Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
Últimos artigos

Conheça as principais objeções de vendas e como contorná-las!

1 de julho de 2025

O que é CRM marketing e quais são as suas vantagens?

26 de junho de 2025

5 Passos para realizar uma previsão de faturamento eficiente

24 de junho de 2025

Como a consultoria financeira pode ajudar empresas? Entenda!

19 de junho de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Marketing & Comunicação
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » Relação risco x retorno para a vida
Finanças pessoais

Relação risco x retorno para a vida

André BonaBy André Bona12 de maio de 2012Updated:7 de fevereiro de 2019Nenhum comentário3 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
2 minutes

Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

Tudo bem?

Harry Markowitz, vencedor do prêmio Nobel de 1990 teve, como sub-produto de seu fantástico estudo sobre a relação entre retorno, risco e correlação de ativos o fantástica (repetitivo de propósito!) termo fronteira eficiente.

Considerado o pai da Moderna Teoria dos Portifólios, Harry Markowitz observou que o risco individual de um investimento não é tão importante como o conjunto de todos os investimentos de um portifólio.

Cada investimento possui um determinado risco e retorno esperado.

Porém, se adicionarmos vários investimentos em um portifólio, o risco e retorno esperado, atuando em conjunto, podem se mostrar mais eficientes do que em um investimento isolado.

www.hcinvestimentos.com

Minha intenção com esse artigo não é entrar na análise profunda da fronteira eficiente, nem tampouco na Teoria Moderna dos Portfólios, mas explorar um pouquinho a lógica de relação risco x retorno, que ajuda a compreender muitas coisas relacionadas ao mundo financeiro.

Veja a figura abaixo:

 

Relação risco x retorno

Esse gráfico demonstra exemplos na relação risco x retorno esperado principalmente no que se refere a investimentos. Obviamente, se buscamos rentabilizar nosso capital de forma segura, o nosso ponto na curva acima, se posicionará mais abaixo, o que equivalerá, obrigatoriamente, a um menor risco. Em contrapartida, se quisermos obter maior rentabilidade, deveremos obrigatoriamente buscar possibilidades de investimentos que, certamente nos trarão maior risco. Qualquer coisa diferente disso, não faz sentido.

Da mesma forma, podemos extrapolar esse conceito para outras situações que vivemos. Como os bancos definem os juros de um empréstimo para um determinado cliente? Exatamente da mesma forma. Usam um modelo matemático para enquadrar o cliente num perfil já pré-estabelecido, que possui nível % x de inadimplência e, em decorrência disso, atribuirá a taxa adequada para o % de risco admitido.

Como pessoas deveriam avaliar trocas de empregos? Levando em consideração essa mesma relação.

E sobre abrir um negócio novo? Da mesma forma. Quando as pessoas avaliam dessa forma, pode ser que encontrem um ponto na curva em que a rentabilidade esperada é incompatível com o risco inerente, e assim, abortam a decisão. Por exemplo: se resolvo abrir uma pizzaria, mas verifico que a rentabilidade possível é próxima a de uma aplicação de renda fixa, o risco dessa atividade a torna inviável.

Quando opto por investir em ações, estou deslocando meu ponto na curva pra cima, admitindo maior risco, o que significa que estou mais propenso a perder também, em troca de uma possibilidade de retorno mais elevada.

Com essa clareza, olhando esse gráfico e lembrando dele frequentemente, podemos balizar inúmeras decisões em nossas vidas financeiras. E até mesmo em outras esferas.

Por isso, lembrem-se: em qualquer decisão, posicione as possibilidades dentro da fronteira eficiente e verifique se a relação risco x retorno se justifica.

Grande abraço,

André Bona

fronteira eficiente Harry Markowitz portfólio de investimentos risco retorno
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Portal André Bona - site de educação financeira independente.

Related Posts

Como fazer uma gestão de patrimônio em imóveis? Acompanhe o passo a passo!

12 de junho de 2025

Existe um momento certo para fazer um investimento internacional?

10 de junho de 2025

4 Vantagens de diversificar a carteira no mercado internacional

5 de junho de 2025

O que é a Selic, para que serve e como ela impacta seus investimentos?

3 de junho de 2025
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Conheça as principais objeções de vendas e como contorná-las!
  • O que é CRM marketing e quais são as suas vantagens?
  • 5 Passos para realizar uma previsão de faturamento eficiente
  • Como a consultoria financeira pode ajudar empresas? Entenda!
  • Segurança cibernética: 6 dicas para proteger sua empresa e clientes
  • Como fazer uma gestão de patrimônio em imóveis? Acompanhe o passo a passo!
  • Existe um momento certo para fazer um investimento internacional?
  • 4 Vantagens de diversificar a carteira no mercado internacional
  • O que é a Selic, para que serve e como ela impacta seus investimentos?
  • Investir em fundos ou comprar os ativos: qual a melhor opção?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.