*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.
A Nota Fiscal (NF-e) é um recibo obrigatório no país e deve ser emitido após qualquer transação de venda ou troca de produtos ou serviços. A sua função principal é documentar a transação e servir como base para o recolhimento de impostos.
A não emissão de nota fiscal nas transações de venda de serviços ou produtos é considerada sonegação fiscal e pode gerar punições às empresas. Para o consumidor é a garantia de estar comprando serviços e produtos em empresas idôneas e que pagam seus tributos de forma correta, além disso, também garante os direitos do consumidor registrados em lei.
Atualmente, no entanto, é comum que as empresas optem pela NF-e online. Seja você apenas consumidor ou empreendedor, é importante que você entenda como funciona e para quê serve este documento, que estará cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro
Quer descobrir um pouco mais sobre o que é NF-e online e como ela funciona? Então continue a leitura do artigo de hoje!
NF-e online: Quem exige?
Atualmente a maioria dos municípios emitem e exigem a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e online), que tem os mesmos efeitos da Nota Fiscal convencional, porém é emitida pela internet. A mudança serve para facilitar a distribuição do documento fiscal entre o emissor da nota (prestador de serviço ou comerciante), o comprador e os órgãos públicos.
A Nota Fiscal Eletrônica é emitida através de sistemas digitais que facilitam o processo e pode ser armazenada no computador ou na nuvem, em diretórios virtuais. A validade do documento fiscal é garantida por uma assinatura digital e protegida por sistemas de segurança de última geração.
Segurança digital na sua empresa
Para emitir a NF-e online você precisa de um certificado digital A1 ou A3. Esse certificado é o que garante a segurança do processo e também que ninguém mais poderá emitir notas fiscais em nome da sua empresa.
O processo de importação do ser Certificado Digital para um sistema de gestão empresarial é simples e rápido e garante a segurança das informações. Conheça os certificados a seguir:
Certificado A1
O Certificado Digital A1 vem em formato digital para emissão de notas fiscais e todas as informações ficam registradas diretamente no computador em que a emissão for realizada. Esse certificado funciona com duas chaves de acesso, sendo uma pública outra privada, ambas criptografadas, o que impede fraudes nas operações. Ele tem validade de 1 ano.
Certificado A3
Esse certificado é armazenado em uma mídia com chip no formato de cartão inteligente, o Smart Card, ou o Token USB. Ambas as opções contam com segurança criptográfica, conferindo ainda mais confiabilidade aos processos de envio de dados da sua empresa. Ele tem validade de 3 anos.
Hoje já é possível adquirir o Certificado A1 ou A3 em diversas empresas, e através dele será realizado o seu credenciamento junto à Secretaria da Fazenda do seu estado.
Emissão da NF-e online de maneira mais fácil
Uma alternativa bem mais eficiente do que o emissor gratuito de NF-e online da Sefaz para emitir suas NF-e online são os emissores de nota fiscal que facilita as rotinas de sua empresa, automatizando e centralizando tudo em um só lugar.
E são muitos os benefícios que esta ferramenta pode trazer no dia a dia de qualquer um, seja um microempreendedor individual (MEI), micro ou pequena empresa ou até para grandes negócios.
Além disso, o armazenamento em nuvem das NF-e online é garantido por 5 anos, mantendo a segurança das informações e a acessibilidade aos dados quando for necessário. Tudo de maneira automática.
Vantagens da NF-e online para o contribuinte
Confira as principais vantagens da NF-e online para o contribuinte:
- Redução dos custos com impressão e materiais para impressão;
- Redução dos custos de envio;
- Aumento do espaço de armazenagem de documentos;
- Simplificação e redução de custo dos processos;
- Aumento da produtividade;
- Aumento da segurança e sigilo de dados;
- Incentivo no uso de novas tecnologias;
Vantagens da NF-e online para o comprador
Conheça as principais vantagens deste documento para o consumidor:
- Redução dos erros de preenchimento;
- Criação de padrões dos contatos com as empresas;
- Aumento na qualidade de atendimento;
- Garantia de troca ou devolução do produto adquirido;
Vantagens da NF-e online para a sociedade
A utilização da NF-e online também é vantajosa para a sociedade como um todo. Confira quais são estas vantagens a seguir:
- Incentivo ao comércio eletrônico;
- Redução nos impactos ambientais;
- Aumento da competitividade empresarial;
Disponível em quase todos os estados brasileiros
Está pensando em solicitar ou emitir a NF-e online mas não sabe se este documento está disponível em seu estado? Então confira abaixo em quais estados brasileiros esta nota fiscal está disponível para empresas e para os consumidores:
- Acre (AC)
- Alagoas (AL)
- Amapá (AP)
- Amazonas (AM)
- Bahia (BA)
- Ceará (CE)
- Distrito Federal (DF)
- Espírito Santo (ES)
- Goiás (GO)
- Maranhão (MA)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Minas Gerais (MG)
- Pará (PA)
- Paraíba (PB)
- Paraná (PR)
- Pernambuco (PE)
- Piauí (PI)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande do Norte (RN)
- Rio Grande do Sul (RS)
- Rondônia (RO)
- Roraima (RR)
- Santa Catarina (SC)
- São Paulo (SP)
- Sergipe (SE)
- Tocantins (TO
Tenha todas as informações em um só lugar!
Se você é empreendedor, saiba que a principal vantagem de usar um emissor de notas fiscais eletrônicas é a facilidade de organizar outros setores como o de estoque, o financeiro e o fluxo de caixa.
Assim, quando um cliente é cadastrado no sistema, essas informações são utilizadas durante todo o processo de venda, desde o envio de orçamento até a emissão de NF-e online, ganhando tempo neste processo.
Agora que você já entendeu o que é NF-e online e sabe como ela funciona, vale a pena sempre estar atento à possibilidade de emissão ou recebimento de uma NF-e online no seu dia a dia, não é mesmo? A sociedade, o meio ambiente agradecem!
*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.