*Este artigo foi produzido pela Juridoc com exclusividade para o Portal André Bona.
Um bom negócio se constrói aos poucos fazendo melhorias, planejando e operando mudanças. Mas, independente se você tem um, 10 ou 100 funcionários, essa transformação ocorre somente se existir organização.
Como pequeno empreendedor ou proprietário de uma grande empresa, a luta para se manter organizado e gerenciar bem o tempo é uma realidade de todos.
Certamente, que a palavra “organização” não tem o mesmo apreço por todos os empreendedores. Alguns gostam mais, outros menos. No entanto, organizar a empresa é essencial para manter operações comerciais bem-sucedidas e as finanças em dia, além de aumentar a produtividade e obter o máximo de colaboração de seus funcionários.
Então que tal organizar a empresa para o segundo semestre do ano?
Priorizar suas tarefas e planejar como serão os próximos seis meses permitirá que sua empresa avance de forma mais tranquila. Igualmente, você estará mais preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem.
Assim, para ajudar sua empresa a se organizar, priorizar e se maneira mais eficiente, reunimos 5 dicas para você começar já.
Confira!
1. Faça um levantamento das suas finanças
Você pode expandir seus negócios mais rapidamente mantendo seu padrão financeiro em ordem. Faça um levantamento de todos os seus números.
Inclua tudo, desde despesas, impostos e capital de giro. Ao conhecer seus números, preste atenção a itens como vendas números e margens de lucro.
Definir um orçamento básico, mas essencial, para os próximos seis meses também pode ajudar a projetar receita, gerenciar despesas e encerrar o ano sem surpresas desagradáveis. Não hesite em definir o quanto você pode gastar nos próximos seis meses. Revise seu plano de negócios e certifique-se está atingindo seus objetivos e metas.
É preciso deixar claro se você estiver lucrando ou se seu capital está sendo desperdiçado. Se você descobrir que o caminho que você definiu será difícil de cumprir, talvez seja necessário fazer cortes para garantir a lucratividade em seus negócios.
2. Organize seu ambiente de trabalho
Você sabia que 90% das pessoas do mundo todo estão insatisfeitas com seu ambiente de trabalho? Talvez você não precise fazer parte desta estatística tão desanimadora. Que tal fazer algumas melhorias na sua empresa?
Acabe com a desordem desnecessária, organize seus arquivos, seu computador. Um ambiente organizado pode ajudar sua empresa a funcionar sem problemas e reduzir o estresse no local de trabalho.
Busque pequenas ações que possam deixar seu ambiente mais alegre e, ao mesmo tempo, aumente o desempenho da sua equipe. Se você ainda não investiu em um software na nuvem para manter seus dados organizados e que possam gerar relatórios e facilitar o fluxo de trabalho, talvez seja o momento de pensar em alguma ferramenta que possa ajudá-lo.
Lembre-se que novos sistemas internos podem ajudá-lo a trabalhar de maneira mais econômica e entregar resultados mais rápidos aos seus clientes.
3. Planeje um treinamento para você e os seus funcionários
Se o seu orçamento permitir, pode valer a pena investir em treinamento para você e a sua equipe. Cada vez mais é importante manter-se informado e saber o que está acontecendo em seu setor.
Dar a seus funcionários ou a você mesmo melhores treinamento também economizará seu dinheiro e ajudará a colocar a sua empresa em ordem. Com o direcionamento e a motivação certa, toda a sua equipe pode se tornar mais produtiva e mais realizada.
4. Revise seus contratos com fornecedores
As empresas devem estar sempre monitorando e gerenciando gastos. Neste contexto, a revisão das operações da empresa deve ir ao encontro tanto de melhorias como de novas maneiras de economizar dinheiro.
E uma boa maneira de fazer isso é por meio de uma gestão de contratos mais eficaz, revisando os contratos com seus fornecedores. E não somente com o intuito de negociar novos preços ou melhores contratos, mas também fazer melhorias no que tange ao cumprimento de obrigações e pagamentos em dia.
Essa é uma questão importante, porque à medida que a sua empresa se organiza em relação aos fornecedores, o atendimento ao cliente também melhora.
5. Organize suas mídias sociais
Como você está lidando com as mídias sociais? Você gasta cada vez mais tempo e colhe cada vez menos resultados?
Você pode começar identificando contas nas quais sua empresa tenha uma forte presença e direcionar os seus esforços, ao invés de tentar marcar presença em todas sem consistência.
Responda algumas perguntas básicas para saber como proceder:
– Quais plataformas você está usando?
– Quais estão trazendo um maior retorno?
– Quais são os objetivos de cada rede?
– Você deveria continuar publicando em todas as mídias que tem utilizado até o momento?
Paralelo a isso, crie um calendário de planejamento de mídia social. E planeje conteúdos com antecedência para não perder horas e horas de seu tempo diariamente pensando onde e o que vai postar.
Por fim, quanto mais você conseguir organizar a empresa, mais fácil será operá-la no dia-a-dia.
E quanto mais tempo você tiver para se concentrar em atividades que podem aumentar seus lucros, mais gratificantes serão os próximos seis meses.
*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.