Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
Últimos artigos

Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?

15 de maio de 2025

Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!

13 de maio de 2025

Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!

8 de maio de 2025

Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?

6 de maio de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Comunicação com o cliente: dicas essenciais para aplicar no dia a dia
Negócios & Tecnologia

Comunicação com o cliente: dicas essenciais para aplicar no dia a dia

Autor ConvidadoBy Autor Convidado27 de setembro de 2018Updated:27 de setembro de 2018Nenhum comentário4 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
3 minutes

*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Os clientes são a razão da existência de qualquer negócio: sem eles não há como sobreviver no meio empresarial. Se houver falhas de comunicação, provavelmente o gestor e a equipe não conseguirão atender às necessidades do consumidor durante sua jornada de compra.

Muitas empresas estão investindo em estratégias de marketing não apenas para divulgar produtos ou serviços e gerar autoridade em seus campos de atuação, mas também para garantir a aproximação com o público.

Investir em canais de comunicação e em outras estratégias pode fazer toda a diferença nos rendimentos da empresa. Neste artigo abordamos algumas dicas essenciais para você aplicar e melhorar a comunicação com o cliente.

Ouça o que o cliente tem a dizer

Sejam críticas, sugestões ou elogios. Você provavelmente já deve ter ouvido a frase “o cliente tem sempre razão”, não é? Se o consumidor está insatisfeito com o atendimento ou com algum produto ou serviço, é porque algo o desagradou.

Profissionais e empresas de sucesso crescem ouvindo as críticas e melhorando aquilo que ainda apresenta falhas. Então ouça o que o cliente tem a dizer e faça algo sobre isso!

Como um setor da empresa afeta o outro (o setor que cuida da imagem da empresa pode afetar diretamente a área de vendas, por exemplo), os integre para ter a certeza de que toda a equipe está recebendo a mesma mensagem.

Invista na tecnologia

Já ouviu falar no marketing de Influência? Por meio de influenciadores digitais é possível obter resultados incríveis! Além disso, utilizar um software de comunicação corporativa e uma ferramenta para divulgação de notícias online garante um destaque para empresa, que aos poucos vai gerando autoridade em meio aos clientes até virar referência no mercado. E é isso que queremos, não é?

Além das soluções acima, considere utilizar uma plataforma de TV corporativa para criar uma programação personalizada e atrair ainda mais visibilidade. Um software de gestão de relacionamento com o cliente — ou software de CRM — também pode ser muito útil para a sua estratégia de comunicação, pois por meio dele é possível:

  • acompanhar as interações com todos os clientes;
  • ter o controle de nomes, e-mails e telefones;
  • saber quais prospects se encontram mais engajados;
  • saber quais serviços ou produtos já foram oferecidos etc.

Criar um blog e começar a investir em marketing de conteúdo também faz parte de uma estratégia eficiente de comunicação com os consumidores.

Otimização dos processos internos

É comum pensarmos que a qualidade na comunicação só envolve o contato com o cliente. A verdade é que se os processos internos forem desorganizados, não há tecnologia ou estratégia que consiga melhorar a imagem da empresa.

Se há a falha frequente por exemplo, é provável que o cliente opte pela concorrência na próxima compra, não é? A otimização dos processos internos melhora as áreas operacional, administrativa e comercial.

Algumas empresas utilizam um sistema de gestão empresarial para ajudar a garantir um gerenciamento e troca de informações  eficientes de todos os setores, facilitando o trabalho da equipe e melhorar a comunicação interna e externa.

Crie um plano de ação completo

Não pense que a tecnologia, estratégias de marketing ou softwares eficientes resolverão toda a questão. Observe algumas dicas para levar em consideração durante a criação de um plano de ação completo e garantir a sintonia com o cliente, entendendo as suas necessidades:

  • treine adequadamente a equipe para que os colaboradores se mostrem seguros e positivos durante a conversa;
  • demonstre profissionalismo com o vocabulário, mas também use uma linguagem próxima do consumidor;
  • seja objetivo na comunicação, mas saiba também ouvir os clientes;
  • faça pesquisas de opinião regularmente para saber o nível de satisfação do seu público;
  • invista na criação de uma central de atendimento;
  • mantenha o contato periódico por meio de ligações ou e-mails.

Enfim, neste artigo vimos algumas dicas essenciais para você aplicar e melhorar cada vez mais a comunicação com o cliente. Há maneiras diretas e indiretas de atingir esse objetivo: estratégias de marketing, otimização dos processos internos, adoção de determinada postura ao entrar em contato com o consumidor etc.

Escolha as que mais se adequam à sua empresa e conquiste mais espaço no mercado por meio da confiança dos clientes!

Gostou das dicas? Nos conte aqui nos comentários quais práticas você utiliza no seu negócio para melhorar a comunicação com o seu cliente.

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

atendimento atendimento ao cliente canais de comunicação confiança dos clientes empreend estratégias de atendimento estratégias de marketing
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Related Posts

Quais são as 7 marcas mais valiosas do Brasil? Descubra!

4 de março de 2025

O que é a inovação disruptiva no mercado empresarial? Descubra!

31 de dezembro de 2024

Negócios lucrativos: 7 áreas para começar a empreender

19 de dezembro de 2024

Megatendências: o que são e como podem impactar os negócios?

21 de novembro de 2024
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?
  • Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!
  • Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!
  • Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?
  • Como declarar Imposto de Renda para Pessoa Jurídica? Passo a passo!
  • Rolling Forecast: como funciona essa metodologia de gestão orçamentária?
  • Por que uma boa gestão orçamentária é essencial para o sucesso da sua empresa?
  • 7 Erros comuns na gestão de finanças corporativas
  • Saiba o que é pipeline de vendas e as vantagens para sua empresa!
  • Selo GPTW: como se tornar uma empresa Great Place to Work?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Fale conosco agora!