TÔNICA DA SEMANA: Aquele ACHISMO básico
Não tive tempo ontem, mas aqui vai meus 30 seconds de contribuição…
Na verdade me senti meio desmotivado pois temos uma semana bem atípica por aqui…julgamento do Lula amanhã, e feriado na quinta. Ai entramos naquele modos operandis chato onde muita gente fica apostando em placares do julgamento do Lula imaginando o que vai acontecer com o mercado depois.
Meu ACHISMO: independente do resultado abre-se espaço para uma realização da bolsa. Se for condenado, pode dar um certo ânimo no dia, mas depois voltamos a ladainha da Previdência. Se não for condenado já seria um motivo para realizar. Isso é um puro achismo! Nem eu nem o mercado sabemos o que vai acontecer, essa que é a realidade!
Nesse sentido uma pesquisa recente do Itaú com alguns clientes institucionais ajuda a evidenciar esse “achismo” de mercado. As tabelas abaixo mostram a reação esperada pelo mercado para Dólar, Índice, o DI curto e longo. Olhando as tabelas me parece clara uma assimetria mais favorável a reação negativa….ou seja, se for condenado tem pouco pra subir e muito para realizar.
Qual a vontade do investidor emocional aqui? Vender tudo e deixar passar o julgamento! Foda, temos que lidar com a emoção e isso faz parte. Temos que lembrar todo tempo que o que conta é o longo prazo…[…]
Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.