Close Menu
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
Últimos artigos

Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?

15 de maio de 2025

Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!

13 de maio de 2025

Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!

8 de maio de 2025

Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?

6 de maio de 2025
RSS
André Bona
  • Para Você
    • Calculadora de sonhos
    • Grupos de Estudos
      • Ações
      • Ações II
      • Comportamento do Investidor
      • Desenvolvimento Pessoal
      • Estratégia e Liderança
      • Finanças Pessoais
      • Mentalidade Financeira
      • Mercados Eficientes
      • O Investimento Perfeito
    • Mentoria Individual
      • de Finanças Pessoais
      • de Investimentos
      • de Ações
    • Meus livros
      • Finanças na vida real
      • O Investimento Perfeito
  • Para Empresas
    • BPO Financeiro
    • Produção de conteúdo
    • Treinamento Corporativo
  • Sobre
RSS
André Bona
Início » 5 Maneiras de reduzir custos na sua empresa
Negócios & Tecnologia

5 Maneiras de reduzir custos na sua empresa

Autor ConvidadoBy Autor Convidado17 de março de 2021Updated:19 de março de 2021Nenhum comentário5 Mins Read
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
3 minutes

A principal solução para aperfeiçoar rotinas, diminuir falhas e melhorar os resultados é a redução de custos. Especialmente em tempos de crise, essa redução se tornou um feito indispensável.

As empresas atualmente estão vivendo um momento econômico pouco favorável se compararmos com dois ou três anos atrás. E a alteração no panorama faz com que elas tenham que reconsiderar seus gastos, fazer o remanejo de operações e reduzir custos altos.

Se você se encontra em um cenário como esse, listamos aqui 5 maneiras de reduzir custos na sua empresa. Confira!

1.Saiba escolher os seus fornecedores

 

O ideal é sempre se manter atualizado para escolher seus fornecedores. Faça pesquisas, cotações de valores e renegocie – caso o fornecedor concorrente ofereça algo mais em conta.

Lembre-se de que contratos que podem gerar um custo fixo sem necessidade no futuro devem ser evitados – exceto se o investimento valer a pena. Então não perca tempo e converse sobre as altas de preços no momento exato em que elas acontecem.

Essas medidas podem ajudar o seu negócio a reduzir custos e lidar melhor com situações de dificuldade.

 

2.Gerencie o seu estoque

 

Se a sua empresa precisa reduzir custos, gerencie o seu estoque e veja como estão as coisas. Avalie movimentações, mercadorias paradas e aquelas que possuem maior rotatividade.

 

A gestão de estoque pode gerar muito prejuízo se for mal feita. Afinal, o estoque é uma das questões mais estratégicas de uma empresa. Se faltam produtos, vendas são perdidas – assim como prejuízos são apurados quando sobram itens.

O equilíbrio entre oferta e demanda deve ser bem executado para não refletir financeiramente no seu negócio. Com uma profunda análise o gestor pode organizar o estoque da maneira mais lucrativa possível – e reduzir custos.

 

3.Avalie se o gasto é necessário

 

Para reduzir gastos, existem itens que podem ser substituídos de imediato. Por exemplo, é possível economizar energia em uma empresa.

Para isso, é necessário investimento, como trocar as lâmpadas antigas por iluminação de LED, reformar as instalações elétricas e orientar os funcionários a desligar completamente seus aparelhos de trabalho após o uso. Contudo, os resultados tendem a aparecer no médio prazo – resultando em economia.

Economizar dinheiro também envolve incentivar os seus funcionários a não utilizarem copinhos de plástico, por exemplo. Pode parecer simples, mas com pequenas economias uma empresa pode gerar grandes reduções de custo.

Além disso, aderir ao uso de canecas e copos não descartáveis, além de ser econômico, contribui para tirar os copos descartáveis de circulação. Ou seja, este será um avanço muito importante em se tratando da sustentabilidade.

 

4.Incentive a colaboração de seus funcionários

 

Uma outra maneira de reduzir custos na sua empresa é incentivar a participação de seus funcionários nessa empreitada. Crie campanhas internas a favor da economia de água, energia elétrica e outros recursos que contribuem para o bem-estar de todos.

Peça sugestões de como economizar no dia a dia. Além de gerar comprometimento, essa prática deixa os seus funcionários ainda mais cientes sobre a necessidade do uso adequado dos materiais da companhia.

Então desperte o sentimento de unidade em todos e seja transparente quanto ao momento atual que a empresa vive e a necessidade de reduzir custos. Com a ajuda de todos, sua companhia conseguirá lidar com a crise de maneira mais fácil.

5.Invista no digital

 

A Era Digital chegou há bastante tempo e as empresas não podem mais ignorá-la. Você pode investir no digital de diversas maneiras na sua empresa. E nem sempre é necessário gastar dinheiro para isso.

O primeiro passo pode ser eliminar a circulação de papéis sempre que possível. Se a sua empresa ainda não adotou essa prática, pode ser o momento certo de fazê-lo.

Adotar práticas que visam desburocratizar o trabalho como um todo também é bastante interessante. Avalie quais os pontos fracos do digital no seu negócio e considere serviços especializados.

Um bom exemplo são ferramentas que modificam formatos de arquivo, como a SmallPDF. Além de converter PDF em Word, ela facilita todo o trabalho de edição de documentos. Esta ferramenta também oferece recursos para destacar e adicionar texto, imagens, anotações à mão livre, preenchimento de formulários, assinatura de contratos eletronicamente e fechar negócios em poucos passos.

Como você viu, uma ferramenta é capaz de agilizar diversos processos na empresa – e reduzir custos, inclusive de tempo. Por isso, pode valer a pena avaliar a possibilidade.

 

Conclusão

Você acompanhou 5 maneiras de reduzir custos na sua empresa. Para aperfeiçoá-las, você ainda pode pensar em estratégias conforme o seu ramo de negócios.

Certamente, implementando essas dicas no seu dia a dia, você conseguirá lidar melhor com momentos de dificuldades e manter seu negócio saudável e cada vez mais sólido!

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o nosso blog!

 

 

 

como reduzir custos gerenciar estoque índices de lucro investir no digital lidar com a crise redução de custos reduzir custos na empresa tempos de crise
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Autor Convidado

Este artigo foi produzido por um autor parceiro e/ou convidado com a finalidade de compartilhar suas opiniões sobre temas diversos e contribuir com o site.

Related Posts

Quais são as 7 marcas mais valiosas do Brasil? Descubra!

4 de março de 2025

O que é a inovação disruptiva no mercado empresarial? Descubra!

31 de dezembro de 2024

Negócios lucrativos: 7 áreas para começar a empreender

19 de dezembro de 2024

Megatendências: o que são e como podem impactar os negócios?

21 de novembro de 2024
Ibovespa
Monitore todos os mercados no TradingView
Pesquisa no site
Artigos Recentes
  • Escala Likert: como usar no ambiente corporativo?
  • Conheça os 7 tipos de sociedade empresária!
  • Quanto custa um funcionário para a empresa? Entenda!
  • Metodologia Lean: como ela melhora a eficiência do negócio?
  • Como declarar Imposto de Renda para Pessoa Jurídica? Passo a passo!
  • Rolling Forecast: como funciona essa metodologia de gestão orçamentária?
  • Por que uma boa gestão orçamentária é essencial para o sucesso da sua empresa?
  • 7 Erros comuns na gestão de finanças corporativas
  • Saiba o que é pipeline de vendas e as vantagens para sua empresa!
  • Selo GPTW: como se tornar uma empresa Great Place to Work?
Artigos por categoria
Arquivo de artigos
PR Newswire

© 2024 AB Consultoria e Treinamento. Todos os direitos reservados.

Termos e condições de uso.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Fale conosco agora!