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Início » Como ganhar seguidores no Instagram da sua empresa?
Marketing e Vendas

Como ganhar seguidores no Instagram da sua empresa?

Equipe ABContentBy Equipe ABContent10 de julho de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
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4 minutes

Grande parte das empresas já entende a importância da presença nas redes sociais, pensando tanto em fortalecer a reputação online quanto em atrair novos clientes. Mas você sabe como ganhar seguidores no Instagram?

Apesar de uma grande quantidade de seguidores nem sempre se traduzir em mais negócios, essa é uma importante métrica de autoridade. Afinal, quando um usuário vê que muitas pessoas seguem a conta do seu empreendimento, ele pode considerar que você tem mais credibilidade no mercado. 

Saiba que aumentar o número de seguidores nem sempre é uma tarefa fácil, mas há boas práticas capazes de contribuir para esse objetivo. Descubra como ganhar mais seguidores no Instagram!

Seja ativo nas redes sociais

Ter um perfil ativo é essencial para que sua empresa consiga atrair mais seguidores. No entanto, tenha em mente que não é necessário publicar múltiplos posts e stories todos os dias.

A ideia é apenas que o perfil seja atualizado consistentemente, com postagens de valor e interações regulares. Essa é uma boa prática porque o algoritmo do Instagram pode entender que o perfil é relevante e aumentar sua visibilidade — tanto para atuais seguidores quanto para novos usuários.

Portanto, pense em publicar no feed do Instagram com frequência, podendo ser semanal. A quantidade depende da capacidade de produção do seu time. Por exemplo, se houver conteúdo e profissionais que conseguem gerar posts diários, esse pode ser um caminho interessante.

Os stories também devem ser atualizados periodicamente. Os conteúdos podem ser relacionados à rotina da empresa ou às tendências de mercado. Um exemplo é uma assessoria de investimentos que publica dados diariamente — como uma morning call ou um fechamento de mercado.

Ser ativo ainda significa interagir com os usuários. Se houver comentários nas publicações ou uma mensagem direta, procure responder rapidamente quando for possível.

Porém, não pense apenas no volume das publicações. Elas precisam conversar com o estilo da sua marca e o perfil dos seguidores que você quer atrair. Caso contrário, você pode ganhar mais seguidores — mas com menor potencial de conversão. 

Trabalhe com influenciadores

Os influenciadores digitais se tornaram um dos pilares de funcionamento das redes sociais. Nesse sentido, trabalhar com perfis que tenham alinhamento ao seu público-alvo é útil para buscar atingir mais seguidores.

O motivo é que influenciadores costumam ser uma base fiel e engajada de seguidores — além de terem muito alcance em cada publicação. Logo, se eles divulgarem o perfil da sua empresa, é possível atrair mais visitantes. 

Normalmente, os usuários confiam nos conteúdos dos influenciadores que eles seguem. Consequentemente, uma recomendação por parte dessas figuras costuma ser vista com mais confiança por esses seguidores. 

Para começar, identifique os influenciadores relevantes para seu nicho. Não considere somente o número total de seguidores, mas também o engajamento do perfil. Há diversos microinfluenciadores que podem ser mais acessíveis e gerar melhor retorno de investimento. 

Invista em storytelling

O storytelling no Instagram é a estratégia de publicar histórias e criar narrativas envolventes nas redes sociais. O objetivo é que cada postagem tenha o potencial de capturar a atenção dos usuários e gerar conexões. 

É a partir do storytelling que as marcas se humanizam, aproximando-se dos seguidores. Desse modo, eles podem se identificar com as histórias compartilhadas e se tornar uma audiência fiel — e um potencial cliente. 

Para tanto, mostre como seus produtos ou serviços impactaram positivamente a vida de seus clientes. Depoimentos autênticos ajudam a construir confiança e geram identificação com o público. Compartilhar os bastidores nos stories ou nos reels também é uma opção nessa abordagem.

No entanto, seja autêntico durante o storytelling. Se os usuários perceberem que as histórias são falsas ou não representam os valores da marca, eles tendem a se afastar — além de isso ser um risco para a reputação da empresa. 

Explore os diferentes formatos de conteúdo

O Instagram frequentemente adiciona novas funcionalidades para os usuários. Dessa maneira, vale a pena pensar em explorá-las pensando em ganhar mais seguidores. 

Assim, publique lives, carrosséis no feed, reels, stories, vídeos mais longos, posts estáticos etc. Cada formato tem suas próprias características e todos podem ser positivos para aumentar o alcance das suas postagens. 

Entretanto, tenha uma estratégia para cada um e acompanhe as métricas regularmente. Se você identificar que um desses canais não gera retornos ou demanda muito da equipe, costuma ser mais estratégico priorizar os outros. 

Acompanhe as tendências

Há novas tendências surgindo constantemente nas redes sociais. Os exemplos incluem memes virais, áudios que os usuários compartilham, temas em alta no mercado ou hashtags em crescimento. Estar atualizado sobre elas é relevante para aproveitar as tendências buscando ganhar mais seguidores. 

Por exemplo, se muitos usuários compartilham um áudio nos reels, o Instagram pode aumentar o alcance da sua publicação ao usá-lo também. Utilizar hashtags em alta no seu nicho é mais uma estratégia válida.

Impulsione publicações

Crescer organicamente é um processo de longo prazo, que demanda consistência. Para marcas que visam retornos mais rápidos, associar a estratégia ao investimento em tráfego pago é um dos principais caminhos a considerar.

Ao pagar ao Instagram, o algoritmo entrega publicações para outros usuários conforme a segmentação da sua campanha. Assim, você tem a chance de aumentar o número de seguidores. 

Publique conteúdo de qualidade

Por fim, priorize a publicação de conteúdos de qualidade. Como você viu, apesar de o volume ser importante para tentar manter o perfil relevante, é a relevância das suas publicações que gera interesse dos seguidores e pode melhorar sua reputação online. 

Portanto, pense em conteúdos ricos, que agreguem valor para sua audiência. Materiais de qualidade tendem a gerar maior engajamento — que o Instagram considera como um dos fatores principais para classificar o post no feed dos usuários e na aba Explorar.

Além disso, conteúdos bem produzidos demonstram a autoridade da marca e transmitem mais profissionalismo. Publicando com consistência, fica mais fácil construir uma boa reputação, com potencial de se tornar uma vantagem competitiva no mercado. 

Mas tenha em mente que mesmo conteúdos estratégicos podem não gerar um crescimento acelerado sozinhos. Para ampliar o alcance e conquistar novos seguidores, considere combinar essa produção com outras estratégias, como os anúncios pagos.

Se sua equipe não tem tempo ou recursos para criar materiais estratégicos e bem estruturados, contar com um suporte especializado pode ser um diferencial. A ABContent é uma empresa focada na produção de conteúdo digital.

Ela oferece desde a criação de textos otimizados para redes sociais até estratégias completas de marketing de conteúdo. Com seu suporte, você garante postagens alinhadas ao seu público e ao posicionamento da sua marca.

Nesta leitura, você entendeu como ganhar seguidores no Instagram de sua empresa e porque essas estratégias são importantes. Agora, vale a pena começar a aplicá-las para construir sua autoridade online.

Quer transformar sua marca em referência no mercado com conteúdos ricos? Conheça os serviços da ABContent!

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ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializado em finanças e investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Cuidamos do seu conteúdo para você cuidar melhor do seu negócio! Visite o site: https://blog.abcontent.com.br

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