Você sabia que pode usar o cinema como estratégia para entender sobre o mercado financeiro? Ao assistir filmes sobre investimentos, além de aproveitar o entretenimento, é possível tirar algumas lições valiosas.

Seja ficções, documentários ou obras inspiradas em fatos reais, muitas histórias apresentam enredos interessantes que entretêm e ensinam. Pensando em colaborar com o seu aprendizado, neste artigo você encontrará 7 filmes com foco no mercado e em investimentos.

Acompanhe a lista!

O Lobo de Wall Street (2014)

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street) é um longa-metragem, baseado em fatos reais, que apresenta a história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores. O filme foi estrelado por Leonardo DiCaprio, dirigido por Martin Scorsese e recebeu diversas indicações a prêmios.

Embora apresente uma história controversa — repleta de atos ilícitos e drogas —, serve para mostrar um pouco sobre o funcionamento do mercado financeiro. Jordan Belfort ganhou destaque ao operar com penny stocks, as ações que custam menos de 1 dólar.

O filme narra toda a história dele no mercado financeiro, começando desde seu início como corretor em uma empresa de Wall Street até sua ascensão com a sua própria empresa. Assim, mostra muito do mercado financeiro e de como parte desse setor funcionava nos anos 1980 e 1990.

Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Continuando na Wall Street dos anos 1980, outra alternativa é o filme “Wall Street: Poder e Cobiça”. Ele conta a história de um jovem corretor que encontra uma oportunidade única de trabalhar com uma de suas referências no mercado.

Contudo, para obterem sucesso e aumentarem suas fortunas, ambos fazem uso de diversas atitudes questionáveis e até ilícitas. Assim, a trama apresenta como a vida de ambos mudou e mostra que, ao mesmo tempo em que os ganhos são maiores, os riscos acompanham.

Com esse enredo, o filme consegue despertar diversos questionamentos sobre até onde as pessoas estão dispostas a ir para alcançarem o que querem. Dessa forma, pode ser uma história interessante para entender mais sobre a Wall Street do passado.

A Grande Aposta (2015)

Contando uma história mais atual, o longa “A Grande Aposta” (The Big Short) é mais um inspirado em fatos reais — com base no livro de mesmo nome. O enredo se passa no mercado norte-americano antes da grande crise dos subprimes, em 2008.

No filme, um grupo de investidores e empresários consegue prever o que cenário caótico que estava por vir e se adiantar. Assim, eles passam a, de certa forma, apostar contra o próprio mercado com objetivo de alcançar ganhos altíssimos.

A história mostra como até as crises mais abrangentes podem apresentar oportunidades para que se beneficiar. A trama recebeu diversas indicações a prêmios e se tornou um dos filmes mais vistos sobre investimentos.

Como ser Warren Buffett (2017)

O documentário “Como ser Warren Buffett” (Becoming Warren Buffet) conta a história de um dos mais bem sucedidos investidores de todos os tempos. O enredo é focado em toda a sua trajetória — desde os primeiros anos, em Nebraska.

Para investidores, sejam eles iniciantes ou com mais experiência, a obra é quase obrigatória. Além de conhecer mais sobre Buffett e sua vida, você pode tirar de lá valiosas lições para aplicar em suas estratégias de investimento.

Trabalho Interno (2011)

Também para os que têm preferência por documentários, há a opção de assistir “Trabalho Interno” (Inside Job). Assim como “A Grande Aposta”, a história tem como enredo a crise global de 2008.

Contudo, esse filme é mais focado em um trabalho de pesquisa e entendimento sobre o assunto. Com narração do premiado ator Matt Damon, o documentário busca apresentar os cenários que tornaram possível tamanha crise.

A peça é dividida em cinco partes e busca, em cada uma delas, apresentar todo o ambiente político e econômico da época. Para os espectadores, é uma oportunidade de compreender um importante tópico da história global — indo muito além que apenas a crise de 2008.

Grande Demais para Quebrar (2011)

“Grande Demais para Quebrar” (Too Big to Fail) é outro filme sobre o mercado financeiro ambientado na crise de 2008. A história dele tem como tema central as discussões e as negociações do Governo dos Estados Unidos para controlar a crise.

Inspirado em fatos reais, o filme busca apresentar os bastidores daquela época. A trama conta algumas das negociatas e destaca os atos — tanto lícitos quanto ilícitos — e a sequência de acontecimentos da crise que impactou o mundo.

The China Hustle (2017)

A trama The China Hustle conta a história de grandes empresas chinesas, do mercado de ações e de fraudes milionárias. O documentário apresenta uma história provocadora e que foge do convencional.

A obra busca registrar não apenas os momentos específicos para a narrativa, mas também o dia a dia de cada personagem. Em alguns momentos o telespectador sente que existe uma mistura entre filme de ficção e documentário. A construção é pensada de forma muito delicada e coerente com a proposta.

The China Hustle é um documentário marcante para o gênero, com descobertas e reviravoltas que podem ser comparadas aos roteiros de Hollywood. Após assistir esse longa, os investidores podem repensar os seus investimentos e ter o dobro de cautela com as possibilidades apresentadas.

Por que acompanhar os filmes sobre o mercado?

Como você viu, há diversos filmes interessantes sobre o mercado financeiro. Desse modo, eles se configuram em uma ótima oportunidade para aproveitar uma noite em família para se divertir e continuar se atualizando sobre o mercado.

Além dos filmes, os documentários apresentam uma visão real sobre determinados fatos. E as entrevistas conseguem destacar pontos de vistas de pessoas que estiveram envolvidas em grandes momentos da história. Assim, são cheios de boas informações.

Agora você tem 7 ideias de filmes e documentários sobre investimentos. Com histórias fictícias ou inspiradas em fatos reais, eles são alternativas interessantes para se divertir e aprender. Aproveite a opção para entender mais sobre o funcionamento do mercado!

Quer saber como iniciar seus investimentos? Conheça 7 dicas para começar bem!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *