HASH11, o primeiro fundo de criptomoedas com cotas negociadas na bolsa de valores brasileira
Saiba mais sobre esse fundo de índice criado especificamente para quem deseja investir em criptomoedas
O que é um ETF?
Os exchange traded funds, ou ETFs, são fundos de investimento que replicam a performance de um índice do mercado financeiro. Portanto trata-se de um fundo de gestão passiva. Ou seja, a composição de ativos não busca superar um benchmark, mas segui-lo.
O que é o ETF HASH11?
HASH11 pode ser uma alternativa mais segura para quem deseja se expor aos criptoativos. O Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice, aprovado pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários em março de 2021, foi o primeiro fundo de criptomoedas com cotas negociadas na bolsa de valores brasileira.
Ele investe em cotas de outro ETF (o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF), negociado no exterior O portfólio do HASH11 é composto por uma cesta de 6 ativos, divididos em percentuais variados (recalculados trimestralmente). Com investimento em cotas do fundo de índice alvo, integram o fundo as moedas: – bitcoin (BTC); – ethereum (ETH); – litecoin (LTC); – bitcoin Cash (BCH); – chainlink (LINK); – stellar Lumens (XLM).
Como funciona o HASH11?
Vale a pena investir em HASH11?
A remuneração para investidores brasileiros se dá pela valorização da cota. Se as moedas aumentam de preço, a cotação do ETF também sobe e você pode ter lucro ao vender suas cotas. Já em um cenário de queda, o preço da cota cai e você pode ter prejuízo ao vendê-las.
Quais são as vantagens e riscos do ETF HASH11?
Vantagens – simplicidade: é possível adquirir o ETF na bolsa de valores, realizando a compra de cotas no home borker; – regulação da CVM: ser regulamentado permite a uma exposição mais segura em relação às criptomoedas na bolsa de valores brasileira; – carteira diversificada: o investimento via ETF pode aumentar a diversificação do portfólio do investidor, que poderá se expor a diferentes moedas digitais de uma só vez; – segurança: você conta com armazenamento por custódia institucional, além da regulação e fiscalização promovida pela CVM.
Quais são as vantagens e riscos do ETF HASH11?
Riscos – volatilidade: o comportamento das criptomoedas é muito variável, com oscilações de grande impacto em um mesmo dia; – taxas: os ETFs envolvem custos específicos, por conta da remuneração do gestor profissional.
Para qual perfil de investidor ele é adequado?
Considerando os riscos, o ETF de criptomoedas pode ser mais adequado para investidores entre moderados e arrojados. Esses perfis estão mais dispostos a se expor aos riscos e às frequentes oscilações dos ativos, buscando maior potencial de ganhos.
Como investir em ETF HASH11?
Se você deseja investir nesse fundo de índice, é preciso buscar a intermediação de um banco de investimentos. Assim, terá acesso à bolsa de valores e poderá comprar as cotas do ETF HASH11. Para começar, pode ser interessante investir pouco capital, manejando os riscos.