*Este artigo foi produzido pelo App Renda Fixa com exclusividade para o Blog de Valor.
Tempo é dinheiro. A frase famosa é atribuída ao político norte americano Benjamin Franklin, que tinha uma grande preocupação com a organização do seu tempo. Por conta disso, ele acabou criando um método impecável – que pode ajudar você a encontrar estratégias para não desperdiçar dinheiro.
Saber gerir o seu tempo, organizando as suas tarefas e dando a ele o valor que ele realmente tem é o que vai ajudar você a não desperdiçar dinheiro, evitando gastos desnecessários e entendendo a importância que as horas que você trabalha ao longo do seu dia, de fato, possuem.
No artigo de hoje você vai conhecer o método criado por Benjamin Franklin para evitar desperdiçar dinheiro e aprenderá a valorizar o seu tempo. Acompanhe a seguir!
Não desperdice o seu tempo
Se você está começando um novo negócio, estudando para uma prova ou até mesmo enquanto você está realizando as suas tarefas domésticas na sua casa, você está fazendo um investimento e, com todo investimento, vem a utilização do tempo. Consequentemente, todo o tempo que você gasta para fazer alguma coisa, é sinônimo de investimento financeiro em um determinado projeto.
Caso você seja uma pessoa desorganizada ou caso você não tenha objetivos de gestão de tempo definidos de forma adequada, são grandes as probabilidades de você desperdiçar dinheiro e tempo.
Você pode descobrir se está empreendendo esforços nos lugares corretos para cada investimento que você vem realizando de diversas formas. Para isso, você precisa observar o seu comportamento.
Uma maneira muito comum, hoje em dia, de desperdiçar o seu tempo, e como consequência, desperdiçar dinheiro, é por meio das redes sociais, por exemplo. Todas as vezes que você interrompe o seu trabalho para checar as suas notificações e acaba ficando por muito mais tempo navegando no feed de notícias, você perde várias horas de trabalho todos os dias e a sua produtividade é seriamente afetada.
Outra maneira muito comum de desperdiçar o seu tempo é quando você não se organiza em relação às tarefas que você precisa fazer ao longo do seu dia. Muitas vezes, você acaba perdendo muito tempo procurando por algo que você não se lembra onde guardou, por exemplo.
Se você mantém o seu espaço organizado, você pode economizar seu tempo e assim evita desperdiçar dinheiro, não importa qual o tipo de atividade você precisa fazer ao longo do seu dia.
Você também pode estar jogando seu tempo fora no deslocamento entre uma atividade e outra, o que, normalmente acontece, quando você não equilibra o seu foco para realizar as suas tarefas cotidianas. Se você não organiza o seu pensamento e a sua lista de tarefas que precisam ser realizadas no seu dia, pode perder a sua concentração em relação a tudo que você precisa fazer.
Sendo assim, o melhor que você pode fazer para gerir melhor o seu tempo e evitar desperdiçar dinheiro é procurar estratégias que te ajudem a manter a organização, como a criação de listas e lembretes, por exemplo.
Outra coisa que pode acabar atrapalhando você a alcançar os seus objetivos a cada dia é se comprometer com a realização de diversas tarefas ao mesmo tempo.
Algo que vai garantir o seu sucesso na gestão do seu tempo é o fato de saber reconhecer o quanto você pode ou não fazer em um dia. Desta forma, você evita se comprometer com mais tarefas do que aquelas que você realmente dá conta de executar.
Para parar de desperdiçar dinheiro por gerenciar mal o seu tempo, é importante avaliar as atividades que você costuma realizar todos os dias que podem acabar fazendo com que você perca o foco daquilo que é realmente importante. Quando você reconhece as falhas do seu comportamento, você consegue saber tudo que precisa ser feito para gerenciar melhor o seu tempo e economizar o seu dinheiro.
Aprenda o valor das suas horas de trabalho
Para aprender a gerenciar melhor o seu tempo, evitando desperdiçar dinheiro, aprender a calcular o valor das suas horas de trabalho é uma estratégia interessante.
Esse era o método de gestão de tempo usado por Benjamin Franklin que citamos no começo deste artigo. Por meio dele, você aprende a dar mais valor ao seu tempo e evita desperdiçar dinheiro.
