Existem diversos profissionais do mercado financeiro e que todo investidor deve conhecer. Afinal, quem não domina as principais profissões dessa área pode confundir as funções de cada um e ter dificuldades para identificar a quem recorrer.
Nesse sentido, entender quais são as responsabilidades e a atuação dos profissionais é importante para tomar melhores decisões. Ao compreender o assunto, você não corre o risco de buscar quem não tem a qualificação necessária para atender às suas demandas.
Pensando nisso, este artigo apresentará os 6 principais profissionais do mercado financeiro para você conhecer. Continue a leitura e confira!
1. Assessor de investimentos
Anteriormente, o assessor de investimentos era conhecido como agente autônomo de investimentos (AAI). Esse profissional do mercado financeiro tem o objetivo de apresentar investimentos que estejam alinhados ao perfil e às metas de cada investidor.
O serviço prestado pelo assessor de investimentos é gratuito para quem investe. Para isso, o profissional atua com a distribuição de alternativas do portfólio de uma instituição financeira. Assim, ele considera as suas características e apresenta o que pode ser mais adequado para você.
Vale ressaltar que o assessor não pode recomendar ou fazer análises de investimentos. Além de não atuar de forma consultiva, ele não está autorizado a tomar decisões no seu lugar.
Na prática, a principal função desse profissional é explicar as oportunidades disponíveis e tirar suas dúvidas para que você possa escolher os investimentos que façam mais sentido para o seu portfólio. Para atuar, o assessor de investimentos precisa ter certificação Ancord.
2. Planejador financeiro
Já o planejador financeiro tem uma atuação focada no investidor e em suas necessidades. Ele tem qualificação e experiência relacionadas às diferentes possibilidades do mercado financeiro.
Embora não seja obrigatório, muitos profissionais possuem o certificado de planejador financeiro (CFP). Dessa forma, eles podem entregar ainda mais confiança e qualidade no atendimento ao cliente.
Em relação aos serviços prestados, o trabalho do planejador financeiro começa com a compreensão das necessidades, interesses e possibilidades do investidor. Depois, ele faz uma avaliação sobre o seu nível de organização nas finanças e disponibilidade de recursos.
Com essas informações, o profissional pode criar uma estratégia de planejamento financeiro completo. O processo inclui a eliminação das dívidas, a otimização do orçamento e o estabelecimento de formas de investir.
O profissional também ajuda a esclarecer dúvidas e favorece o controle financeiro. Ele ainda pode auxiliar no planejamento tributário e na gestão de patrimônio, entre outras funções. Em todos os casos, o foco está em melhorar a saúde financeira do cliente e realizar seus planos.
3. Consultor de investimentos
O consultor de investimentos é um profissional apto a analisar e recomendar investimentos. Ele também pode orientar os investidores, pois sua atuação é personalizada e considera as características e necessidades dos clientes.
O atendimento desse profissional do mercado financeiro começa com a identificação do seu perfil de investidor, objetivos e capacidade financeira. Com esse mapeamento, o consultor pode recomendar carteiras e estratégias, além de sugerir a realização de operações.
Para isso, ele deve apresentar as alternativas do mercado de maneira clara, sem promessas de retorno garantido, e esclarecer todos os riscos presentes. O objetivo é garantir que você terá uma visão realista dos investimentos e das possibilidades de resultados.
Contudo, vale ressaltar que o cliente pode acatar ou não as recomendações do consultor de investimentos. Também não é o profissional que fica responsável por executar as operações ou gerir a carteira do investidor.
4. Analista de investimentos
Além das profissões do mercado financeiro apresentadas até aqui, há, ainda, o analista de investimentos. Uma das principais responsabilidades desse profissional é elaborar análises baseadas nas condições do mercado e dos investimentos.
A depender do objetivo e da estratégia — e da certificação que o profissional possui —, o analista pode utilizar a análise técnica ou fundamentalista, considerando projeções e características do cenário político e econômico. Com seu conhecimento e experiência, o profissional também pode fazer recomendações para os investidores.
Seu objetivo é ajudá-los a encontrar boas oportunidades no mercado financeiro. As análises também podem favorecer a definição de estratégias e a diversificação da carteira tanto dos investidores quanto de quem visa especular no mercado.
A atuação do analista de investimentos é mais comum em gestoras e instituições financeiras. Para que ele possa atuar no mercado, é necessário que o profissional tenha a Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI).
5. Gestor de investimentos
Todo investidor também deve conhecer o trabalho do gestor de investimentos. Em geral, trata-se de um profissional que atua nas instituições responsáveis pelos fundos de investimento — conhecidas como gestoras.
Nesse sentido, o profissional é responsável por realizar análises e tomar decisões de investimento com o patrimônio do fundo. Para isso, ele deve considerar a estratégia definida e realizar uma gestão ativa ou passiva.
Gestores que seguem abordagens ativas buscam obter lucros com a compra e venda de títulos, ativos e derivativos, aproveitando as oportunidades que surgem no mercado. Nesse caso, o objetivo é superar o desempenho de um indicador de mercado (benchmark).
Já a estratégia passiva foca em acompanhar o desempenho de um indicador. Ele também pode atuar replicando a carteira teórica e a rentabilidade de um índice, como ocorre nos exchange traded funds (ETFs). Para ter a autorização necessária para atuar no mercado, o gestor deve ser certificado ter um registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
6. Gerente de banco
O gerente de banco também é um profissional do mercado financeiro. Ele atua em instituições bancárias e tem como uma de suas funções cuidar da conta corrente dos clientes. É a ele que você deve recorrer quando precisar de um estorno ou mudança no pacote de serviços, por exemplo.
Além disso, o gerente pode apresentar e explicar investimentos e outras possibilidades (como soluções de crédito) oferecidos pelo banco. Portanto, esse profissional atende dezenas ou até centenas de clientes simultaneamente.
Logo, o gerente terá mais dificuldade para oferecer um atendimento personalizado e contínuo. Ademais, é comum que os contatos com os correntistas aconteçam em momentos específicos, quando existe uma demanda pontual.
Agora você conhece 6 dos principais profissionais do mercado financeiro. Assim, se você precisar de suporte para esclarecer dúvidas ou para outras soluções no campo das finanças e investimento, ficará mais fácil saber qual prestador de serviços buscar.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo! Acesse pelo Facebook, Instagram ou YouTube!