Diversificar a carteira de investimentos é uma prática interessante para todos os investidores, independentemente do seu perfil e objetivo. Entre as alternativas possíveis, investir fora do Brasil pode ser uma estratégia eficiente para ter uma carteira diversa e rentável.
Apesar dos benefícios que os investimentos no exterior podem trazer, é comum que boa parte dos investidores considere essa opção complexa demais e a evite. Entretanto, existem aplicações e ativos do mercado internacional que são acessíveis e podem integrar seu portfólio.
Quer saber mais sobre investimentos no exterior? Continue a leitura deste artigo e conheça as principais possibilidades e suas vantagens!
O que é um investimento internacional?
Os investimentos internacionais são os ativos e títulos que ficam disponíveis para investidores que não residem no país de origem as oportunidades. É o que ocorre quando um brasileiro adquire uma ação de uma empresa estadunidense ou investe com exposição a esse mercado.
Ao decidir investir no exterior, você pode explorar tanto alternativas de renda fixa quanto variável, de curto ou longo prazo. Sendo assim, as chances de encontrar um investimento internacional que seja adequado aos seus objetivos enquanto investidor são bastante elevadas.
Quais são os benefícios de investir fora do Brasil?
Após compreender o que é investimento no exterior, vale saber quais são os benefícios de inserir essas opções no seu portfólio. Afinal, ao escolher os ativos estrangeiros, você ficará exposto a novos cenários do mercado financeiro, os quais estão repletos de possibilidades.
A seguir, veja quais são as principais vantagens de investir fora do Brasil!
Proteger contra riscos do mercado financeiro nacional
Ao realizar investimentos internacionais, você reduz a influência do mercado financeiro nacional no seu portfólio. Essa diversificação geográfica ajuda a diluir os riscos políticos e econômicos aos quais uma pessoa é exposta ao investir.
Nesse contexto, as oportunidades do exterior ajudam a reduzir o impacto do risco-Brasil. Afinal, investir nas maiores economias do mundo, com dinâmicas político-econômicas variadas, por exemplo, pode ser uma forma de continuar obtendo retornos mesmo se houver uma recessão no cenário brasileiro.
Aproveitar oportunidades do cenário global
O mercado financeiro internacional tende a oferecer diversas oportunidades potencialmente vantajosas para os investidores. Por exemplo, é possível comprar ações de empresas globais que estejam em ascensão ou explorar um segmento que ainda não tenha se estabelecido no Brasil.
Ademais, o mercado estrangeiro oferece acesso a outras moedas que possuem maior estabilidade e força no cenário internacional. Dessa maneira, você pode ampliar o potencial de retorno ou aumentar a proteção da carteira ao se expor moedas robustas como o euro ou o dólar.
Maior variedade de investimentos
Ter à disposição investimentos fora do Brasil aumenta as possibilidades para a sua carteira. Quanto mais opções de ativos você tiver à sua disposição, maior será a possibilidade de encontrar investimentos que tenham características adequadas ao seu perfil de investidor.
Caso você invista em ações, por exemplo, pode buscar formas de se expor aos papéis que, originalmente, são negociados fora da bolsa de valores brasileira (B3). Desse modo, é possível comprar ações negociadas nas maiores bolsas de valores do planeta, como:
- New York Stock Exchange (NYSE): considerada a maior bolsa de valores do planeta em 2023, ela possui capitalização de mercado superior a US$ 20 trilhões, além de ter quase 3 mil empresas listadas;
- NASDAQ Stock Market: apesar de ser o segundo maior mercado de ações do planeta, a NASDAQ é a bolsa que possui o maior número de empresas listadas, com mais de 3,7 mil organizações;
- Shanghai Stock Exchange: a maior bolsa de valores asiática e terceira do planeta, ela lista mais de 1,7 mil empresas.
Veja um gráfico que compara o valor de mercado das maiores bolsas de valores do mundo, em julho de 2023:
Quais são os principais investimentos internacionais e como acessá-los?
Agora que você aprendeu que os investimentos no exterior podem ser vantajosos, é o momento de conhecer as principais opções disponíveis no mercado e saber como acessá-las. Afinal, não existe só um modo de alocar e especular no mercado estrangeiro.
Confira os principais tipos de investimentos internacionais e veja como é possível aproveitá-los!
Investimento direto
Um dos métodos para acessar o mercado financeiro estrangeiro é o investimento direto. Nesse cenário, o investidor adquire ativos no mercado estrangeiro de interesse. Para tornar-se sócio de uma companhia internacional, por exemplo, será preciso comprar as ações na bolsa estrangeiro onde a empresa está listada.
Esse modelo de investimento pode ser complexo, principalmente para as pessoas que não tem experiência no mercado financeiro. Afinal, para efetuar essa negociação, será preciso passar por etapas como:
- abrir uma conta no país da empresa que adquirirá a participação acionária;
- converter a moeda, arcando com a taxa de câmbio e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
- estudar as regras e taxas de um mercado diferente do brasileiro.
BDRs
O BDR (brazilian depositary receipt), também conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários, é negociado na B3 e permite investir indiretamente no mercado internacional. Na prática, quem compra um BDR está adquirindo um certificado lastreado em ativos do exterior.
Além disso, os investidores que optarem por adquirir esses certificados poderão se expor a investimentos internacionais sem precisar abrir uma conta fora do país ou acessar uma corretora estrangeira.
ETFs internacionais
O exchange traded fund (ETF) é um fundo de gestão passiva que acompanha o desempenho de um determinado índice financeiro. Esse tipo de investimento visa espelhar a carteira teórica do benchmark, nacional ou internacional, para ter um desempenho similar a ele.
Também conhecido como fundo de índice, o ETF pode ser uma solução prática para quem deseja realizar investimentos fora do país. Afinal, ele pode ter relação com diferentes ativos internacionais e permite que o investidor aproveite vantagens como:
- negociar as cotas diretamente pela B3;
- efetuar as transações em real;
- expor-se a carteiras potencialmente diversificadas;
- ter como investimento mínimo apenas uma cota, o que o torna mais acessível.
Neste conteúdo, você conheceu as principais formas de investir fora do Brasil e viu quais são as vantagens de realizar esse modelo de investimento. Agora, é preciso avaliar quais dessas alternativas podem colaborar para a conquista dos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Gostou deste conteúdo e procura possibilidades para diversificar sua carteira de investimentos? Conheça os ETFs disponíveis na Investo!
Este artigo foi produzido pelo CEO da Investo com exclusividade para o Portal André Bona.