CARTEIRA
CARTEIRA WILL – Semana de 02/04/2018, por William Castro Alves
Mais um mês que se inicia. Vamos lá já comentei com vocês aqui minha intenção de dar uma mudada na minha alocação correto? Então a ideia é que sou novo, trabalho e tenho tempo suficiente para fazer poupança para a aposentadoria com parcimônia e dedicação.
Tenho capacidade e habilidade de correr riscos. São 2 conceitos:
- 1. Capacidade: não quer dizer que sou melhor … não é isso! É simplesmente o fato de que tenho tempo de trabalho para acumular mais recursos e não dependo dessa grana agora. Pensa na minha vózinha querida…ela tem 85 e é viúva…não pode trabalhar e depende do dinheiro acumulado para viver…ela não tem capacidade alguma de correr riscos porque senão falta grana pra comprar o remédio no fim do mês…simples assim!
- 2. Habilidade: isso sim tem a ver com a minha pre-disposição a correr riscos. É o suitability…aquilo que tem a ver com meu perfil…tipo se minhas ações caírem 10% amanha eu vou ficar bem triste, mas sei lidar com isso…já vi várias vezes acontecer. Mas tem gente que não tem estômago para essa montanha russa, ou seja, não tem essa habilidade.
Posto isso, minha alocação alvo será simples com 75% alocado em ações (diretamente ou através dos clubes Valor Gestora de Recursos); 15% em Multimercados de gestores que conheço e confio e 10% de dinheiro de fácil acesso e elevada liquidez, afinal a gente nunca sabe o dia de amanhã.
Mas atualmente a foto está assim, sem grandes mudanças…basicamente da semana passada para essa, a única mudança foi o aumento em ações que comento lá embaixo…em linha com o que vinha falando aqui de aproveitar as quedas.
FUNDOS
Desempenho dos fundos não foi lá essas coisas esse mês. Nas minhas contas o Adam foi negativo em ~0,5%, o Garde foi +0,4% e o Gripen +0,6% em linha com CDI….a carteira de fundos rendeu pouco mais de 50% do CDI.
É pouco eu sei. Mas os caras não vão acertar sempre e no ano os 3 fundos vão bem.
Ainda assim já solicitei…[…]
Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.