2 minutes

Para quem gosta de cinema e tem interesse em filmes sobre o mercado financeiro, a dica de hoje é o filme Outsider. Inspirado em fatos reais, o filme conta a história do trader que quase quebrou o banco francês Société Générale – um dos maiores bancos da Europa – na crise financeira de 2008.

Saiba mais sobre o filme:

Outsider

A trama do longa francês conta a história real do operador Jérôme Kerviel, um francês de origem humilde, que conseguiu emprego em um dos maiores bancos do mundo e conquistou um lugar na mesa de operações da instituição no início dos anos 2000.

Trabalhando na mesa de contratos futuros do Société Générale, Jérôme conseguiu gerar milhões de euros ao banco, e tornou-se um respeitado trader de ações.

Conforme os ganhos foram crescendo, no entanto, as apostas do operador se tornaram maiores – o que o levou a se envolver em uma das maiores fraudes bancárias da história, durante a crise financeira mundial.

O operador foi formalmente acusado de fraude pelo banco francês em 2008, com perdas estimadas em cerca de 4,9 bilhões de euros. A fraude – que abalou ainda mais o mercado financeiro Europeu, já fragilizado pela crise dos subprimes – resultou na interrupção momentânea das negociações das ações do banco na Bolsa de Paris.

O filme Outsider mostra todos os movimentos que levaram à ascensão e à queda de um dos operadores de bolsa mais famosos do mundo. Confira o trailer:

Impressões

O diretor de Outsider, Christophe Barratier, procura reproduzir fielmente o ambiente das salas de negociação de ações e a atmosfera de frenesi entre os traders no momento da consolidação de uma grande operação.

No longa é possível identificar que este mesmo ambiente de euforia, que permitiu ganhos de milhões de euros, foi também o responsável pelas perdas astronômicas do protagonista.

O filme Outsider foi sucesso na Europa no ano passado e está disponível no Brasil no iTunes, NET Now, Vivo Play e na plataforma Looke.

Share.

Sócia-fundadora e CEO da ABContent. Cursou Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, tem formação em Marketing e Pós-Graduação em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Foi repórter, colunista e editora em diversos veículos de comunicação nas editorias de Economia, Negócios e Mercado de Capitais.

1 comentário

Leave A Reply