O Walmart estaria negociando a empresa de private equity norte-americana Advent International Corp a venda de 50% das operações da companhia no Brasil, de acordo com informações divulgadas ontem (22) pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. Os rumores do possível negócio chegam pouco mais de dois anos depois de a varejista definir uma série de mudanças da rede para o mercado brasileiro.
Segundo informações de Jardim, a gestora de fundos teria interesse em adquirir metade das operações da varejista norte-americana no Brasil,embora ainda não tenha sido definido qualquer formato sobre uma possível sociedade entre as partes. Ainda de acordo com a publicação, fontes familiarizadas com o assunto confirmaram que o Advent estuda a possibilidade de entrada em um modelo de negócios semelhante ao do Walmart no Brasil já há algum tempo.
Mudanças no mercado nacional
A informação de uma possível conversa entre a varejista norte-americana e o Advent International acontece dois anos depois de o Walmart iniciar o processo de reestruturação de suas operações no Brasil em uma tentativa de melhorar seu desempenho no mercado nacional.
Pressionada pela matriz norte-americana devido ao fraco desempenho no Brasil, a rede anunciou, em 2015, uma profunda reestruturação no país, que incluía o fechamento de lojas e alterações de conceito. As mudanças seguiram até o final de 2017.
Em outubro de 2017, o Walmart confirmou um investimento de R$ 1,5 bilhão para reforma de parte de suas unidades no mercado brasileiro nos próximos anos e anunciou o fim das bandeiras Nacional e BIG – lideres no Sul do país, e Bompreço – bastante forte no Nordeste, que seriam convertidas para Walmart.
Já no mês passado, a rede informou ao mercado que estaria deixando de trabalhar com estoque próprio na internet para vendas no Brasil, passando a focar suas operações de e-commerce no marketplace – aproximando vendedores e compradores. Na época, o Walmart informou, em nota, que a decisão de integrar varejo físico e online fazia “parte da estratégia internacional da companhia” e que iria “proporcionar mais agilidade e eficiência ao negócio e trazer mais opções de produtos e serviços aos clientes”.
Atualmente, o Walmart possui quase 500 lojas – entre supermercados e hipermercados – em território brasileiro e um faturamento de R$ 29,6 bilhões, de acordo com dados de 2016. A gestora Advent International e o Walmart não se pronunciaram sobre o assunto.
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!