CARTEIRA WILL – Semana de 25/06/2018, por William Castro Alves
CARTEIRA
Semana passada comentei que vendi umas ações por questões tributárias. Explico: estou com um prejuízo acumulado em CARD3 de ~35%; a isenção de IR para ações se dá em vendas de até R$ 20.000,00 por mês; como executei vendas num valor superior a isso tenho que pagar IR sobre ações que tive lucro; como forma de compensar isso vendi ações com prejuízo gerando um valor de IR a compensar dado o prejuízo realizado nessa posição…simples assim.
Em termos de composição total da carteira, apenas comprei mais ações aproveitando as quedas e com isso reduzindo meu caixa.
FUNDOS
Nada de muito novo aqui…aumento marginal do Fundo de Liquidez Max RF porque apliquei alguns recursos. Importante buscar essa disciplina de aplicações mensais…então o faço nesse fundo para ir acumulando e posteriormente colocar em ações.
AÇÕES
O que fiz a semana que passou? Aproveitei a liquidação nos bancos e comprei mais BBAS3 e BRSR6.
Sim tenho receio com relação aos riscos da nossa economia andar menos do que esperamos ou gostaríamos…sim tenho receio quanto a eleição…sim tenho receio quanto ao controle estatal desses bancos que aumentei posição…sim eles não são os melhores bancos da bolsa..
Mas sem risco e sem certezas não há prêmio! Existe uma coisa no mercado chamado prêmio de risco, ou seja, o mercado premia quem corre o risco….se tudo der certo essas ações vão voltar a se valorizar e me render bons ganhos…e com uma inflexão que tende a ser ainda maior que empresas “menos arriscadas”…. justamente porque a probabilidade de que tudo dê certo seja pequena e porque em não dando tudo certo, essas são empresas com governança duvidosa, que não são as melhores em termos operacionais, etc.
Aproveitei a queda de segunda passada e comprei mais…[…]
Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.