*Este artigo foi produzido pelo GestãoClick com exclusividade para o Blog de Valor.

 

Você tem fidelizado os clientes da sua empresa? Ou seja, quem já comprou o seu produto ou serviço volta a fazer negócio? Se isso não está acontecendo, é bem provável que exista alguma coisa errada.

Afinal, quando o consumidor gosta de uma marca, ele costuma adquirir as mercadorias ou serviços da empresa novamente. Fazer com que o cliente volte a fazer negócio é a chamada fidelização, um fator chave quando se fala em conversão de vendas.

Isso porque é mais fácil fidelizar do que conquistar novos clientes. Isto é, o consumidor já conhece a sua marca e já realizou a primeira compra, basta agora manter a relação com ele. Enquanto isso, para que novos clientes comprem é preciso começar do zero a interação.

E para que a fidelização tenha sucesso é preciso aprender as melhores maneiras de como fidelizar clientes. Descubra como aumentar a conversão de vendas do seu negócio conferindo a seguir os tópicos deste artigo com as 8 estratégias infalíveis para fidelizar clientes.

  • Apostar nos canais de comunicação
  • Ter um atendimento de alta qualidade
  • Dar atenção ao pós-vendas
  • Investir nas ações de marketing
  • Promover a interação dos consumidores
  • Pesquisar a satisfação dos clientes
  • Acompanhar as tendências
  • Estar com a casa em ordem

1 – Apostar nos canais de comunicação

Comunicação é o principal caminho de qualquer uma das estratégias para fidelizar clientes. Se não houver canais para diálogo entre a marca e os consumidores, pouco se pode fazer para atrair o seu público alvo para uma segunda ou terceira compra.

Hoje em dia, é possível ter diferentes canais de comunicação e, para saber em quais o diálogo é mais efetivo, é importante conhecer o seu público alvo. Se ele está em massa conectado, então, a internet é uma grande aliada.

Mas é preciso avaliar ainda quais os canais da web são os mais adequados para se comunicar. A sua empresa também pode se promover o diálogo pelos meios mais tradicionais de comunicação. Tudo depende do perfil da sua clientela.

2 – Ter um atendimento de alta qualidade

Além de ter canais de comunicação disponíveis para que a sua marca dialogue com os clientes, é essencial que todos eles tenham profissionais capacitados para oferecer um atendimento da mais alta qualidade. Esse aspecto é crucial para a fidelização.

Afinal, se os seus clientes contatarem a sua empresa e não forem bem atendidos, é bem possível que a fidelização não aconteça. Isso quer dizer que a sua equipe de atendimento deve ser prestativa, estar bem informada e conseguir responder perguntas com agilidade.

3 – Dar atenção ao pós-vendas

Outra das dicas de como fidelizar clientes é aproveitar o pós-vendas, o que, atualmente, nem todas as empresas fazem. No entanto, prolongar a experiência de compra do cliente com o pós-vendas é um grande incentivo para que ele volte a comprar os seus produtos e serviços.

Para tanto, a sua empresa pode contatar o cliente para receber um feedback sobre o produto e estar sempre disponível para esclarecer dúvidas posteriores com rapidez. As reclamações também são bem-vindas, pois elas ajudam a qualificar as vendas e atendimentos futuros.

4 – Investir nas ações de marketing

O marketing é mais um importante aliado das estratégias para fidelizar clientes, pois como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Dessa forma, ações variadas nos meios de comunicação ajudam a refrescar a memória dos seus clientes.

É possível ainda usar o marketing para apostar em ações bem focadas em quem já é o seu cliente. Alguns exemplos é enviar e-mail em datas especiais, parabenizando-os e mesmo presenteando-os com vales presentes ou cupons de desconto.

5 – Promover a interação dos consumidores

Outra forma de como fidelizar clientes é estimulando-os a interagir com a sua marca. As redes sociais possibilitaram que essa interação se tornasse muito mais dinâmica e, se for vantajoso para o seu negócio, vale a pena investir nessa estratégica.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível fazer sorteios e entregar brindes aos seus clientes que compartilharem as postagens da sua marca nas redes sociais. Além de aumentar o interesse do público alvo pela sua marca, essa ação promove uma grande divulgação.

Esse é apenas um exemplo, sendo que mesmo fora da web é possível que os clientes interajam com a sua empresa. É o caso das promoções e sorteios que você pode fazer na loja física.

6 – Pesquisar a satisfação dos clientes

As pesquisas são ações que ajudam a tornar mais eficientes as estratégias que você usa para promover a fidelização de clientes da sua empresa. Isso porque é preciso saber se existem reclamações do seu público alvo ou aspectos que podem ser melhorados.

Afinal, de nada adianta apostar e investir em diferentes ações para fidelizar clientes se existem problemas que devem ser resolvidos antes. Uma forma bastante efetiva de receber as respostas da pesquisa é solicitando-as logo após a compra.

7 – Acompanhar as tendências

Existem muitas novidades que sempre são desenvolvidas como estratégias para fidelizar clientes. Mais recentemente, os programas de fidelização se tornaram grandes febres que continuam a oferecer bons resultados.

Há muitas formas de promover essa ação, sendo importante criar uma que se adeque ao perfil do seu negócio. Também é importante acompanhar o comportamento de compra do seu público alvo para identificar futuras oportunidades de fidelizar com sucesso.

8 – Estar com a casa em ordem

Mais uma dica de como fidelizar clientes e aumentar a conversão de vendas é ter tudo muito bem organizado na sua empresa antes de investir nas ações de fidelização. Isto é, é fundamental estar com as finanças em dia e com o estoque abastecido.

Isso porque ao fazer uma ação de fidelização é preciso investir financeiramente e em pessoal. Além disso, se o seu objetivo é vender mais, o estoque deve estar preparado para o aumento da demanda. Da mesma forma acontece se você vende serviços.

Nesse caso, é necessário ter uma equipe suficiente para dar conta dos serviços que serão comercializados. Um modo de manter a casa em ordem com eficiência é com a ajuda do software ERP, que informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos.

Gostou do conteúdo de hoje sobre estratégias para fidelizar clientes? Então deixe seu comentário aqui no post!

 

*O GestãoClick é um software de gestão empresarial online, que oferece aos empreendedores e administradores diversos recursos para gerenciamento do negócio, como o controle financeiro e de estoque, emissão de notas e boletos, entre outras ferramentas. O sistema de gestão é direcionado a pequenas e médias empresa.

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *