Saber como enriquecer na bolsa é o desejo de muitas pessoas que conhecem as possibilidades dos investimentos. Para isso, é importante saber que o processo é lento e trabalhoso, além de demandar estratégia, estudo e consistência nos aportes.

Mesmo quem não tem muito dinheiro para aportar pode começar com pouco e aumentar o capital no longo prazo. Embora não existam fórmulas prontas para enriquecer, é possível aproveitar o conhecimento dos investidores experientes para fazer escolhas mais acertadas.

Está curioso para saber como enriquecer na bolsa? Neste artigo, você entenderá como os investidores de sucesso ganham dinheiro na bolsa de valores, quais são os principais mitos acerca desse tema e conferir dicas para fazer melhores investimentos.

Boa leitura!

Investidores de sucesso na bolsa

Para descobrir como enriquecer na bolsa, é importante conhecer um pouco mais sobre os investidores de sucesso na bolsa de valores. Afinal, o que eles fazem de tão especial? O foco no longo prazo é um dos segredos. Warren Buffett, um dos investidores mais famosos do mundo, faz análise das empresas ao longo de décadas.

Outro ponto defendido pelos megainvestidores  são os aportes mensais em ações. Eles também indicam a compra de papéis de empresas sólidas, de setores com alta geração de caixa e mais estáveis.

Além disso, os investidores bem sucedidos afirmam que é importante saber quando comprar cada ação. É necessário escolher o momento em que o valor do papel é baixo em relação ao que ele realmente vale no mercado para aumentar seu portfólio. No entanto, não é fácil identificar esses momentos.

Por isso, o ideal é que o investidor que deseja ganhar dinheiro e enriquecer na bolsa de valores siga com a estratégia de investimentos frequentes. E, claro, permanecer atento a eventuais oportunidades de fazer boas compras na bolsa.

3 Mitos sobre enriquecer na bolsa

Muitos mitos cercam o mundo dos investimentos e do mercado financeiro. E entendê-los pode ajudar a ter sucesso na hora de investir.

Conheça 3 dos principais quando o assunto é investir na bolsa:

1. Ações dão retorno imediato

Muitas pessoas acreditam que investir em ações traz retorno rápido. Também é comum achar que, além de imediato, o valor recebido será alto. Porém, se você acreditar nisso, poderá se frustrar ao perceber que, com o passar dos dias, pode acontecer até mesmo de perder dinheiro. Afinal, o mercado é dinâmico e volátil no curto prazo.

Nesta situação, algumas pessoas se desesperam e vendem todas as ações que compraram. É fundamental ter em mente que esse mercado pode ser lucrativo, mas é necessário ter paciência e se preparar para as oscilações que sempre acontecem.

2. É fácil ter lucros elevados diariamente

Imagine que você investiu R$5.000,00 e teve um lucro de 1% por dia devido à movimentação do mercado. Será que isso significa que você manterá os ganhos diariamente? Na verdade, não é bem isso que acontece.

Um dos erros de investidores inexperientes é utilizar um cálculo de renda fixa — um tipo de investimento com boa previsibilidade — para a renda variável. Nesse caso, é muito mais difícil prever o retorno das aplicações.

Outro erro está em não considerar que você pode perder dinheiro no curto prazo. Também é necessário calcular os custos, como impostos e outras taxas que são cobradas nas operações. Afinal, esses encargos consomem parte do lucro obtido com as ações.

Para entender melhor este mito, vale a pena também entender a diferença entre investidores e especuladores. Os investidores são aqueles que, normalmente, investem no mercado com foco no longo prazo. As oscilações de curto prazo, portanto, não fazem diferença para ele.

Já os especuladores visam ganhar dinheiro justamente com a movimentação do mercado no curtíssimo e curto prazo. Assim, eles podem ter chances de ganhar dinheiro diariamente no mercado, mas se expõem a riscos muito maiores, e podem sim perder boa parte do capital investidor caso não faça um manejo de risco adequado. Então, mesmo especuladores não têm vida fácil no mercado financeiro.

3. A bolsa de valores é para especialistas

É comum cometer alguns erros na hora de especular ou investir na bolsa pela primeira vez. Mas você não deve desanimar.

Lembre-se de que não é verdade que apenas especialistas no mercado financeiro podem investir e enriquecer na bolsa. Com persistência e estudo você chega lá!

3 Dos principais erros ao investir na bolsa

Enriquecer na bolsa é possível. Mas, além de conhecer os mitos do mercado e estudar, é fundamental conhecer alguns dos erros cometidos por investidores na hora de investir.

Confira a seguir 3 dos principais erros que investidores menos experientes cometem ao começar a investir na bolsa:

1. Investir com foco no curto prazo

A pressa pode ser uma grande inimiga do lucro. Esperar resultados rápidos é uma estratégia arriscada e que pode fazer com que você perca dinheiro com as oscilações do mercado. Por isso, considere investir na renda variável focando no longo prazo.

2. Não escolher ações com base em análises fundamentalistas

Ao investir em ativos de renda variável, é preciso ter em mente que o lucro do passado não é garantia de rendimentos futuros. Para minimizar os riscos e se aproximar dos ganhos esperados, é importante fazer uma boa análise fundamentalista, por exemplo.

Conheça as empresas de seu interesse e analise o negócio. Assim, são maiores as chances de fazer bons aportes.

3. Acreditar em “dicas quentes”

Além de esperar uma rápida valorização das ações, alguns investidores procuram “as melhores dicas” de papéis que devem subir rápido. É preciso ter muito cuidado ao acreditar no que pessoas que não são especialistas no mercado financeiro dizem.

Prefira sempre conferir as informações repassadas por profissionais competentes e capacitados. E não se esqueça de filtrá-las. Afinal, você deve ter objetivos e estratégias pessoais, e isso deve ser considerado na hora de escolher os investimentos.

3 Dicas para enriquecer na bolsa

Gostou das informações que trouxemos até aqui? Então confira a seguir 3 de como ganhar dinheiro na bolsa de valores a partir de atitudes determinantes para o seu sucesso enquanto investidor:

1. Saiba qual é o seu perfil de investidor

Antes de começar a operar na bolsa, é importante conhecer a sua disposição ao risco. O seu perfil pode ser conservador, moderado ou arrojado, e isso vai depender do nível de risco você aceita correr para ter rentabilidades possivelmente maiores.

Com essa informação, fica mais fácil definir o tipo de investimento mais adequado para você. Em geral, investidores conservadores têm menor tolerância às oscilações da bolsa, por exemplo. Por isso, fique atento.

2. Diversifique os seus investimentos

Diversificação é a palavra-chave para o mercado, tanto de renda fixa quanto de renda variável. Diversificar significa investir uma parte do seu capital em ativos e produtos distintos, sempre de acordo com o seu perfil. E, se possível, investimentos com menor grau de correlação.

Quem aplica todo o dinheiro em um único ativo deixa todo o capital exposto ao mesmo risco. Ter uma carteira diversificada é a melhor forma de proteger seu patrimônio e aumentar as possibilidades de lucro.

3. Siga uma estratégia nos investimentos

No momento de investir, você deve ter uma estratégia estabelecida para definir os melhores investimentos para o seu portfólio. Esta estratégia deve combinar com o seu perfil e os seus objetivos. Também é importante manter a disciplina e evitar tomar decisões precipitadas.

Agora que você sabe como enriquecer na bolsa, lembre-se de que o processo é lento. Quem conseguiu prosperar neste ambiente teve uma estratégia bem planejada, estudou muito e foi consistente nos investimentos. Portanto, embora seja possível, é necessário empenho e conhecimento para tomar as melhores decisões de investimento, especialmente para o longo prazo.

Gostou do conteúdo? Então aprenda a identificar o melhor momento para investir na bolsa!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *