Construir um negócio é uma tarefa difícil. É por isso que todo o esforço de um empreendedor iniciante deve focar em elaborar um plano de negócio, organizar a empresa, recrutar funcionários qualificados, aquisições e muitas outras coisas, como criar um logo.
Contudo, o design gráfico é quase a última coisa que o empreendedor lembra. E ao planejar um orçamento, ele nem sempre leva em conta este custo.
Por quê? Porque muitos acreditam que com um computador e os programas certos, podem lidar com isso por conta própria. Não será nada complicado! Especialmente, depois de descobrir o custo do trabalho de profissionais. Porém, essa é uma abordagem fundamentalmente errada.
Vamos ver por que o logo é importante para a empresa?
O que é um logo e por que ele é necessário?
O logo faz parte da identidade corporativa. É um símbolo ou emblema gráfico usado para identificar um produto, serviço ou mercadoria. Deve refletir a atividade do negócio e enfatizar como a empresa se diferencia de seus concorrentes.
Aqui estão algumas das principais razões pelas quais um logotipo é importante para o seu negócio:
- Aumentar a conscientização da empresa entre os consumidores. Inúmeros estudos amparam a teoria de que as pessoas são mais receptivas às imagens do que aos textos, inscrições e slogans. Depois de investir na criação de um logo de qualidade, você ajudará os clientes a entender o ramo da sua empresa e eles lembrarão de você.
- Aumentar a eficácia da estratégia de marketing. O logo é como a cereja no topo do bolo. Reflete a essência da empresa, formando a imagem dela na mente dos consumidores. No final, o símbolo ou emblema gráfico contribui para o sucesso do negócio, se for de alta qualidade e estiver adequadamente posicionado.
- A oportunidade de se destacar dos concorrentes. Sem ter um logo, você não pode competir no seu nicho. Afinal, como o famoso ditado diz: “Sempre se vista para o sucesso”. Portanto, você será reconhecido pelo símbolo gráfico que representa a sua empresa.
- Aumentar a lealdade do cliente. Se o logo for certeiro e fácil de lembrar, toda pessoa que o visualizar terá emoções positivas e associações agradáveis. Ele aumentará a confiança e a lealdade dos consumidores em relação à sua empresa, produto e serviço.
- Confirmação de propriedade. Logotipo da empresa = assinatura de uma pessoa. Em outras palavras, o símbolo nos seus produtos ou mercadorias é a prova de que você é o fabricante.
Descobrimos por que o logo é tão importante para a empresa.
Agora, a principal questão é: em que estágio do seu negócio você deve criá-lo? Você deve criá-lo no primeiro estágio, porque ele faz parte da marca. Com a ajuda dele, você poderá ganhar rapidamente a fidelidade do cliente, declarar-se um fabricante sério ou um fornecedor de determinados serviços. Ao investir no design gráfico, você dará uma enorme contribuição para o futuro bem-sucedido da sua empresa.
Maneiras de criar um logo
Existem vários tipos de logo: simbólico, textual, combinado, emblemas, textual e digital. Eles também podem ter diferentes formas e estilos. O principal é garantir que os três critérios principais sejam atendidos – simplicidade, notabilidade, escalabilidade (deve ser igualmente eficaz em qualquer meio: produtos, cartões de visita, documentos comerciais e folhetos, grandes ou pequenos).
Os tipos de fonte e cor são elementos importantes que devem ser considerados ao criar um logotipo. Esses parâmetros afetam os estados psicológicos e emocionais de uma pessoa. Portanto, é importante escolher com sabedoria, pois, caso contrário, você corre o risco de evocar emoções e sentimentos negativos em clientes em potencial.
Existem várias maneiras de criar um logo. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
4 Formas de se criar um logotipo
- Criar por conta própria usando programas de edição gráfica. Não é o caminho mais fácil, pois requer certas habilidades de trabalho com editores gráficos, conhecimento da psicologia das cores, etc. Se você não possui essas habilidades, o risco de acabar com um logotipo ruim aumentará significativamente. No entanto, também existem vantagens neste método: controle total do processo, custo mínimo.
- Contratar um designer ou estúdio de design. É caro. No entanto, na maioria dos casos, o resultado será muito bom. Aqui existem também “armadilhas” – apesar da grande variedade de profissionais e estúdios, é difícil encontrar pessoas talentosas e habilidosas. Além disso, são tarefas de longo prazo e exigem a necessidade de elaborar um briefing detalhado do trabalho
- Ofertas. Para fazer isso, você precisa se cadastrar em um site de crowdsourcing, como o Freelancehunt ou Weblancer. Vantagens: oportunidade de escolher entre várias opções, as tarefas são feitas no prazo e você recebe um logo de qualidade. Desvantagens: se você não gostar de nenhuma das opções, mesmo assim terá que pagar; perda de tempo devido aos aprimoramentos e comunicação com os artistas; necessidade de elaborar um briefing detalhado do trabalho
- Usar um gerador online. Por exemplo, o criador inteligente de logotipo do Logaster. As vantagens desse método são a facilidade de trabalhar com o serviço e a capacidade de controlar o processo de criação. A única desvantagem é que você ainda não pode baixar a sua fonte ou ícone.
Conclusão
Depois de entender o que é um logo e por que ele é importante, você terá dado um grande passo no caminho espinhoso do desenvolvimento de um negócio.
No entanto, não há receita de bolo para criar esse elemento de identidade corporativa. Mas sim recomendações, pesquisas e estatísticas e serviços que ajudarão você a criar um logo de qualidade com um orçamento baixo.
Não perca a chance de atrair o público e se destacar dos concorrentes criando uma marca elegante, bonita, interessante e positiva.
*Este artigo foi produzido pelo Logaster com exclusividade para o Portal André Bona.