Você já ouviu falar em automação de investimentos? A automação de investimentos foi uma saída encontrada pelo mercado tradicional para solucionar uma série de questões pontuais como: a dúvida sobre onde e como investir, as dificuldades de rebalancear a carteira, o conflito de interesses entre consultores e as altas taxas de administração e corretagem.
Além de facilitar a vida das pessoas que não dispõem de muito tempo para analisar o mercado e encontrar oportunidades para aplicar o seu dinheiro, a automação de investimentos é um novo processo que acompanha as mudanças e os avanços tecnológicos.
O objetivo deste artigo é mostrar essa nova forma de aplicar, suas características básicas e vantagens. Confira!
O que é a automação de investimentos?
Um investidor que trabalha exclusivamente com isso tem um vasto conhecimento na área. Ele sabe analisar resultados utilizando gráficos, conhece os preços, volumes, índices, figuras e padrões comuns existentes nesse mercado.
A automatização de investimento executa exatamente todas as ações realizadas por esse profissional sem qualquer intervenção humana, respeitando os parâmetros e os conjuntos de regras predefinidos.
Em outras palavras, esse processo é a reunião de todas as regras e estratégias de um investidor experiente colocadas à disposição das pessoas de modo que elas possam operar com alta performance no mercado de investimentos.
Resumindo, toda a estratégia funciona no piloto automático. O investidor define o lucro esperado bem como o limite máximo de prejuízo que uma operação pode retornar.
Definidos esses critérios, o processo, automatizado por meio de algorítimos, analisará os melhores momentos de comprar ou vender um título ou ação e a hora de encerrar uma operação ou aplicação.
Ainda sobre o conceito de automatização de investimento, todo o processo é realizado por meio de um sistema informatizado, chamado de consultor-robô. Vamos explicar mais sobre ele no próximo tópico.
Como funciona o consultor-robô?
Existem dois tipos de robôs, o Trader, que cuida de investimentos na bolsa de valores, e o Advisor, que é o responsável por outros tipos de aplicação.
Para que o consultor-robô funcione de maneira correta é preciso que ele conheça algumas informações básicas sobre o seu perfil de investidor de modo a entender o seu comportamento e criar uma carteira de investimentos adequada para você.
Esse sistema funciona com uma funcionalidade chamada de algorítimos, que são cruzamentos de informações diversas, previamente estabelecidas, para criar uma interpretação sobre algo. Basicamente, é uma inteligência artificial utilizada no mercado de investimentos.
Para que os algorítimos do robô funcionem bem é necessário responder a algumas questões fundamentais como, por exemplo, quais as suas metas, quanto consegue investir mensalmente, sua tolerância a riscos, etc.
Dessa forma, o robô traçará um perfil para você e avaliará os investimentos compatíveis com a relação “risco x lucro” e, em seguida, sugerirá uma carteira de investimentos completa e bem diversificada.
Nela você encontrará aplicações de renda variável, como fundos de ações e multimercados, e equilibrada com investimentos de renda fixa, como títulos públicos, Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito, entre outros.
O robô determinará o equilíbrio desses investimentos de acordo com o perfil apurado na fase de cruzamento dos dados, realizada inicialmente.
Caso você determine um perfil mais arrojado, ele oferecerá aplicações de longo prazo, com riscos maiores e possibilidades de lucro mais elevadas. No entanto, se ele entender que você é mais conservador, serão mostradas as opções de investimentos de curto prazo e de alta liquidez, ou seja, disponibilidade imediata.
Quais as vantagens de utilizar a automatização de investimentos?
Sem dúvidas, a principal vantagem desse processo automatizado é a facilidade de poder contar com uma análise profissional dos seus investimentos, sem a necessidade de contratar um consultor dessa área.
Também podemos destacar a rapidez em montar uma carteira de investimentos que dá resultados. Imagine o tempo que você teria de dedicar para aprender sobre o comportamento e a rentabilidade de cada tipo de aplicação disponível no mercado?
Ao utilizar a automatização de investimentos você tem uma análise completa de uma carteira diversificada, respondendo a apenas algumas perguntas simples, como já mencionamos.
Com isso você pode construir verdadeiros ativos financeiros com o mínimo de esforços possível. Com o robô você pode acompanhar até mesmo dezenas de investimentos de uma carteira de forma simples. Afinal, não é necessário avaliar constantemente cada ativo e realizar o rebalanceamento da carteira.
O robô garante uma carteira de investimento perfeita, desde que a fase de implementação de dados tenha sido feita de forma correta. Desse modo, ele jamais colocará você em uma situação em que existe um risco maior do que você se dispôs a suportar.
Por fim, podemos destacar como benefícios da automatização de investimentos a redução nos custos com administração e comissões.
Os gestores de investimentos profissionais muitas vezes cobram valores altos pelos seus serviços, o que pode ser um empecilho para um investidor iniciante que não possui muito dinheiro para aplicar.
Dessa forma, a automatização de investimentos surge como uma alternativa para que as pessoas que possuem esse perfil possam atuar no mercado mesmo sem dispor de recursos suficientes para bancar uma assessoria de investimentos profissional.
É seguro aplicar com os robôs investidores?
A automatização de investimento, quando realizada por empresas gabaritadas, seguirá sempre as mesmas regras utilizadas pelos consultores e investidores experientes. Esta expertise, aliada à tecnologia, permitirá ao investidor aplicar seu dinheiro utilizando a tecnologia dos algorítimos dos consultores-robôs com maior segurança.
No entanto, é fundamental que você responda corretamente às questões essenciais, no momento da parametrização e configuração. O robô será guiado exclusivamente pelos parâmetros que você definiu previamente.
Os robôs estão livres das emoções e “achismos” que pairam à mente de todas as pessoas que se aventuram nesse mercado. Além disso, ele também é livre de influências e opiniões externas que geralmente fazem com que você altere a sua estratégia e perca o foco em seus objetivos.
Para que você tenha sempre um alto nível de controle sobre as ações e informações disponibilizadas pelo seu consultor-robô é interessante contratar serviços de automação de investimentos que ofereçam a possibilidade de acesso online.
Assim, independentemente do local onde você estiver, poderá ter acesso à sua plataforma e verificar toda a movimentação realizada pelo robô, tornando o processo ainda mais seguro e confiável.
Gostou desse artigo sobre a automação de investimentos? Gostaria de receber mais dicas sobre finanças e aplicações diretamente em seu e-mail? Então assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!
1 comentário
Bom-dia! Acompanho seus artigos com interesse. Agradeço a oportunidade de apreciar seus conhecimentos. Tenho uma dúvida, onde conseguir automação de investimentos? São app? Obrigado.
flavio.