*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
A tecnologia tem mudado cada vez mais a forma de as empresas e pessoas se relacionarem e administrarem seus negócios e interesses financeiros. A boa notícia é que essa mudança é sempre para melhorar, automatizando controles e processos, assim como criando alternativas para melhorar a vida das pessoas.
No universo financeiro, empresas e pessoas físicas aguardavam ansiosamente por algo que sacudisse as formas de prestação de serviço do sistema financeiro. Algo, digamos, como o surgimento dos home brokers no início do século XXI.
Altas taxas e multiplicidade de tarifas eram apenas um dos aspectos de uma relação mais forçosa que espontânea. Se ninguém conseguia viver sem os bancos, o que nos restava era conviver com eles.
O surgimento das fintechs
Com o surgimento das fintechs – startups que oferecem serviços financeiros –nos últimos anos, essa relação do consumidor com as instituições financeiras têm mudado – obrigando os bancos a se desdobrarem para prestar mais serviços e cobrarem menores taxas.
Do banco totalmente digital sem taxas ou tarifas às soluções que permitem realizar diversos processos, como operações bancárias, gestão financeira, investimentos e transações financeiras por novos meios de pagamento, empresas e consumidores já podem vislumbrar um novo mundo, cada vez mais prático e ágil.
É bem provável, do ponto de vista das empresas, que o próximo passo seja a integração dessas novas ferramentas com as ERPs, ferramentas de automação e apoio à gestão empresarial, oferecendo modelos de gestão e automação cada vez mais completos.
Fintechs do Brasil para ficar de olho
E o brasileiro se beneficiado cada vez mais desta nova realidade no âmbito dos serviços financeiros. Por aqui, surgem dezenas de novas fintechs a cada ano – com a promessa de facilitar o dia a dia do consumidor pessoa física e pessoa jurídica.
Confira a seguir algumas das fintechs do Brasil que merecem a sua atenção e as startups que devem se destacar por aqui em 2019.
Hash
Um dos grandes desafios para as empresas tem sido a gestão das diversas formas de pagamento disponibilizadas pelo mercado. Disponibilizar aos clientes o maior número possível de opções de pagamento é quase que uma exigência para sobrevivência do negócio.
O que a Hash propõe com sua solução tecnológica é integrar as formas de pagamento e automatizar os processos, oferecendo uma visão 360º dos fluxos de pagamento. A solução oferecida pela Hash possibilita gerenciar as múltiplas maquininhas que habitam o caixa dos estabelecimentos comerciais.
Finanças 360º
Finanças 360º é uma solução desenvolvida para atender o setor de varejo. Permite o controle de toda a operação por meio de uma única plataforma, por meio da qual é possível fazer a gestão integrada de múltiplos canais.
O sistema oferece módulo de visualização do DRE customizado, com análise vertical e horizontal, por empresa ou centro de custo. Faz leitura do arquivo de vendas do ponto do PDV, faz conciliação bancária e de operações feitas com os diversos cartões.
Acesso
O cartão de crédito Acesso se assemelha a um cartão de crédito comum – você pode fazer com ele tudo que faz com um cartão comum. A diferença é que se trata de um cartão pré-pago.
Pode-se dizer que ele segue a lógica dos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia celular, cujos planos pré-pagos ganharam notoriedade já no final do século passado.
O grande diferencial da Acesso é entregar uma solução para clientes que, por alguma razão, não podem ter cartão de crédito. Essa solução dispensa ter conta em banco e não inclui processo de aprovação, com consulta ao Serasa.
O cliente simplesmente efetua o pagamento, recarrega o cartão e pode fazer compras até o limite contratado. As tarifas incluídas são: R$ 5,95 (taxa mensal de serviços) e R$ 2,50 (tarifa de recarga nas lojas parceiras).
Quanto
O Open Bank é uma tendência desde que a União Europeia regulamentou o tema e obrigou a que todas as instituições financeiras abrissem dados de clientes para compartilhamento. Com base nisso, surgiram as plataformas de integração, compartilhamento e gestão das operações financeiras, incluindo bancos, fintechs e usuários – como a Quanto.
A plataforma da Quanto conecta bancos, fintechs e usuários em uma única plataforma, e o cliente passa a controlar todas as suas contas através de um único Internet Banking – operando todas as suas contas por meio de um único cartão de débito.
A solução tecnológica se aplica também às empresas, tornando-se uma verdadeira ferramenta de apoio à gestão financeira.
Banco Inter
O Banco Inter já não é mais novidade, mas os números apresentados pela fintech financeira mostram que a digitalização dos serviços financeiros é irreversível. A instituição financeira teve crescimento de 38% no lucro líquido em 2018.
Seus serviços reproduzem o modelo dos bancos tradicionais, mas tudo é feito de maneira digital e sem taxas. Um modelo de serviços que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
Além do Banco Inter, podemos citar diversas outras plataformas – seja de fintechs do Brasil ou de instituições financeiras – que estão conquistando cada vez mais público no mercado brasileiro.
O Nubank e o BTG Pactual digital – plataforma digital do banco de investimentos BTG Pactual – são mais dois exemplos de digitalização de serviços financeiros – que deve se tornar ainda mais necessário em 2019 e nos próximos anos.
E você pode fazer parte disso. Comece agora mesmo a explorar as facilidades e a inovação que as fintechs do Brasil e os serviços digitais podem lhe oferecer! E seja bem vindo ao futuro!
*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.