Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
Últimos artigos

Investir em fundos ou comprar os ativos: qual a melhor opção?

29 de maio de 2025

Fundos de índice: o que são, como funcionam e como investir em ETFs?

27 de maio de 2025

Financiamento imobiliário negado: quando posso tentar novamente?

22 de maio de 2025

Mini índice: o que é e como operar no mercado futuro?

20 de maio de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Manchester United (Manu), por William Castro Alves
Investimentos

Manchester United (Manu), por William Castro Alves

William Castro AlvesBy William Castro Alves14 de agosto de 2018Nenhum comentário5 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
4 minutes

“THIS IS MANCHESTER UNITED. THIS IS THE THEATRE OF DREAMS.”

SIR BOBBY CHARLTON

Cara gosto MTO de futebol…mto mesmo! E o que vou falar pode soar até como heresia para alguns. Confesso que até me chocou um pouco, mas sob o aspecto de business passou a fazer total sentido!

O Manchester United enquanto empresa não é uma empresa de futebol e sim de ENTRETENIMENTO!

Ele é um grande gerador de conteúdo! Tal qual NBA, NFL (mais comparáveis é verdade) mas também a Warner, ou mesmo a Disney.

Disney? Pegou pesado hein Will! É muito mais que futebol…tem paixão! 

Sim eu sou desses puritanos que acredita nisso…mas deixo isso para o meu Grêmio…

Para análise de business e investimentos temos que ser pragmáticos…então aqui está, se você não acredita em mim (super compreensível), veja que na apresentação institucional eles deixam isso claro: conteúdo é o rei..ou algo como conteúdo é que manda!

Mas conteúdo precisa ser monetizável e lucrativo para que você tenha sucesso no mercado de ações.

 

Como os diabos vermelhos ganham dinheiro.

Diferentemente daquilo que me lembro do Elifoot (jogo onde você é o manager do time) o Manchester não ganha dinheiro somente com venda de jogadores ou seus títulos. Na verdade os títulos são a forma de manter uma geração de conteúdo premium e de qualidade, afinal de contas uma final da Champions League tem audiência não é mesmo?

Então o Manchester United enquanto empresa atua em três setores: Comercial, Broadcasting e Matchday. Eles apresentam a seguinte divisão e importância em termos de receitas:

  • Comercial. Tudo aquilo que a empresa monetiza sua marca global por meio de 3 fluxos de receita: patrocínio; o varejo – tudo aquilo que é merchandising, vestuário e licenciamento de produtos; e o terceiro que são os dispositivos móveis e conteúdo. O segmento comercial é o principal e responde por 48% da receita.

Como principal linha de seu negócio, chama atenção o fato deste ter crescido quase 500% nos últimos 10 anos. Em 2006 essa linha respondia por 28% das receitas sendo o segmento menos relevante a época. De lá pra cá as coisas mudaram e com uma taxa de crescimento de 19% ao ano nos últimos 5 anos hoje eles faturam R$1,4 bi por ano com a venda de produtos ou por emprestar sua marca a outras empresas e negócios.

E como é importante ser global!

O Manchester percebeu isso na pele, ou melhor no bolso! Ao licenciar o uso de sua marca ele viu suas receitas de “Sponsorship” se expandir, mas também alavancou as vendas ao varejo com a marca Manchester United estampada numa vasta gama de produtos, eventos ou atividades. E isso também teve impacto no preço de ter seu nome estampado na camiseta vermelha…veja a evolução dos valores dos contratos de patrocínio do time:

E porque você acha que a Chevrolet aceitou pagar mais de R$ 250 milhões por ano para colocar seu nome na camiseta vermelha? Primeiro porque, atualmente, 85% da audiência da Premier League já é internacional! E isso tornou o Manchester global, com uma base de fans de 659 milhões de seguidores pelo mundo, sendo 325 milhões no cobiçado mercado asiático.

Não por acaso seu contrato com a Adidas no valor de R$390 milhões é bem superior ao do Real Madrid (R$180 MM) e Arsenal (R$150MM).

 

  • Broadcasting. São os contratos de TV e transmissão dos jogos que respondem por 33% da receita.

Nos últimos 8 anos o valor dos contratos da Premier Legue cresceram 200%, cerca de 15% ao ano domesticamente e 338% internacionalmente (20% aa), uma velocidade de crescimento superior a Champions League. Ou seja, o campeonato inglês se tornou cada vez mais assistido pelos ingleses e no mundo. Tudo aquilo que um gerador de conteúdo quer!

 

  • Matchday. A venda de ingressos propriamente ditas que respondem por 19% da receita.

Posso falar por experiência própria. Estou na Inglaterra e quem disse que consigo ir a alguma partida dos caras?! Eles tem 99% de estádio cheio desde a temporada de 1998 quando David Beckham ainda despontava como craque. São 220 mil sócios e um estádio com capacidade pra mais de 75 mil pessoas que fica sempre cheio e gera mais de R$560 milhões de receitas por ano.

 

Gols eles têm. Craques eles têm. Seguidores eles têm. E lucros? 

O Manchester United se mostrou muito hábil nos últimos anos tanto para ganhar títulos como para aproveitar o sucesso e crescimento do futebol inglês se tornando o time mais popular do país e expandindo suas fronteiras além da ilha.

Em termos de resultados suas receitas cresceram 13% ao ano nos últimos 5 anos e mesmo com os maiores gastos com salários, houve expansão das margens de geração operacional de caixa medido pelo Ebitda e apresentado abaixo. Margem Ebitda cresceu nos últimos anos ultrapassando a marca dos…[…]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

business Champions League dinheiro no futebol Disney empresa de entretenimento empresa de futebol entretenimento Warner
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
William Castro Alves
  • Website

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

Related Posts

Investir em fundos ou comprar os ativos: qual a melhor opção?

29 de maio de 2025

Fundos de índice: o que são, como funcionam e como investir em ETFs?

27 de maio de 2025

Mini índice: o que é e como operar no mercado futuro?

20 de maio de 2025

Resolução 179 CVM: como ela traz mais transparência para o mercado financeiro?

25 de março de 2025
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Investir em fundos ou comprar os ativos: qual a melhor opção?
  • Fundos de índice: o que são, como funcionam e como investir em ETFs?
  • Financiamento imobiliário negado: quando posso tentar novamente?
  • Mini índice: o que é e como operar no mercado futuro?
  • Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?
  • Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!
  • Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!
  • Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?
  • Como declarar Imposto de Renda para Pessoa Jurídica? Passo a passo!
  • Rolling Forecast: como funciona essa metodologia de gestão orçamentária?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Fale conosco agora!