A participação no mercado de imóveis não se restringe à aquisição de propriedades físicas. Também é possível investir em fundos de investimento imobiliário (FII), você sabia? Entre as opções disponíveis, existe o KNIP11.
No entanto, é indispensável conhecer as particularidades do fundo antes de tomar qualquer decisão. Desse modo, você tem mais segurança e pode se certificar de que a escolha seja adequada à sua estratégia.
Quer descobrir mais sobre as principais características e os elementos do KNIP11, além das particularidades do fundo imobiliário? Continue a leitura!
O que é um fundo imobiliário?
Muitas pessoas acham que para investir em imóveis é necessário adquirir diretamente um uma propriedade física. Essa é a versão de investimento imobiliário tradicional, mas não é a única. Você pode se expor ao setor sem alto custo ou tanta burocracia.
Isso é possível por meio de fundos imobiliários. Eles são uma modalidade coletiva em que diversos investidores podem adquirir cotas do fundo que investe em imóveis ou títulos do segmento. O FII conta com a mediação de um gestor profissional que se responsabiliza pelo aspecto burocrático.
Como funciona um fundo imobiliário?
Se você quer ter bons resultados no fundo imobiliário, precisa compreender o seu funcionamento. Você já viu que, para participar da modalidade, os investidores devem adquirir cotas. Elas correspondem a uma fração do fundo.
É possível obter ganhos se as suas cotas se valorizarem e você vendê-las com lucro. Além disso, há o recebimento de rentabilidade passiva, na forma de dividendos, de acordo com a quantidade de cotas que cada investidor possui.
Vale saber, ainda, que os FIIs podem ser de diversos tipos. Todos eles se relacionam com o mercado de imóveis, mas variam conforme a alocação realizada.
Acompanhe, a seguir, as suas subcategorias:
- fundos de papel: optam pelo investimento em títulos de renda fixa ligados ao mercado imobiliário, como o certificado de recebíveis (CRI) e a letra de crédito imobiliário (LCI);
- fundos de tijolo: envolvem o investimento em imóveis físicos, como lajes corporativas, galpões logísticos etc. Os objetivos podem ser aluguel, compra e venda, e outros.
- fundos de fundos: investem em outros fundos imobiliários.
O que é o KNIP11?
Depois de entender mais sobre fundos imobiliários, você pode conhecer o KNIP11. Ele é um FII de papel, e o código é o ticker para o fundo Kinea Índices de Preços.
O objetivo do KNIP11 é conseguir uma rentabilidade capaz de alcançar a variação do índice de Mercado ANBIMA (IMA), com um acréscimo de 0,5% ao ano. O índice serve de orientação para investimentos em renda fixa.
O valor da variação é divulgado na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA). Ela é responsável por regular as práticas de instituições do setor financeiro.
Quais são as características do KNIP11?
O KNIP11 iniciou em setembro de 2016 e suas principais características são o investimento em CRI e LCI. Confira outros aspectos relevantes!
Prazo de duração
O KNIP11 é considerado um fundo de condomínio fechado — ou seja, as cotas só podem ser resgatadas quando a duração do fundo for finalizada. O seu prazo de duração é indeterminado, mas os ativos podem ser negociados para compra e venda no mercado secundário da bolsa de valores.
Gestor e administrador
O gestor do fundo KNIP11 é a empresa Kinea. Além de uma gestão, os fundos imobiliários também necessitam de uma administração. Ela é responsável pelo controle de funcionamento e estrutura do FII. No KNIP11, a função fica a cargo da corporação Intrag DTVML.
Política de distribuição
O fundo KNIP11 realiza a distribuição de dividendos, como é comum aos FIIs. Ela acontece com, ao menos, 95% dos resultados alcançados pelo fundo, e se dá com base em balanços semestrais.
Você pode avaliar o histórico de resultados do FII para conhecer a distribuição de dividendos. Contudo, é importante ter em mente que os lucros obtidos no passado não são garantia de que o mesmo continuará acontecendo no futuro.
Quais são as vantagens e os riscos de investir em fundos imobiliários?
Uma das principais vantagens dos fundos imobiliários é a praticidade em relação ao investimento em imóveis. Como visto, o aporte se dá apenas de modo financeiro, e você pode se expor aos resultados obtidos por um gestor.
Além disso, o investimento é mais acessível do que a aquisição direta de propriedades físicas. O motivo é que o preço das cotas costuma ser menor que o gasto para compra de um imóvel ou outros títulos e certificados individualmente.
Você ainda pode contar com segurança institucional para realizar os aportes. Como outros investimentos do mercado financeiro, os FIIs são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — na qual os gestores e administradores devem ser credenciados.
Por outro lado, todo investimento oferece certo nível de risco. No caso dos fundos imobiliários, os riscos podem ser maiores, por serem negociados na bolsa de valores. Logo, os preços das cotas variam segundo as condições do mercado e podem trazer perdas.
Há, ainda, riscos ligados ao portfólio do fundo. No caso do KNIP11, por exemplo, existe o risco de crédito. Ele está ligado aos emissores dos títulos de renda fixa não honrarem com o pagamento dos investimentos nos quais o FII aplicou.
Como investir em FIIs?
Após entender as vantagens e os riscos envolvidos nesse investimento, é o momento de descobrir como investir em um FII. Mas, antes, você deve avaliar se o KNIP11 ou outros fundos são válidos para sua estratégia de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.
Se, após a análise, você concluir que deseja investir nos FIIs, é preciso ter conta em uma instituição financeira. Ela oferece acesso à bolsa de valores para realizar a negociação — que ocorre pelo home broker.
Conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre fundos imobiliários e o KNIP11? Essas informações contribuem para uma melhor tomada de decisões no mercado financeiro. Então você pode avaliar se esse fundo de papel é interessante para o seu caso.
Você acredita que a produção de conteúdos relevantes sobre o mercado financeiro — como este — pode aumentar a visibilidade do seu negócio? Então conheça as soluções da ABContent!