Transforme seu sonho empreendedor em realidade em 10 dias

Empreender é o seu sonho? Você não é o único. Pense que o sonho de hoje é a realidade de amanhã. O Blog de Valor é uma prova disso e justamente por esse motivo é que você está lendo agora sobre sonho empreendedor.

Como muita gente, eu me sentia apreensivo e tenso na hora de definir minhas primeiras estratégias empreendedoras. Depois de seguir passo a passo o que eu havia estabelecido, procurei seguir em frente sem titubear. E aprendi muito nos últimos anos.

Esse post contém os pontos altos da minha estratégia inicial e aplica os melhores conselhos dados por gigantes do empreendimento virtual. Leia cada um deles com muita gana e pense em como algum elemento presente ali pode incrementar sua ideia e estratégia.

Para te ajudar no planejamento, separei os pontos altos para que você consiga transformar seu sonho empreendedor em realidade em 10 dias. Você vai sentir o gostinho do empreendedorismo em etapas subsequentes aplicando as ideias que vou dar. Confira:

1º dia: Inspiração

A primeira coisa que todo sonho empreendedor precisa ter é inspiração, e muita! A razão é óbvia: para que você não seja apenas mais um no mar de oportunidades que um empreendimento oferece, é precisa que seu combustível empresarial esteja nas alturas!

Por isso, aqui vai uma dica: pesquise sobre os fundadores e cofundadores das mais diversas empresas do seu segmento. Entenda quais são os valores, a missão e a ética seguida por eles na jornada empreendedora que mantêm. Saiba porque eles trabalham e como trabalham. O que fazem e o que não fazem.

Depois disso é muito mais fácil se sentir seguro de si e de seus objetivos empreendedores. O próximo passo, que pode ser tomado já no segundo dia do seu sonho empreendedor envolve educar-se.

2º dia: Educação

O que exatamente inclui essa educação? Quem quer empreender nunca pode esquecer que ser seu próprio chefe envolve espírito de auto liderança. Ou seja, o que antes era fruto das ideias e das estratégias de terceiros agora precisará partir de sua mente.

É aqui que entra o valor de se educar bem para empreender bem, ou de receber essa educação. Existem dezenas de boas opções de cursos para empreendedores iniciantes. Alguns são gratuitos como os do Sebrae; outros envolvem custo, mas que se forem bem escolhidos, dão ótimos resultados.

Eduque sua mente; eduque sua atitude; eduque sua linguagem; eduque sua personalidade empresarial; fala tudo isso com uma única meta: ingressar com autoridade em seu universo empreendedor!

A maneira de fazer isso está intrinsecamente ligada ao que você fará no próximo dia: absorver conhecimento de qualidade.

3º dia: Conhecimento

Para mergulhar completamente no seu ‘mar empreendedor’ você precisa de “equipamentos de segurança”, por assim dizer. Esse equipamento é o conhecimento. Quanto mais souber detalhes a respeito do seu mercado, mais fácil se torna definir prioridades ou ajustes no caminho.

Conhecimento de mercado é tudo no empreendedorismo. Pense, por exemplo, num empreendedor que vai para a frente de uma câmera e faz uma live no Facebook sem saber os termos corretos que se aplicam ao produto ou serviço que irá vender. Isso seria uma tragédia, não é mesmo?

O conhecimento mostrará seus benefícios em diversas outras áreas, mas deve ser amplo, preciso e bem detalhado. E ele pode ser adquirido (1) por meio de visitas frequentes a plataformas de concorrentes e (2) leitura aprofundada de livros e ebooks fornecidos em livrarias virtuais como a Amazon.

Depois de sugar tudo o que puder nas fontes certas, é hora de pesquisar o seu mercado.

4º dia: Pesquisa

Antes de planejar, é preciso pesquisar com intensidade as ofertas de produtos ou serviços similares aos que você vai oferecer na web. Como se faz isso?

Concentre-se em pontos como:

  • Descrição dos produtos e serviços nas plataformas de concorrentes
  • Perguntas feitas pelos visitantes e respostas que recebem
  • Especificações, preços, promoções e ofertas
  • Como os pedidos são feitos
  • Como os itens são pagos
  • Como é feito o acompanhamento do pedido
  • Como funciona o sistema de “Perguntas Frequentes”

Prestar atenção nesses e em outros detalhes similares fará com que sua mente empreendedora tenha uma boa base de formação ou de desenvolvimento. Daí é hora de imergir!

5º dia: Imersão

Ótimos cursos e palestras são oferecidos pelos que já ‘nadam’ no mar em que você vai se jogar. Existe algo mais instrutivo do que imergir nesse maravilhoso aprendizado coletivo?

Em muitas palestras abre-se a oportunidade de fazer perguntas e a sua pode ser selecionada. Uma dica: se houver um meio de enviar sua pergunta antecipadamente ao palestrante, não se esqueça de dizer que é a sua primeira imersão (se for verdade, é claro). Eles costumam fazer esse ‘agrado’ para gerar fidelidade e você terá uma consultoria de primeira qualidade!