Você já parou para pensar sobre quanto vale a sua hora de trabalho e tirou um tempo para fazer esse cálculo, sabendo assim quantas horas do seu dia você precisa trabalhar para comprar algo e para pagar as suas contas?
Quando você está trabalhando, em troca das horas que você se dedica a essa atividade, você recebe uma remuneração e é com esse dinheiro que você adquire os serviços e produtos dos quais você precisa para viver.
Levando isso em consideração, é possível perceber que o dinheiro nada mais é que um intermediário, já que, no final das contas, as suas horas de trabalho são trocadas, de fato, por aquilo que você consome.
Isso significa que, em essência, as coisas que compramos são pagas pelo nosso esforço por meio das nossas horas de trabalho. Sendo assim, desperdiçar o seu tempo é desperdiçar dinheiro.
Descobrir o valor da sua hora de trabalho é um exercício muito simples, que você pode fazer seguindo apenas 3 passos:
1.Descubra o quanto você recebe por hora trabalhada
Para isso, basta verificar no seu contra cheques qual é o valor líquido do salário que você ganha e depois divida esse valor por 190, que é o número aproximado de horas que você trabalha durante um mês (44 horas por semana ao longo das 52 semanas do ano divididas por 12 meses). Caso você tenha uma jornada de trabalho mais longa ou curta do que isso, ajuste a divisão para o seu número de horas de trabalho para fazer a conta.
O resultado dessa conta é o quanto custa uma hora do seu trabalho, ou seja, o quanto em dinheiro você ganha a cada hora que você trabalha.
2.Descubra quantas horas você precisa trabalhar para comprar alguma coisa ou pagar as suas contas
Esse é um cálculo bem simples de fazer, é só pegar o preço do produto ou serviço que você pretende adquirir e dividir pelo valor da sua hora de trabalho, que foi calculado no passo anterior.
O resultado desse cálculo é a quantidade de horas que você precisa trabalhar para pagar por esse produto ou serviço.
3.Pense nos resultados obtidos
Depois disso, todas as vezes que você estiver prestes a comprar algo ou a contratar algum serviço, pense: será que realmente vale a pena trabalhar por todo esse tempo para adquirir isso? Isso é de fato necessário e importante nesse momento, ou é possível esperar um pouco mais?
Dicas para não desperdiçar dinheiro
Agora que você aprendeu como gerenciar e valorizar mais o seu tempo, confira a seguir outras dicas para evitar desperdiçar dinheiro:
1.Cancele assinaturas de serviços que você não usa, tais como revistas, jornais ou outros tipos de serviços que você não precisa de fato. Assim, você vai economizar uma boa quantia em dinheiro;
2.Faça as suas refeições em casa ou leve marmitas para o trabalho, já que comer fora todos os dias pode acabar fazendo você gastar muito mais em alimentação do que o realmente necessário;
3.Não compre garrafinhas de água, prefira levar uma garrafa que você possa encher no bebedouro da empresa ou de outro local todos os dias do que desperdiçar dinheiro com isso sempre que você sentir sede fora de casa;
4.Se você não é aficionado por musculação, cancele a sua inscrição na academia e opte por fazer os seus exercícios em casa ou em praças e parques. Assim, além de economizar dinheiro, você pode aproveitar um tempo de atividades ao ar livre;
5.Se você assina um TV a cabo, considere a possibilidade de cancelar ou optar por um pacote mais simples, uma vez que pouco provavelmente você utiliza o seu pacote integralmente e pode substituir esse serviço por opções mais em conta, como a Netflix, por exemplo.
6.Evite fazer compras de alimentos em excesso, assim além de evitar desperdiçar dinheiro, você também não desperdiça comida. Faça uma lista com os itens que você precisa comprar e se mantenha fiel a ela, pensando nas refeições que você pretende fazer e no que realmente vai utilizar no preparo.
7.Evite as compras por impulso e antes de adquirir alguma coisa pense se você realmente precisa daquele gasto naquele momento.
No artigo de hoje você viu como é possível evitar desperdiçar dinheiro por meio do método de gestão de tempo utilizado pelo político norte americano Benjamin Franklin.
Se você gostou deste artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo aqui do blog.
Tem alguma dúvida ou quer fazer uma sugestão? Deixe o seu comentário aqui embaixo!
*O App Renda Fixa é uma plataforma de comparação de investimentos, que permite ao investidor buscar e comparar produtos de renda fixa de maneira simples e intuitiva.