isso, tenha consciência de que o período é de dificuldades, mas que, se você conseguir traçar um plano focando nos novos caminhos da sua empresa e fazendo os ajustes nos lugares certos, com certeza suas ações no agora serão muito mais eficazes para garantir o amanhã.
2. Priorize projetos que gerem receita
Já que é para manter o foco, é hora também de otimizar os projetos mais importantes e aqueles que gerarão mais receita ao negócio. São esses projetos (pode ser apenas um) que mantêm seu negócio em funcionamento.
Preste atenção especial a eles e delegue seus melhores profissionais para trabalhar neles. Se precisa de inspiração, lembre-se da história de sucesso de Steve Jobs.
Quando Jobs voltou para a Apple, a empresa estava estagnada, produzindo produtos que não traziam nenhuma receita ou valor. Jobs cortou tudo, priorizando o desenvolvimento do iPod. Essa acabou sendo a base que transformou a Apple na empresa que é hoje.
Reforçamos: aprenda a cortar tudo aquilo que não importa e priorize projetos que importam.
3. Contrate talentos
Quando pensamos em crise, pensamos em demissões, certo? Pois é, mas são por causa dessas demissões que muitas pessoas qualificadas perdem seus empregos por corte de custos e passam a estar disponíveis no mercado.
Acima falamos sobre o foco. Para que sua empresa tenha oportunidades de crescer na crise terá que concentrar os esforços naquilo que, traz mais retorno, ou onde o potencial de retorno é maior.
Isso pode significar ter que contar com habilidades diferentes das que seus funcionários possuem, ou com pessoas com mais experiência. Como geralmente em épocas de adversidades as empresas de modo geral, freiam as contratações, esta pode ser uma ótima oportunidade para você conseguir captar talentos.
Além disso, claro, certifique-se também de garantir que seus melhores profissionais continuem com você. Por isso, nesse período é importante não se descuidar de estratégias de retenção de colaboradores.
4. Invista na presença digital
Apesar de estar pensando no agora, o fato é que, para sua empresa crescer na crise, você terá que pensar nas oportunidades que têm na sua frente, mas sem tirar os olhos das estratégias de longo prazo. A presença digital une o melhor dos dois mundos.
Segundo o autor de best-seller Bernard Marr, em um artigo na Forbes, “as empresas se tornarão mais dependentes do que nunca em sua estratégia digital. Sem querer parecer alarmista demais, em muitos casos, será o fator decisivo para que superem os tempos difíceis que estão pela frente”.
Isso porque são com as mídias digitais que uma empresa tem a oportunidade de se fazer presente, independentemente do cenário. Um exemplo é a pandemia do coronavírus. Com eventos sendo cancelados e a impossibilidade de pessoas saírem de casa, de qual maneira uma empresa pode se manter conectada ao seu público?
É por meio da presença digital que organizações continuam informando seu público com conteúdos relevantes, conseguindo também mostrar o que estão fazendo, o que podem oferecer aos seus clientes, entre outras coisas.
“O digital provavelmente será o vencedor, e as empresas – incluindo aquelas que talvez não tivessem uma página no Facebook antes – precisarão passar para campanhas de marketing social, marketing de conteúdo, SEO e influenciadores”. Essa é a opinião de Marr sobre o assunto.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, se você busca por oportunidades para crescer na crise, começar ou intensificar sua presença digital é uma estratégia que não pode ser deixada de lado pela sua empresa.
Lembre-se que agora é o momento de construir autoridade para gerar novas oportunidades lá na frente. Para isso, invista na produção de artigos especializados. Caso queira saber mais, indicamos o artigo: Produção de conteúdo – o que é, para que serve e como fazer.
Concluindo
Existe uma frase que diz “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Ou seja, em todos os momentos há sempre alguém se superando e ganhando dinheiro.
Crises não são fáceis para ninguém, mas sempre é possível encontrar nelas oportunidades para crescer. Lembre-se que a maneira que um negócio consegue reagir a um evento adverso depende muitos das respostas que ele dá em momentos de crises.
Portanto, não desanime. Se você se comprometer com a solução de problemas qualquer crise poderá se tornar uma oportunidade para levar sua empresa ao próximo nível.
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*Este artigo foi produzido pela ABContent com exclusividade para o Portal André Bona.