Clique e solicite a sua assessoria de investimentos »

Aluguel de ações: Ganhe mais $!

Você possui investimento em ações com horizonte de longo prazo? Sabia que você pode colocar suas ações para alugar e receber um valor adicional por isso?

Nesse artigo eu vou te explicar como funciona essa operação! Porém é necessário que você tenha um conhecimento prévio.

Eu fiz um artigo anteriormente no blog que explica justamente como um investidor pode ganhar dinheiro apostando na queda de um determinado ativo por meio de uma operação que inclui o aluguel de ações. No artigo em questão eu detalho como é feito o aluguel de ações.

Caso você não tenha conhecimento sobre o aluguel, eu recomendo que, antes de seguir nesse artigo, assista ao vídeo e leia o artigo “Veja como ganhar dinheiro com a queda das ações” https://andrebona.com.br/acoes-como-ganhar-dinheiro-com-a-queda/

No artigo em questão nós falamos de uma operação onde o investidor alugou as ações de uma outra pessoa, ou seja, ele foi o “locatário” das ações, a quem chamamos de TOMADOR no mercado financeiro.

Portanto, para que a operação pudesse ser feita, seria necessário também um “locador” dessas ações, ou seja, o que chamamos de DOADOR das ações.

Resumindo: o DOADOR é o dono das ações e ele aluga essas ações para o TOMADOR.
Para alugar as ações, o DOADOR recebe do TOMADOR uma remuneração, da mesma forma que ocorre quando alugamos um imóvel ou qualquer outra coisa.

Mas porque alguém teria interesse em alugar as minhas ações?

O tomador normalmente está vislumbrando ganhos em prazos mais curtos acreditando na desvalorização daquela ação. Por isso ele faz esse aluguel para tentar ganhar dinheiro com a queda das ações.

E porque eu deveria alugar minhas ações, e não as vender, já que elas possuem uma expectativa de queda? Por que eu não me desfaço delas?

As expectativas dos investidores no mercado são as mais diversas, portanto um investidor pode estar buscando ganhos especulativos de curto prazo enquanto outro está vislumbrando a manutenção de uma carteira de longo prazo, por fundamentos, por exemplo. Assim, sempre existirão diversas expectativas que se encontrarão em operações como essas, devido às diferenças do próprio planejamento de investimentos de cada um.

Investidores de longo prazo não estão interessados no que acontece hoje, essa semana, esse mês ou até mesmo esse ano. Então se você é um investidor fundamentalista e de longo prazo e as oscilações de curto prazo não são importantes pra você, alugar suas ações é uma forma de obter uma remuneração adicional por possuir esses ativos.

Outros doadores comuns são os fundos de investimento em ações. Os fundos de ações possuem obrigatoriedade de manter um percentual de suas carteiras em ações. Isso é uma obrigação legal. Por isso sempre terão ativos comprados para prazos mais longos e disponibilizá-los para aluguel é uma forma também de rentabilizar um pouco mais o patrimônio.

Portanto quase sempre existem doadores disponibilizando suas ações para aluguel e recebendo uma remuneração por isso.

O que define o preço do aluguel de uma ação?

O preço é definido pela oferta e procura de um papel específico para aluguel. Ações mais líquidas possuem maior oferta e, assim sendo, seu preço de aluguel também é menor, justamente porque a oferta é muito grande.

Tem aluguel que gera 1% ao ano de receita para o doador e outros casos, quando a oferta de um papel é menor, o aluguel pode ser 5, 6 ou 10% a.a. Pode ser até mais do que isso como já aconteceu diversas vezes.

Concluindo:

É importante, portanto, saber que se você possui uma carteira de ações fundamentalista, de longo prazo e com boas empresas, pode receber além da própria valorização de suas ações, dos dividendos pagos pela empresa, também uma remuneração adicional pelo aluguel de suas ações.

Grande abraço,

André Bona

Autor

André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a investir melhor seus recursos e é o criador do Blog de Valor - site de educação financeira independente.

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *