Bull Market
O que é um Bull Market? Qual sua importância?
O termo “Bull Market”, pode ser traduzido do inglês como “Mercado de Touro”. É uma terminologia muito usada quando mercados estão em condições de alta ou espera-se que entre em tendência de alta. O termo mercado “altista” muito usado também no mercado de ações, mas pode ser aplicado em outros mercados como o de títulos, imóveis, moedas ou commodities. Como o mercado é desordenado, e um dia sobe, outro dia cai e por aí vai. O termo “Bull Market” é usado quando a período mais longos de alta, nos quase grande parte dos preços estão subindo mais do que caindo. Além disso muitos usam o adjetivo “Bullish” que virou um neologismo, para falar quando os investidores estão vendo o mercado com viés de alta.
HISTÓRIA
Existem algumas teorias de como surgiu o termo “Bull” para mercados financeiros. O que teve maior aceitação e que ficou mais conhecido, foi o do professor de Harvard Richard S. Tedlow. Segundo ele, a expressão reflete a forma como os animais atacam suas presas. O movimento de chifrada do touro, é um movimento que vem de baixo para cima, fazendo uma alusão aos gráficos de alta.
Curiosidade sobre o “Charging Bull”, a estatua do touro de Manhattan, Nova York. Ele é uma escultura de bronze e pesa 3,5 toneladas. É uma das maiores atrações turísticas da ilha de Manhattan. Foi idealizado pelo artista Arturo de Modica em dezembro de 1989. Embora, tenha sido inspirada no crash de 1987, quando a bolsa de Nova York (NYSE) presenciou uma queda de 22% em um único dia.
ENTENDENDO O BULL MARKET
Os mercados de alta, são caracterizados pelo otimismo e confiança dos investidores, além da expectativa de resultados mais fortes no futuro. Esse período de alta de pode durar meses e até anos. O investidor deve entender que é muito difícil prever quando as tendências de mercados vão mudar, por isso, é aconselhável que o mesmo sempre esteja fazendo parte, mesmo que com pouca parte do seu capital.
Como não é possível prever com certeza quando um mercado está entrando em um “Bull Market”. Muitos especialistas só reconhecem esse fenômeno depois que ele acontece. Assim foi durante 2003 até 2007, o S&P 500 (principal índice de ações dos EUA) nesse período entregou 87,4% de retorno (em 4 anos). No Brasil também, nesse mesmo período o Ibovespa entregou 466,2% de retorno (em 4 anos).
Só para ficar bem claro de como mercados altistas são generosos para aqueles que tem visão de longo prazo. Após crise de 2008, de 2009 até a data que esse artigo está sendo publicado, o S&P 500 já se valorizou em 276,03%. Quem permaneceu comprado, ou foi comprando boas empresas com uma boa margem de segurança, aproveito muito bem esse momento de alta.
Há alguns fatores que podem indicar um mercado de alta, como já disse anteriormente não são definitivos e nem são absolutos de que vão acontecer mesmo. Mas dão uma ideia de como a economia está melhorando, o que ajuda a criar momentos altistas nos mercados. Alguns fatores são, crescimento do PIB, taxa de juros mais baixas, queda do desemprego que muitas vezes começam a coincidir com empresas apresentando mais lucros, confiança da indústria e do varejo aumentando (o que coincidirá também com uma confiança maior por parte dos investidores), além disso mercados com otimismo tendem a apresentar mais IPO’s (Ofertas Públicas Iniciais).
Conclusão, o “Bull Market” é uma expressão muito usada quando mercados estão com bastante otimismo e os preços das ações, ou títulos, imóveis, moedas ou commodities estão subindo. Esses períodos tende a favorecer muitos aqueles que fazem boas escolhas na hora de investir e são pacientes.
Espero ter ajudado!
Breno Bonani
Saiba mais sobre indicadores importantes do mercado no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves. Clique aqui e confira.