Ao buscar investimentos no mercado de imóveis, é comum que investidores priorizem as alternativas nacionais, como os fundos imobiliários (FIIs). Mas a bolsa de valores do Brasil, a B3, também permite acessar o setor imobiliário dos Estados Unidos por meio de um BDR de REIT.
Essa pode ser uma oportunidade com características positivas para diversificação e ampliação do potencial de resultados da sua carteira. Portanto, saber como ele funciona possibilita a você analisar o alinhamento com seu portfólio.
Quer aprender mais sobre o investimento? Neste artigo, você entenderá o que é um BDR de REIT, quais vantagens ele pode oferecer para sua carteira e como realizar o investimento.
Acompanhe a leitura!
O que é um BDR de REIT?
Para entender o que é um BDR de REIT, é oportuno que você conheça as características dos dois investimentos que ele une. Por isso, a seguir, você saberá como é o funcionamento de cada elemento da sigla.
Confira!
BDR
Os brazilian depositary receipts (BDRs) ou certificados de depósito de valores mobiliários são alternativas de investimento negociadas na B3 com lastro em um investimento internacional. Ou seja, eles possibilitam a exposição a mercados estrangeiros de maneira mais prática.
Os responsáveis pela emissão dos BDRs são as instituições depositárias. Elas acessam o mercado de capitais de outros países, fazem as movimentações, mantêm os investimentos sob custódia e disponibilizam os certificados com os devidos lastros.
Os primeiros BDRs disponíveis na bolsa brasileira eram lastreados apenas em ações. Assim, a partir deles os investidores brasileiros puderam começar a investir, de modo indireto, em grandes empresas globais, como Google, Amazon e Apple diretamente do mercado nacional.
Na sequência, tornou-se possível investir em BDRs com lastro em títulos de renda fixa (bonds) e cotas de exchange traded funds (ETFs), por exemplo. Logo, eles facilitam a dolarização do portfólio.
REIT
Já os real estate investment trusts (REITs) são organizações norte-americanas responsáveis por conduzir operações no mercado imobiliário local. Entre os serviços oferecidos estão a compra e venda de imóveis, aluguéis, hipotecas, entre outros.
Os REITs funcionam como empresas. Em vista disso, eles contam com a presença de executivos, diretores e demais profissionais administrativos. As ações desses negócios são negociadas nas bolsas de valores do país.
Para serem classificadas como REITs, as empresas precisam atender diversos critérios, como concentrar a maior parte do seu patrimônio em operações imobiliárias. Além disso, elas devem repassar o mínimo de 90% do lucro aos acionistas na forma de proventos, como dividendos.
Em um primeiro momento, é natural traçar um paralelo entre os REITs e os fundos imobiliários (FIIs) brasileiros. Entretanto, em vez de empresas, os FIIs são veículos coletivos e o acesso ao portfólio deles se dá pela compra de cotas.
Sendo assim, um BDR de REIT é um certificado disponível na B3 lastreado nas ações de um REIT norte-americano. A partir dele, os investidores brasileiros podem expor parte do seu patrimônio ao mercado imobiliário dos Estados Unidos.
Quais as vantagens desse investimento?
Como você viu, os BDRs de REITs são investimentos que o permitem acessar o mercado norte-americano de imóveis. Por isso, vale a pena saber quais são as vantagens que o investimento pode trazer para seu portfólio.
Confira!
Exposição a uma economia sólida
Em 2022 e já há muitos anos, os Estados Unidos ocupam o posto de principal economia do mundo. Na posição, o país assume um papel de forte influência tanto na política quanto no comércio internacional.
Ainda, a solidez deixa o país menos suscetível a crises e oscilações características de nações emergentes. Nesse sentido, os BDRs de REITs são uma oportunidade para acessar um segmento forte dessa economia. Logo, a exposição pode ser positiva para os seus resultados no mercado.
Dolarização dos investimentos
Além de acessar uma economia sólida, os BDRs de REITs colaboram para dolarizar o seu patrimônio. Afinal, a influência norte-americana no comércio internacional dá força para o dólar, sua moeda corrente.
Assim, fazer investimentos ligados ao dólar costuma ser vantajoso para o seu portfólio. Isso acontece porque costuma existir uma correlação negativa entre a moeda e a bolsa brasileira. Isto é, quando há baixas no dólar, é comum que a bolsa brasileira se valorize.
Recebimento de dividendos
Chegando até aqui, você já entendeu que os REITs são empresas que fazem operações no mercado imobiliário dos EUA e podem repassar dividendos aos seus acionistas. Em vista disso, muitos investidores norte-americanos fazem uso deles em estratégias com foco em renda passiva.
A oportunidade também existe para investidores de BDRs de REITs. Nesse caso, as instituições depositárias responsáveis pelos certificados receberão o capital e farão a distribuição para os donos dos BDRs.
Entretanto, diferentemente do que acontece no mercado brasileiro, os dividendos são taxados nos Estados Unidos. Logo, seus recebimentos virão com os devidos descontos.
Diversificação da carteira
Em complemento às vantagens que você já viu, os BDRs de REITs também podem ser positivos para diversificar sua carteira de investimentos. Afinal, eles estão atrelados a outra economia.
Desse modo, caso ocorram crises ou instabilidades internas no Brasil, essa parcela do seu capital pode ser não diretamente afetada. Ademais, os certificados podem ser úteis para estratégias de hedge financeiro — equilibrando os riscos.
Como investir em BDRs de REITs?
Para investir em BDRs de REITs, caso você acredite que eles façam sentido para a sua carteira, o primeiro passo deve ser alinhar o investimento ao seu perfil de investidor e seus objetivos. Por se tratar de um investimento de renda variável, eles podem ser mais adequados para investidores moderados e arrojados com foco no longo prazo.
Após avaliar se há coerência com o seu planejamento, você deve verificar o REIT no qual o BDR está lastreado. Estudar o tipo de operação que ele realiza no mercado norte-americano e conhecer seu histórico de resultados contribui para fazer escolhas mais consistentes.
Por fim, para investir nos certificados, você precisa acessar sua conta em um banco de investimentos. No home broker, faça a busca pelo ticker, analise a cotação do ativo e emita a ordem de compra.
Ao longo deste artigo, você entendeu o que é um BDR de REIT e quais as vantagens ele pode oferecer para investidores no mercado financeiro. Portanto, aproveite a oportunidade para analisar se eles podem ser adições benéficas para seu portfólio.
Quer controlar melhor suas finanças para fazer investimentos mais estratégicos? Saiba como estruturar seu orçamento pessoal!