Logo Blog de Valor


Educação financeira

André Bona é educador financeiro desde 2010, tendo iniciado sua atuação no segmento por meio da realização de palestras e cursos presenciais sobre finanças e investimentos em Vitória-ES, sua cidade natal.

Em 2011 criou o site andrebona.com.br dedicado a falar de finanças pessoais e investimentos. Em 2013 iniciou o canal no Youtube com o mesmo propósito.

Atualmente é professor da disciplina de Alocação de Ativos no curso de Pós-Graduação de Finanças, Investimentos e Banking da PUC-RS, faz parte do time de educação financeira do BTG Pactual digital – a plataforma de investimentos do maior banco de investimento da América Latina – ministra seu curso online “O Investimento Perfeito”, é parceiro da Philips Walita na criação de conteúdos sobre consumo consciente, é palestrante, produz conteúdo gratuito educacional em suas diversas mídias sociais e administra sua empresa, a AB Educação Digital.

André Bona defende que não é preciso ser um PHD em Economia para tomar excelentes decisões financeiras no dia a dia e que este conhecimento pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, independentemente da área de formação ou de atuação, bastando para isso alguma dedicação ao aprendizado.

Atuação no mercado financeiro

Após vender, em 2008, sua participação em uma empresa atuante no setor de telecomunicações, começou a se dedicar ao assunto “finanças e investimentos” de maneira integral. Foi então que decidiu atuar profissionalmente no mercado financeiro.

Iniciou no mercado financeiro em 2009, em Vitória-ES, como agente autônomo de investimento, em um dos maiores escritórios de assessoria de investimento do país. Em 2012 tornou-se sócio da empresa e mudou-se para São Paulo-SP para abrir a primeira filial fora do ES. Em 2018 optou por se dedicar exclusivamente à educação, atividade que já vinha desenvolvendo em paralelo desde 2010, e vendeu sua participação na sociedade.

Experiências anteriores

Possui formação em Turismo (1998) pela Universidade de Vila Velha-ES e MBA em Gestão Empresarial (2001) pela Fundação Getúlio Vargas.

Sempre atuou em áreas relacionadas a gestão de equipes comerciais, gestão de processos, empreendedorismo e educação. Na parte educacional, atuou como professor, coordenador de curso técnico e ministrou treinamentos corporativos diversos.

Em 2003 foi coautor do Livro “Agências de turismo: Planejamento e Gestão” junto com seu ex-professor Mario Petrocchi de Oliveira (já falecido). O livro foi adotado por várias faculdades de turismo no Brasil.