O grupo francês Casino informou, na última segunda-feira (11), que pretende vender a rede brasileira Via Varejo – dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, até o início de 2019. Os planos da varejista francesa têm como objetivo reduzir em 1,5 bilhão de euros a alavancagem do grupo na França.
De acordo com a Casino, metade das vendas planejadas para viabilizar o levantamento de capital bilionário deve ser concluída até o início de 2019. As vendas incluem, além da rede Via Varejo, diversos ativos imobiliários do grupo.
A expectativa do grupo francês é de levantar capital suficiente até o final de 2018 para reduzir, ainda neste ano, sua dívida líquida na França em 1 bilhão de euros.
Turbulência e alavancagem
A alta alavancagem da Casino e a forte concorrência no varejo online têm sido algumas das principais preocupações dos investidores da companhia. Desde janeiro, as ações da companhia no mercado francês já caíram 35%.
Com a reformulação dos negócios, as projeções da varejista para os próximos anos incluem, além da redução da alavancagem, uma melhora na rentabilidade no grupo para 2019 e 2020. Os números também são mais otimistas para o ano de 2018, na comparação com os resultados obtidos pela companhia em 2017.
Via Varejo no radar
O mercado brasileiro reagiu à notícia de uma possível venda da Via Varejo até o início de 2019. Na sessão de ontem (11), os papéis Units da varejista (VVAR11) encerram o dia em alta de 4,35%, negociados a R$ 21,50 na bolsa brasileira.
Na manhã desta terça-feira (12), no entanto, os papéis da Via Varejo eram negociados em leve baixa de 0,74%, a R$ 21,34 na B3, em um dia de volatilidade na bolsa, com investidores aguardando a decisão do Federal Reserve (Fed) em relação às taxas de juros nos Estados Unidos.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!