Existem diversos mitos que envolvem o mercado financeiro e podem afastar as pessoas dos investimentos. Entre eles está a necessidade de atingir certa maturidade para investir ou começar a acumulação de capital pensando no futuro.
No entanto, quem deseja iniciar um projeto para juntar dinheiro pode dar o passo inicial já na juventude. Inclusive, essa é uma prática que deve ser incentivada desde cedo pelos pais que têm o interesse de contribuir com a jornada financeira dos filhos.
Neste post, você verá o que é a acumulação de capital, as suas vantagens e como começar essa jornada sendo jovem.
Aproveite!
O que é a acumulação de capital?
Como o nome indica, a acumulação de capital é a ação de juntar recursos visando aumentar um patrimônio de uma pessoa ou grupo familiar. Vale dizer que o conceito de capital não abrange apenas o dinheiro, mas também bens, direitos e ativos financeiros capazes de gerar rendimentos.
Você já deve ter percebido que muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas acumulando capital. Em alguns casos, o objetivo é usufruir dos recursos posteriormente, e em outros, trazer um conforto financeiro para seus familiares e gerações futuras.
Quais são as vantagens de acumular patrimônio?
Depois de aprender o conceito de acumulação de capital, vale conferir as vantagens de adotar essa prática. Entre os principais benefícios, estão a possibilidade de:
- realizar sonhos e metas financeiras;
- melhorar as suas condições financeiras;
- ajudar familiares e amigos;
- viajar ou morar no exterior futuramente;
- ter uma aposentadoria confortável;
- construir uma herança ou legado;
- alcançar a independência financeira.
É possível realizar esse processo sendo jovem?
É totalmente possível e, muitas vezes, recomendado começar a acumular patrimônio desde jovem e aproveitar todas as vantagens que essa decisão proporciona. Na verdade, quanto mais cedo você começar a reunir recursos, mais o tempo poderá ajudar a fazer esse montante crescer.
Vale dizer que, para começar a juntar capital, não é necessário possuir um grande patrimônio. Desse modo, é possível iniciar com pequenas quantias e, depois, aumentar o montante guardado, conforme o ciclo de vida financeira evolui.
Nesse contexto, os investimentos assumem um papel fundamental para rentabilizar o patrimônio acumulado. Saiba que muitas alternativas presentes no mercado financeiro podem ser acessadas por pessoas jovens.
Considerar opções de longo prazo tende a ser uma estratégia interessante para quem está na juventude. Isso porque o tempo favorece a rentabilidade dos investimentos, considerando a ação dos juros compostos, ao mesmo passo em que reduz a volatilidade e os riscos do mercado.
O jovem ainda conta com a possibilidade de arriscar mais, considerando que ele pode corrigir eventuais escolhas que não trouxeram o resultado desejado. Porém, é importante que as decisões de investimentos estejam embasadas no seu perfil e objetivos, combinado?
Portanto, se você é jovem, não deixe de iniciar o processo de acumulação de capital quanto antes. Ao ter o tempo a seu favor e podendo contar com o efeito dos juros compostos nos investimentos, você aumenta as chances de alcançar as suas metas e sonhos durante seu ciclo de vida financeira.
Você gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer 4 carreiras em alta e comece a planejar a sua vida profissional desde já!