Dívida Líquida / EBITDA
O que é a Dívida Líquida / EBITDA? Para que serve?
O índice Dívida Líquida sobre o EBITDA (Lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização) é uma medida de alavancagem ou índice de endividamento de uma empresa. Ela dá ao investidor a noção de quanto tempo levaria (anos) para uma empresa pagar a sua dívida, caso a Dívida Líquida e o EBITDA se mantenha constantes. E também, indica o grau de endividamento da companhia, sendo quanto menor o múltiplo, mais saudável e sustentável se encontra a relação da dívida com o EBITDA. Caso não saiba o que é o EBITDA, sugiro acessar o link em que escrevo sobre: “O que é o EBITDA?”
COMO CALCULAR
O cálculo desse índice é bem tranquilo e de fácil acesso. Essas informações podem ser retiradas dos resultados trimestrais da companhia que você queira analisar. E para se calcular, basta pegar a Dívida Líquida e dividir pelo EBITDA (12 meses) da empresa. Fica até engraçado de montar a equação, pois a mesma é muito simples, é simplesmente uma divisão.
Dívida Líquida / EBITDA = Múltiplo do endividamento.
Lembrando que o resultado é expresso em “vezes”, ou seja, caso o resultado seja 5, ficará 5x e etc.
ENTENDENDO A DÍVIDA LÍQUIDA / EBITDA
Por ser uma métrica muito famosa entre os analistas, esse indicador se torna uma ferramenta muito importante para o investidor. Primeiro para entender melhor o porquê de utilizarmos o indicador EBITDA como denominador. É pelo simples motivo de que ele serve como uma “proxy” da geração de caixa de uma companhia, que na verdade é o montante gerado pela empresa que pode ser utilizado no pagamento das dívidas, por isso “Lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização”.
Índices de Dívida Líquida / EBITDA que estejam em 4x ou 5x, são considerados muito alto e um sinal de alarme para o investidor e até mesmo para a empresa. Porque isso indica que é menos provável que ela seja capaz de honrar com suas obrigações, o que pode levar a companhia a ter dificuldades de crescimento. Já um índice entre 1x a 2x, já é considerado um nível mais saudável, até mesmo no máximo 3,5x.
A relação entre Dívida Líquida e EBITDA, devem sempre ser usadas como comparativos de mesmas empresas num mesmo setor, ou seja, caso esteja analisando uma empresa de varejo, procure comparar esse indicador com outras empresas do mesmo setor de varejo e por assim adiante. Vale lembrar que, é sempre bom entender como a dívida é formada (a sua composição), entender se nenhum juro está sendo cobrado de maneira elevada, ou até mesmo como é o custo dessa dívida para a companhia, se está exposta a outra moeda ou não.
Por fim, é sempre bom usar outros indicadores ao fazer a sua análise sobre determina companhia. Existem vários já no Buggpedia e toda semana será postado novos indicadores para ajudar o investidor na tomada de decisão.
Espero ter ajudado!
Breno Bonani
Twitter: @Breno_Bonani Instagram: @bonani_
Saiba mais sobre indicadores importantes do mercado no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves. Clique aqui e confira.
2 Comentários
E quando o ebitda for negativo?
Nunca saberemos.