8 dicas matadoras para oxigenar sua ideia empreendedora
Quando sua ideia empreendedora começar a tomar forma, todo mundo vai dizer que você precisa fazer sua lição de casa, otimizando estratégias e se tornando um especialista dentro do seu nicho de mercado!
Porém, como acontece com qualquer empresário, o verdadeiro desafio começa nas primeiras análises de:
- Criação de processos
- Compreensão clara do seu mercado
- Planejamento do vértice de seu funil de vendas
- Riscos e benefícios
- Novas atitudes e posturas de mercado
- Flexibilidade de direções, desafiando-se a fazer o seu melhor
Por isso eu listei dicas muito práticas para empreendedores que já estão em sua jornada de trabalho. Elas vão ajudar a todos os que dão impulso à sua ideia empreendedora, para que possam ter um escopo maior e melhor de si mesmos. E pense: não foi justamente esse tipo de ideia que te trouxe o atrevimento de apostar em seus sonhos e que o tornou disposto a construir em cima dos objetivos que você valoriza?
Estartar sua ideia empreendedora é a parte mais emocionante do processo. Mas à medida que o negócio progride, mesmo os mais bem-sucedidos empreendedores enfrentam crises e turbulências. É simplesmente impossível evitar essas situações, mas você pode usar as dicas que eu vou dar agora para navegar por cima delas! Confira agora 8 dicas para oxigenar sua ideia empreendedora:
Impressione com bom senso
Sempre esteja pronto para impressionar! Impressione seus clientes, seus investidores em potencial, seus funcionários, você mesmo! Nunca prometa ou reivindique algo que você sabe que não será capaz de entregar
Mas aqui vai uma palavra de cautela: faça isso com bom senso e pé no chão. Você precisa se mostrar tão bom quanto a sua palavra, e por isso mesmo, pode ser tentador utilizar adjetivos como “maior”, “mais rápido”, “mais eficiente” ou “melhor” ao descrever sua empresa ou os serviços que ela presta. Mas, tenha cuidado em usá-los. A menos que esses adjetivos sejam essencialmente verdadeiros.
Impressionar é uma coisa; enganar é outra completamente diferente!
Procure e aceite ajuda
Um líder é tão bom quanto sua equipe. Lembre-se: como empreendedor, você precisa ter certeza de que o trabalho está sendo feito; mas não precisa fazer todo o trabalho sozinho.
Muitas pessoas acham erroneamente que pedir ajuda, tem a ver com fraqueza ou ignorância. Mas buscar esclarecimentos, conhecimento e informações de especialistas, mentores e de sua equipe farão surgir ideias inestimáveis.
Procure um mentor confiável que conheça o mercado em que você está trabalhando. Crie uma equipe de para cuidar das finanças do seu negócio. Uma ideia empreendedora se forma com colaboração e ajustes frequentes em conceitos conservadores.
Seja flexível
Sempre esteja aberto a ajustar a ideia empreendedora inicial, os conceitos, a abordagem, os parceiros e os modelos. Pé no chão! Até que se prove o contrário, não existe nenhum dano em experimentar; e a menos que riscos elevados estejam envolvidos, a experiência será realmente um grande terreno de aprendizagem!
Seja receptivo a mudanças – quer elas venham de funcionários, de clientes de fornecedores, etc. É muito fácil ficar na defensiva e na zona de conforto quando alguém sugere um feedback crítico, honesto e franco. A única maneira para que sua ideia empreendedora sobreviva é ser flexível.
Lute para vencer
Depois de nortear um curso definido para o destino do seu negócio, lembre-se de que é preciso lutar, e muito! Não perca o sono por causa de pequenos desafios operacionais. Em vez disso, concentre-se em estabilizar os principais impulsionadores de sua ideia empreendedora.
Você simplesmente não pode se dar ao luxo de achar que todo mundo vai concordar com seu ponto de vista. É preciso luta para fazê-lo funcionar. Depois disso a lógica da coisa ficará mais exposta “na cara da sociedade”.
Seja paciente
Alguém já mencionou de forma muito sábia que ‘as startups não falham; elas cometem suicídio quando seus fundadores desistem cedo demais’.
Dê a si mesmo e à sua ideia empreendedora tempo para se manifestar. Perturbações, não importam quão grande sejam, não acontecem da noite para o dia. A regra de ouro para começar as coisas do zero é ter paciência. Leva tempo, e são necessárias muitas lutas para rodar seu processo empresarial, mesmo que ele seja de pequeno ou médio porte.
Desligue de tempo em tempos
Você pode não estar fazendo cada tarefa sozinho, mas isso não impede que você se preocupe constantemente com a tarefa, não é mesmo?
É fato: empreender envolve cuidar de muitas tarefas. Muitas delas virão ao seu encontro quando menos esperar ou quando mais as queira evitar. Por isso, você precisa ser capaz de encontrar maneiras de desligar de tempos em tempos. Desligar não quer dizer necessariamente mandar pro espaço sua ideia empreendedora.
Quer dizer que é preciso entrar em processo de introspecção para evitar ser descarrilhado pelo caminho que você mesmo definiu. Também para evitar que você fique preso nos rabiscos e não consiga enxergar o quadro todo da situação.
Planeje, Repense e Replique
É fácil sair fora do curso e entrar no caos pelos desafios lançados durante o startup de uma empresa. Mas a maneira mais assertiva de evitar cair em armadilhas é planejar, repensar e replicar. Toda estratégia precisa ser filtrada para que você identifique e elimine erros de postura.
Além disso, valorize o gerenciamento de cada setor do seu negócio. Evoluir processos dentro de uma startup é fundamental para criar uma identidade empresarial.
Lembre-se: você só precisa identificar como gerenciar seu recursos e energia para bolar ajustes da sua estratégia de trabalho.
Não tenha medo de trabalhar duro; vá em frente! Escolha um momento onde você sinta que seus recursos criativos estão em alta. E claro, não se esqueça de manter registros de cada passo. Só assim você poderá ajustar assertivamente seu plano de negócios.
Regra de ouro: sempre absorva novos conhecimentos
Para oxigenar sua ideia empreendedora é preciso ter a mente aberta. Muitos empreendedores pensam que podem estar criando algo totalmente novo no mercado, quando na realidade estão apenas reembalando o que já existe.
Isso normalmente ocorre por que eles pensam dentro da caixa, seguem somente os padrões pré-estabelecidos de negócios e nunca ajustam essa estratégia com base no que vivenciam.
Por isso, a minha regra de ouro – a mais matadora das dicas sobre empreendedorismo – é simples assim: sempre esteja aprendendo.
Mesmo com concorrentes (muitas vezes mais com eles) é possível aprender grandes lições. Aprenda, aprenda e aprenda! Aplique tudo o que sua mente vislumbrou gradativamente e seu negócio crescerá com as próprias pernas. Só então sua ideia empreendedora tomará forma no terreno financeiro mais emergente da atualidade: a internet!
1 comentário
Parabéns pelas dicas, ótima postagem.