BIDI: Banco Intermedium, por que fico de fora?

Meu objetivo aqui não é comentar tim tim por tin tin ou explicar direitinho o banco, mas sim dizer o que eu vou fazer com minha grana e porque tomei a decisão que tomei. TODAS infos aqui são públicas e foram encontradas no Prospecto preliminar da oferta que você pode acessar aqui: CLIQUE AQUI.

Fiz esse vídeo resumindo e postei no meu canal …  se quiser me segue lá.

A análise mais completa você encontra mais abaixo.

Pra analisar preciso escrever algumas coisas…vamos a elas:

Começando pelo final…de onde vem o lucro do banco?

Vem do banco itself! Sim parece óbvio, mas quando tu olha o Bradesco e Itaú pode ver que crédito já não tem toda relevância…porque será? Porque talvez não seja o melhor businness? Talvez…ao menos é minha opinião. Inter toma dinheiro a um custo médio na casa dos IPCA+9% …soma isso ao seu k próprio e empresta uma média de IPCA+11% em média….com o aporte de recursos e considerando que o custo de capital de terceiros através da oferta seja de uns digamos 12% ou 11% esse spread poderia aumentar melhorando assim ROE do banco. Ainda assim, olhando exatemente o ROE do Banco dá pra ver que é BEEEEMMM menor que os grandes bancos.

Já que o negócio do banco é ser banco mesmo, cabe olhar sua carteira de crédito. […]

 

Leia o texto na íntegra no blog BUGG – Análises Econômicas e de Investimentos, de William Castro Alves.

Autor

William Castro Alves

Economista pela UFRGS, iniciou sua carreira em 2004 na Solidus Corretora, tendo passado pelo Koliver Merchant Bank e Banco Alfa. Atuou como analista de Investimento na XP e responsável pelas gestão das Carteiras Recomendadas.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *