Você já se perguntou como ganhar dinheiro na bolsa de valoresOs investimentos encontrados nela atraem os investidores, principalmente em tempos de Selic em queda. Todavia, é comum ficar com receio de entrar nesse mercado. 

O medo tem razão de existir. Afinal, os riscos são maiores. Para começar a ganhar dinheiro na bolsa, é preciso ter algumas atitudes e seguir estratégias definidas. Assim, você terá mais segurança na hora de investir e embasamento para comprar seus papéis. 

Para ajudar, neste texto você conhecerá 5 dicas sobre como ganhar dinheiro na bolsa de valores. Acompanhe! 

1. Conheça seu perfil de investidor 

Nossa primeira dica sobre como ganhar dinheiro na bolsa é conhecer seu perfil de investidor. É ele que vai ajudar a investir de acordo com os seus objetivos, escolher os investimentos compatíveis com seu grau de risco e basear suas decisões na bolsa. 

Basicamente, podemos dividir os investidores em 3 categorias: os conservadores, os moderados e os arrojados. Cada um tem características próprias e um nível de risco que está disposto a suportar. 

Os conservadores são os que preferem investimentos mais seguros, fugindo dos riscos altos. Mesmo que a perspectiva de lucro seja limitada nas opções mais seguras, eles valorizam as oportunidades cautelosas. 

Os arrojados, por sua vez, lidam bem com riscos altos em busca de maiores possibilidades de lucro na carteiraJá os moderados têm características dos dois grupos: buscam investimentos seguros, mas aceitam riscos mais altos do que os conservadores. 

2. Defina seus objetivos 

Outra dica fundamental para ganhar dinheiro na bolsa é definir os seus objetivos. Ao fazer isso é possível otimizar os investimentos de acordo com o que se deseja. 

Definir objetivos significa, basicamente, entender o que você quer fazer com os investimentos e os potenciais retornos delesOnde quer chegar com o dinheiro aportado na bolsa de valores? A definição é muito pessoal. Afinal, cada pessoa tem objetivos diferentes. 

Podemos dar alguns exemplos, como se aposentar, aumentar o patrimônio, comprar bens duráveis no futuro etc, conquistar a independência financeira. O que você deve entender é que é fundamental saber o que pretende com os investimentos. 

Seus objetivos ajudam a escolher as alternativas que condizem com as suas aspirações. Se você quer ter uma renda passiva para aposentadoria, suas estratégias podem ser diferentes de quem pretende fazer da especulação na bolsa o seu trabalho principal, por exemplo. 

3. Entenda o mercado e as alternativas 

Na hora de investir na bolsa de valores, é fundamental entender o mercado e todas as alternativas para ganhar dinheiro nele. Aqui, nossa dica é manter uma rotina de estudos sobre o assunto para adquirir conhecimento. 

Como falamos, a bolsa de valores pode ser um pouco desafiadora no começo. Isso acontece, principalmente, por conta de siglas e termos estrangeiros, da diversidade de investimentos da volatilidade. 

Por isso, o estudo é tão importante: mantendo-se atualizado, você vai se acostumar com os termos e indicadores. Além disso, é preciso ter noção do próprio mercado, além de saber analisar a situação das empresas e outros fatores relevantes. 

Nesse sentido, é válido destacar que a bolsa não se limita às Ações. Nela, é possível negociar também Fundos Imobiliários, ETFs (fundos de índice), BDRs (certificados de Ações estrangeiras). 

Uma dica para entender mais é buscar conhecimento em sites — mas lembre-se de verificar a autoria e a credibilidade dos textos. Também vale acompanhar análises de especialistas. Fazer cursos sobre o assunto é outra das melhores formas de aprender sobre o mercado e as operações. 

Entender todas as alternativas do mercado também lhe ajuda a encontrar oportunidades próprias para o seu caso. Por exemplo, é possível ter ganhos na bolsa mesmo investindo pouco, sabendo quais são as possibilidades de fazer pequenos aportes no início. 

4. Conheça os riscos envolvidos 

Como você viu, aprender sobre o mercado é importante para fazer escolhas de acordo com os seus objetivos. Quando se fala sobre isso, um tema fundamental diz respeito aos riscos envolvidos no investimento na bolsa de valores. 

Ao comprar Ações de uma empresa, por exemplo, você se torna sócio dela. Assim, os seus resultados  e seus riscos  estão ligados ao desempenho da companhia. Se o negócio passar por dificuldades, sua carteira sentirá o impacto negativo. 

Portanto, investir na bolsa de valores requer manejo de risco. Se o seu foco está no longo prazo, é importante pesquisar sobre cada empresa que você deseja investir. Analisando, entre outras questões, a possibilidade lucro dela e o histórico nos últimos meses e anos. 

Lembre-se de que você não tem garantia de ganhar dinheiro em investimentos de renda variável. Os resultados estão ligados à volatilidade do mercado. Logo, é essencial conseguir pesar os riscos para saber lidar com os seus investimentos. 

5Saiba como é possível ganhar dinheiro 

Por fim, vale a pena saber que existem diversas formas de ganhar dinheiro na bolsa de valores, você sabe como identificar cada uma? Muitas pessoas pensam que o lucro só acontece ao comprar por um preço baixo para vender por um valor maior no futuro. 

Essa é sim um das oportunidades. Mas é viável, ainda, obter ganhos com recebimento de proventos de empresas ou de Fundos Imobiliários. Além disso, existe a possibilidade até mesmo de lucrar quando a bolsa está em queda. 

Isso acontece na especulação. Quem atua como day trader ou realiza outras estratégias de trade pode operar com a bolsa em alta ou em baixaContudo, as negociações têm um risco mais alto, por aumentar a exposição à volatilidade. 

De outro lado, há os investidores de longo prazo. Eles podem lucrar com a valorização dos investimentos ou com dividendos. Os dividendos são uma parcela do lucro da empresa ou do fundo, que é distribuída de forma proporcional às Ações ou cotas que você adquiriu. 

A escolha da sua estratégia na bolsa depende bastante do perfil de investidor. Pessoas mais arrojadas podem se arriscar mais na especulação. Enquanto isso, investidores moderados podem se sentir mais seguros no longo prazo. De modo geral, conservadores não costumam se expor aos riscos da bolsa. 

Aplicando nossas 5 dicas sobre como ganhar dinheiro na bolsa de valores você ficará mais seguro com seus investimentos ou operações. Lembre-se de continuar estudando sobre o assunto e se atualizar constantemente! 

Agora que você já conhece as dicas, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam melhor assunto? 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *