*Este artigo foi produzido pela Juridoc com exclusividade para o Blog de Valor.
Mais cedo ou mais tarde, quase todos os pequenos empresários enfrentam a decisão de expandir os negócios para atender as potenciais oportunidades de crescimento. Mas sabemos que algumas das coisas mais importantes da vida não vêm com manuais de instruções, e ser empreendedor é uma delas.
A maioria dos empreendedores sabe que, para ter sucesso nos negócios, seja uma pequena ou grande empresa, é necessário ter um bom planejamento e ter estratégias para tornar a sua empresa mais lucrativa. Mas você está sentindo que a sua empresa não está fazendo o progresso em direção aos seus objetivos?
Se você quer que sua pequena empresa seja bem-sucedida, confira a seguir algumas sugestões de como fazer isso acontecer em qualquer setor e promover o crescimento da empresa de maneira saudável e sólida.
Vamos lá?
Passo 1: Prepare-se para crescer e seja apaixonado pela sua ideia, mas flexível
Com certeza, quando você abriu ou se está planejando abrir a sua empresa, escolheu uma ideia adaptada aos seus objetivos profissionais, pontos fortes, recursos e, claro, paixão pessoal. Mas todo empreendedor deve ter em mente que sua ideia inicial pode mudar, evoluir e tomar outros caminhos.
Por isso, se você ainda está na fase de planejamento, busque feedbacks, encontre pessoas que conheçam o mercado, o modelo de negócios e pesquise os concorrentes. Se a ideia já está no mercado, converse com os clientes e descubra o que pode ser melhorado.
Com certeza, muita coisa se aprende quando já se está trilhando o caminho. Por isso, se for necessário fazer mudanças no seu produto ou serviço, tenha flexibilidade.
Esteja pronto para mudar seu plano de negócios e sua estratégia de entrada no mercado. Em algum momento você precisará fazer ajustes, corrigir erros ou ainda aperfeiçoar o que você tem de melhor.
Quando você está aberto a oportunidades e tem flexibilidade para revisitar seus planos iniciais, atualizar suas estratégias- de marketing ou financeiras – você está pronto para pisar no acelerador e promover o crescimento empresarial de maneira muito mais assertiva.
Passo 2: Concentre-se no atendimento ao cliente
Pesquisas no mundo todo apontam que cerca de 80% dos consumidores cancelam ou não fazem uma compra em função do mau atendimento. Por isso, examine seu atendimento e faça as alterações necessárias para garantir que sua empresa forneça um atendimento superior ao de seus concorrentes.
Sem dúvidas, para aprimorar o atendimento é necessário, sobretudo,treinar equipes. Além disso, muitas vezes é importante reformular a sua política de entrega, devoluções e/ ou cancelamentos, entre outras ações básicas.
Outra forma de aprimorar o atendimento ao cliente é personalizar as suas vendascriando estratégias de crescimento de negócios baseadas em históricos de compras de clientes.
Portanto, um bom atendimento, combinado com vendas personalizadas e algum esforço de marketing pode ser a tríade perfeita para construir a fidelidade do seu cliente e ver a sua empresa crescer.
Passo 3: Torne a tecnologia a sua aliada
Outra questão a ser considerada quando se pretende promover o crescimento empresarial é o aumento dos deveres e responsabilidades de gerenciamento. Lidar com mais clientes, vendas, gestão de contratos e supervisionar colaboradores poderá ocupar grande parte do seu tempo e energia.
Por isso, se você não tornar a tecnologia uma aliada, pode estar se limitando a um possível crescimento.
Um negócio que adota bons e simples sistemas de gestão pode lidar com as demandas de expansão em vários níveis. Ter um CRM sólido ou um poderoso software de gestão de contratos pode ajudá-lo a se concentrar nas partes importantes do crescimento e expansão.
A dica é analisar suas operações atuais para ver quais aspectos são repetitivos e demorados e automatizar o máximo possível, para que você possa permanecer focado no crescimento.
Passo 4: Invista em um blog de conteúdo
Mais da metade dos profissionais de marketing afirmam que postagens em blogs são uma das atividades de marketing de entrada mais importante para a geração de leads.
Sem dúvidas, blogs podem direcionar tráfego para o seu site, converter esse tráfego em leads e estabelecer autoridade em seu setor. Todos esses elementos geram resultados de longo prazo para sua empresa.
Visto que mais de 80% dos compradores realizam pesquisas on-line, as boas postagens em um blog podem trazer muito valor ao seu negócio. Neste contexto, clientes potenciais encontrarão naturalmente seu site assim que seu blog tiver uma presença online estabelecida.
Essa é uma estratégia importante de marketing, principalmente porque uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas é construir uma imagem sólida e oferecer resultados reais.
Logo, ter um blog pode ajudar na construção da sua marca e fortalecer a confiança em seus clientes e investidores.
Passo 5: Encontre e mantenha os funcionários certos
Uma das coisas mais importante que você pode fazer pela sua empresa é atrair e reter os funcionários certos. Embora a contratação de colaboradores e o treinamento de funcionários possa ser um desafio, as empresas em geral para se tornarem bem-sucedidas dependem da contratação de pessoal de qualidade e da manutenção delas em longo-prazo.
É comprovado que funcionários felizes ajudam a construir a sua reputação no mercado,cultivam bons relacionamentos com clientes e ajudam a promover o crescimento empresarial – aumentando as chances de sucesso do seu negócio.
Por fim e não menos importante, confie em si mesmo. Pois este é o seu “pequeno grande negócio” e seu sonho. E, se você tem uma base sólida, você estará sempre preparado para atender aos seus objetivos de crescimento!
*Juridoc é uma plataforma de automação e gerenciamento de contratos e documentos que permite um processo eficiente, com redução de tempo e custos. O software simplifica todo o ciclo de vida do contrato, agiliza o fluxo de trabalho e aprimora a conformidade.