6º dia: Interação

Quando seus neurônios estiverem a mil, é preciso começar a fechar lacunas sobre dúvidas que surjam sobre seu nicho de mercado. Como ir atrás das respostas?

A maneira mais intuitiva é participar de discussões nos vários fóruns e grupos da internet sobre o seu setor de mercado. Peça permissão para entrar nos grupos mais variados de discussão no Facebook, Twitter, WhatsApp, etc. Interaja com vontade perguntando e dizendo o que já aprendeu, e seu sonho empreendedor vai ficar ainda mais sólido e alcançável!

Nos próximos dias o foco começará a tomar forma!

7º dia: Foco

É bem possível que depois de uma semana seguindo as dicas que dei até agora o seu foco esteja bem intenso. Pense: até aqui você já se inspirou, buscou se educar, conhecer, pesquisar, imergir e interagir! Quanta coisa boa essa sua mente empreendedora tem agora! O que falta?

Pouca coisa é mais importante do que o foco. Como poderá adquiri-lo? Tire algumas horas num lugar silencioso e reflita sobre o que já absorveu até aqui. Comece a anotar, elaborar planilhas e pensar no que quer fazer nos próximos dias e semanas em relação ao seu empreendimento. Naturalmente você começará a elaborar uma estratégia.

Lembre-se também que para ter foco é preciso dizer “Não” para muitas coisas que podem te tirar do caminho. Elimine distrações e mantenha-se de olho no seu alvo.

8º dia: Estratégia

Segundo o Dicionário Aurélio online, estratégia envolve “explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados objetivos. ”

Agora é hora de pensar:

  • Que situações favoráveis preciso aproveitar? Como farei isso?
  • Que situações desfavoráveis preciso corrigir para empreender? Como corrigi-las?
  • Quais são as condições ideias que preciso criar para meu negócio fluir melhor?
  • Meus objetivos estão traçados em negrito ou ainda existem muitas dúvidas no ar?

Reflexões assim estão relacionadas à sua estratégia inicial de trabalho. Dê atenção a elas e busque as respostas que ainda estão pendentes antes de estruturar seu sonho empreendedor.

9º dia: Estruturação

Agora o momento é de construir; construir seu empreendimento nos mais diversos tipos de atuação que ele terá. Veja algumas perguntas nas quais poderá refletir ao estruturar seu empreendimento:

  • Meu negócio terá um braço físico, virtual ou ambos?
  • Como estruturar uma plataforma virtual de interações com os clientes?
  • Quem vai trabalhar comigo? Quais serão as funções desses colaboradores?
  • Que tipo de serviços precisarão de terceirização? Como farei esse contato?
  • Algum tipo de consultoria me seria útil nesse começo?
  • Qual é o meu caixa inicial?
  • Como farei o gerenciamento financeiro do empreendimento?
  • E, principalmente: esse meu empreendimento vai realmente ser útil e ajudar as pessoas no dia a dia? Isso é gerar valor!

Essas são apenas algumas das diversas questões envolvidas no começo da materialização do seu sonho empreendedor. Há muito mais em frente! O que você vai precisar mesmo é agir com conhecimento de fato e coragem! Nesse ponto de sua jornada, será a hora de colocar mãos à obra!

10º dia: Mãos à obra

Tudo o que você leu até aqui compõe apenas a base inicial do seu empreendimento. Os caminhos de um empreendedor de sucesso tomam rumos inesperados, mas precisam de postura assertiva e definida desde os primeiros passos.

Tenha certeza de que, ao seguir minhas dicas, seu sucesso não só será gradativamente alcançado, mas também sustentável. E ‘sustentabilidade financeira’ é o nosso forte aqui no Blog de Valor!

Um grande abraço,

André Bona

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Comentários

  1. Jose Neto    

    Ótimas dicas André!

    Sem dúvida são ótimos passos e estratégias para que deseja trilhar o caminho do empreendedorismo. Mãos à Obra!

    Parabéns pelo blog.

  2. Eilane Cristina    

    Ótimo artigo, ser empreendedor não é fácil eu comecei uma loja virtual a poucos dias focados no publico feminino, porem tive alguns problemas, gastos que só aparecem depois que entramos no negócio, consegui resolver porem antes de entrar eu devia ter me preparado melhor, me perdi no financeiro com compra de acessórios.. sou iniciante no ramo ai ja viu.. mais consegui resolver.. não é atoa que o SEBRAE vive repetindo direto que quem não se capacita tende a fecha as portas antes de 2 anos. parabéns pelo artigo.

  3. sapatos femininos    

    boa tarde, Gostaria de saber se tem algum curso de empreendedorismo online focado em lojas virtuais? pois penso em me especializar nessa área, um dos principais desafios e concorrer com as grandes lojas.

  4. Claro    

    Incrivel conteudo André, vc é um cara que me inspiro mt nos meus investimentos, adoro seu canal no youtube, assisto todos os videos, valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *