*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
Os clientes são a razão da existência de qualquer negócio: sem eles não há como sobreviver no meio empresarial. Se houver falhas de comunicação, provavelmente o gestor e a equipe não conseguirão atender às necessidades do consumidor durante sua jornada de compra.
Muitas empresas estão investindo em estratégias de marketing não apenas para divulgar produtos ou serviços e gerar autoridade em seus campos de atuação, mas também para garantir a aproximação com o público.
Investir em canais de comunicação e em outras estratégias pode fazer toda a diferença nos rendimentos da empresa. Neste artigo abordamos algumas dicas essenciais para você aplicar e melhorar a comunicação com o cliente.
Ouça o que o cliente tem a dizer
Sejam críticas, sugestões ou elogios. Você provavelmente já deve ter ouvido a frase “o cliente tem sempre razão”, não é? Se o consumidor está insatisfeito com o atendimento ou com algum produto ou serviço, é porque algo o desagradou.
Profissionais e empresas de sucesso crescem ouvindo as críticas e melhorando aquilo que ainda apresenta falhas. Então ouça o que o cliente tem a dizer e faça algo sobre isso!
Como um setor da empresa afeta o outro (o setor que cuida da imagem da empresa pode afetar diretamente a área de vendas, por exemplo), os integre para ter a certeza de que toda a equipe está recebendo a mesma mensagem.
Invista na tecnologia
Já ouviu falar no marketing de Influência? Por meio de influenciadores digitais é possível obter resultados incríveis! Além disso, utilizar um software de comunicação corporativa e uma ferramenta para divulgação de notícias online garante um destaque para empresa, que aos poucos vai gerando autoridade em meio aos clientes até virar referência no mercado. E é isso que queremos, não é?
Além das soluções acima, considere utilizar uma plataforma de TV corporativa para criar uma programação personalizada e atrair ainda mais visibilidade. Um software de gestão de relacionamento com o cliente — ou software de CRM — também pode ser muito útil para a sua estratégia de comunicação, pois por meio dele é possível:
- acompanhar as interações com todos os clientes;
- ter o controle de nomes, e-mails e telefones;
- saber quais prospects se encontram mais engajados;
- saber quais serviços ou produtos já foram oferecidos etc.
Criar um blog e começar a investir em marketing de conteúdo também faz parte de uma estratégia eficiente de comunicação com os consumidores.
Otimização dos processos internos
É comum pensarmos que a qualidade na comunicação só envolve o contato com o cliente. A verdade é que se os processos internos forem desorganizados, não há tecnologia ou estratégia que consiga melhorar a imagem da empresa.
Se há a falha frequente por exemplo, é provável que o cliente opte pela concorrência na próxima compra, não é? A otimização dos processos internos melhora as áreas operacional, administrativa e comercial.
Algumas empresas utilizam um sistema de gestão empresarial para ajudar a garantir um gerenciamento e troca de informações eficientes de todos os setores, facilitando o trabalho da equipe e melhorar a comunicação interna e externa.
Crie um plano de ação completo
Não pense que a tecnologia, estratégias de marketing ou softwares eficientes resolverão toda a questão. Observe algumas dicas para levar em consideração durante a criação de um plano de ação completo e garantir a sintonia com o cliente, entendendo as suas necessidades:
- treine adequadamente a equipe para que os colaboradores se mostrem seguros e positivos durante a conversa;
- demonstre profissionalismo com o vocabulário, mas também use uma linguagem próxima do consumidor;
- seja objetivo na comunicação, mas saiba também ouvir os clientes;
- faça pesquisas de opinião regularmente para saber o nível de satisfação do seu público;
- invista na criação de uma central de atendimento;
- mantenha o contato periódico por meio de ligações ou e-mails.
Enfim, neste artigo vimos algumas dicas essenciais para você aplicar e melhorar cada vez mais a comunicação com o cliente. Há maneiras diretas e indiretas de atingir esse objetivo: estratégias de marketing, otimização dos processos internos, adoção de determinada postura ao entrar em contato com o consumidor etc.
Escolha as que mais se adequam à sua empresa e conquiste mais espaço no mercado por meio da confiança dos clientes!
Gostou das dicas? Nos conte aqui nos comentários quais práticas você utiliza no seu negócio para melhorar a comunicação com o seu cliente.
*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.