4 minutes

Uma das maiores dúvidas dos investidores, especialmente dos iniciantes, é qual a melhor forma de investir dinheiro e acumular patrimônio. Você também tem esse questionamento? Em caso positivo, vale esclarecê-lo o quanto antes.

Afinal, quanto mais conhecimento sobre investimentos você tiver, mais completa pode ser a sua análise para escolher a melhor alternativa para seu perfil de investidor e objetivos. Assim, é possível elaborar uma estratégia que o leve à realização das suas metas financeiras.

Para entender mais sobre o assunto e conhecer qual é a melhor forma de investir dinheiro e acumular patrimônio, continue a leitura deste post!

Por que investir pensando no acúmulo de patrimônio?

Para começar, é importante entender por que é preciso investir pensando no acúmulo de patrimônio. Veja os principais motivos para buscar esse objetivo!

Segurança financeira

A segurança financeira é o que permite viver com mais tranquilidade em relação ao orçamento. Quando você a conquistar, provavelmente terá menos preocupações para lidar com seus gastos diante de uma crise, por exemplo.

Para tanto, também vale conhecer o conceito de reserva de emergência. Ela consiste em um montante que corresponde a, pelo menos, 6 meses das suas despesas. Assim, diante de imprevistos — como a perda de emprego — você terá condições de manter o sustento enquanto busca novas oportunidades de renda.

Após a formação da reserva, o acúmulo de patrimônio pode ampliar a segurança financeira. Isso porque você terá ainda mais recursos disponíveis para realizar os seus objetivos ou lidar com situações de emergência.

Liberdade financeira

Muitas vezes, a liberdade financeira é confundida com a independência financeira — conceito que você entenderá no próximo tópico. Na prática, ela é relacionada à autonomia para tomar decisões e manter o estilo de vida que gosta, sem ter tantas preocupações com dinheiro.

Além disso, essa autonomia se refere a não dependência de uma terceira pessoa para obter ou complementar seu sustento.

Independência financeira

Já a independência financeira é conquistada quando a pessoa não precisa mais trabalhar para manter o seu estilo de vida. Nesse caso, o rendimento do montante acumulado é capaz de cobrir todos os custos do seu dia a dia.

Tanto a segurança quanto a liberdade e a independência financeira são benefícios conquistados por meio do acúmulo de patrimônio. Dessa maneira, elas são razões concretas para investir dinheiro a fim de alcançar um montante que permita ter uma vida tranquila e da forma que você deseja.

Qual a melhor forma de investir dinheiro?

Agora que você já sabe a importância de investir dinheiro para acumular capital, é o momento de descobrir qual é a melhor forma de realizar investimentos.

Confira os principais passos para investir e acumular patrimônio!

Conheça o seu perfil de investidor

O perfil de investidor demonstra as suas características em relação aos investimentos, especialmente à sua tolerância aos riscos. Com ele você pode se guiar nas escolhas e evitar se expor a riscos maiores do que a sua estratégia pode suportar.

Vale saber que existem 3 tipos de perfil de investidor: o conservador, o moderado e o arrojado. O primeiro é o que menos tolera riscos, priorizando a segurança, enquanto o terceiro é o que mais se arrisca ao investir buscando melhores rentabilidades.

Identifique seus objetivos financeiros

Os objetivos financeiros englobam o que você pretende conquistar por meio dos investimentos. Então identificá-los é fundamental para direcionar cada aporte. Afinal, as alternativas do mercado podem se adequar a diferentes metas e prazos do investidor.

Se a sua expectativa é montar uma reserva de emergência, por exemplo, costuma ser interessante investir em aplicações de renda fixa, com proteção e liquidez diária. Assim, você deixa o seu dinheiro mais seguro e pode retirá-lo no momento que precisar.

Contudo, se a intenção é o acúmulo de patrimônio para aposentadoria, os investimentos de renda variável e os títulos de longo prazo, mesmo sem liquidez diária, tendem a se encaixar nas estratégias de alocação.

Onde investir pensando no acúmulo de patrimônio a longo prazo?

Como você aprendeu, é fundamental conhecer as alternativas de investimentos para fazer as melhores escolhas para os seus objetivos. Na sequência, você conhecerá investimentos que podem ser utilizados para acumular patrimônio a longo prazo.

Confira!

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título do Tesouro Direto — um programa do Tesouro Nacional cujo objetivo é garantir o acesso da população aos títulos federais. Essas aplicações funcionam como um empréstimo ao Governo que, por sua vez, utiliza o montante para financiar suas atividades.

Em troca, o investidor recebe os juros acordados. No Tesouro IPCA, o rendimento acontece de duas formas. O retorno é composto por uma taxa prefixada, em um percentual fixo, e outra pós-fixada — atrelada ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

LCI e LCA

LCI e LCA são as siglas para letras de crédito imobiliário e letras de crédito do agronegócio, respectivamente. Assim como os títulos do Tesouro Direto, funcionam como um empréstimo feito pelo investidor. Porém, nesse caso, as aplicações são emitidas por instituições financeiras.

Os recursos obtidos são utilizados pelas instituições para a disponibilização de crédito para o setor imobiliário e do agronegócio. Essas alternativas são protegidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que oferece proteção até o limite estabelecido, e são isentos de Imposto de Renda.

Ações

As ações são partes do capital social de uma empresa listada na bolsa de valores. Desse modo, ao comprar um papel, o investidor se torna sócio da companhia e pode participar de seus resultados. Além disso, é possível obter ganhos de diferentes formas, como diante da valorização das ações e da distribuição de dividendos.

Essa alternativa é da renda variável, então tem maior exposição à volatilidade e às oscilações do mercado. Assim, não há garantias em relação aos ganhos, existindo chances de ter prejuízos. Logo, existem mais riscos, embora o potencial de retorno também seja maior em comparação à renda fixa.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários (FIIs) são um tipo de investimento coletivo da renda variável. Nele, os investidores adquirem cotas de participação para se expor aos resultados obtidos. Já o montante reunido pelos aportes forma o patrimônio do fundo e é administrado por um gestor profissional.

No caso dos FIIs, o foco dos investimentos é o mercado imobiliário. Desse modo, eles podem investir em títulos de renda fixa ligados ao segmento de imóveis, diretamente em empreendimentos ou em cotas de outros fundos. A estratégia de alocação varia de acordo com o fundo.

Vale destacar que o rendimento dos fundos imobiliários é obtido por meio do recebimento de dividendos ou pela venda de cotas após a sua valorização. Portanto, podem ajudar na composição de renda passiva e no acúmulo de patrimônio.

Ainda, existem outras alternativas no mercado, tanto em renda fixa quanto na renda variável. Então vale a pena pesquisá-las e aprofundar os seus conhecimentos para conseguir identificar as melhores oportunidades para compor a sua carteira.

Ao longo deste post, você entendeu qual é a melhor forma de investir dinheiro e acumular patrimônio. Agora, você pode colocar em prática essas dicas para ajudar na elaboração de uma estratégia de investimentos adequada ao seu perfil e objetivos!

Você ainda não começou a sua estratégia de investimentos? Conheça 4 dicas para começar a investir hoje mesmo!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply