O banco de investimentos BTG Pactual acredita que a gigante do varejo online Amazon deve ampliar sua plataforma no Brasil no próximo mês de outubro, de acordo com um relatório divulgado a clientes do banco na última terça-feira (28). Para a instituição, a Amazon “está pronta para avançar no Brasil” ainda em 2018.
De acordo com os analistas Fabio Monteiro e Luiz Guanais, a Amazon poderá oferecer já a partir de outubro uma série de novos itens em sua plataforma brasileira, englobando, além de produtos eletrônicos e livros, itens domésticos, brinquedos, itens de saúde e roupas. Para a equipe do BTG Pactual, produtos de marca própria da Amazon também devem aparecer em breve no mercado brasileiro.
“A Amazon também planeja oferecer parte de seu portfólio de marca própria, embora isso possa demorar um pouco, dada a complexidade do desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos local. Globalmente, a sua oferta privada abrange 6.825 produtos através de 74 marcas próprias identificadas, das quais 66 são marcas de vestuário em países como a China, o México e a Índia, bem como a Europa e os Estados Unidos”, disse a instituição.
Armazém em Cajamar (SP)
O foco da Amazon em desenvolver uma estrutura local para suportar sua plataforma de atendimento e, eventualmente, de B2C no Brasil também foi destacado pelos analistas do BTG Pactual no documento.
Eles lembraram que, no mês de junho, a Amazon arrendou um Centro de Distribuição de 50 mil metros quadrados na cidade de Cajamar (SP), e que a norte-americana que permanece em negociação com fornecedores para expandir suas vendas.
Projeções positivas para o futuro
Para o BTG Pactual, as projeções para o futuro da Amazon no Brasil são bastante positivas –sobretudo devido ao avanço do segmento de e-commerce no país.
“Em nossa série de relatórios sobre a estratégia da Amazon no Brasil no ano passado, dissemos que a empresa poderia ser vencedora (no país) graças ao seu DNA tecnológico e execução premium, tomando como case de sucesso suas experiências bem-sucedidas em alguns países. Com o mercado brasileiro de e-commerce atingindo R$ 200 bilhões em 2025, vemos espaço (embora com riscos de execução) para a Amazon aumentar sua participação no mercado brasileiro”.
Na tarde desta quinta-feira (30), companhias concorrentes à Amazon no mercado brasileiro operavam em queda na B3: Magazine Luiza (MGLU3) caía 3,30%, enquanto B2W (BTOW3) recuava 1,81%.
Sobre o BTG Pactual digital
O BTG Pactual digital é a plataforma digital do BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina e quinto maior banco brasileiro, com mais de 35 anos de expertise em investimentos e gestão de recursos atuando no Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Argentina, Estados Unidos e Inglaterra.
Além de disponibilizar diversas opções de investimentos de diversas instituições por meio de uma única conta – assim como fazem as corretoras, a plataforma aberta do BTG Pactual digital também oferece uma assessoria de investimentos gratuita aos pequenos e médios investidores.
Para ter acesso à assessoria e ao know-how da equipe BTG Pactual, basta que o investidor utilize a plataforma do BTG Pactual digital diretamente no seu computador ou smartphone, sem taxas ou tarifas mensais. Para fazer seu cadastro gratuito no BTG Pactual digital, clique aqui!