O Ibovespa é o melhor índice de bolsa de valores ao redor do mundo neste início de ano, de acordo com um artigo da revista Forbes. Segundo a publicação norte-americana, o principal índice da bolsa brasileira B3 caminha para ter a maior valorização mundial no primeiro trimestre de 2019 – e até mesmo no primeiro semestre do ano.
De acordo com a Forbes, o bom desempenho do mercado de ações brasileiro no início de 2019 é resultado do otimismo dos investidores com o início o governo do presidente Jair Bolsonaro. O artigo, assinado pelo colunista Kenneth Rapoza, também destaca a aprovação popular de 60% do presidente como um fator importante para realização de reformas e ajustes econômicos.
Melhor índice de bolsa de valores em 2019
O colunista reiterou o avanço do índice Ibovespa nos primeiros dias de 2019 e as projeções positivas para o mercado e economia brasileiros – que poderiam garantir o melhor desempenho do trimestre ou até mesmo do semestre para o principal índice da bolsa brasileira.
A valorização acumulada do índice Ibovespa – em apenas sete pregões – já se aproxima dos 7%. No acumulado do ano de 2018, a valorização do mercado brasileiro não chegou a 16%.
O índice brasileiro também destoa dos índices norte-americanos Dow Jones e S&P 500. Apesar de avançarem em 2019 até aqui – depois de um período de severas quedas, os principais índices de Wall Street acumulam altas bastante inferiores às do Ibovespa: o S&P 500 avançou 2,91% em 2019, enquanto o Dow Jones acumula variação positiva de 2,25%.
Alertas para o futuro
A performance do mercado brasileiro e o otimismo do mercado com o governo Bolsonaro, no entanto, não foram os únicos temas levantados pela Forbes em relação ao Brasil. Segundo a revista norte-americana, é preciso manter atenção em duas questões que poderiam ofuscar o bom momento da bolsa no Brasil.
A primeira das questões apontadas é uma eventual dificuldade do governo de Jair Bolsonaro em concretizar projetos importantes nos próximos meses – como a aprovação da Reforma da Previdência. O segundo ponto de atenção estaria relacionado à desaceleração da economia chinesa – que poderia impactar na venda de minério de ferro e soja brasileiros para o país asiático.
A Forbes lembra, ainda, que a agência de classificação de risco Fitch projeta um crescimento de 2,4% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2019. Em 2018, as estimativas apontavam para um crescimento de apenas 1,3%.
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!