Neste artigo, falaremos sobre um termo não muito comum entre os investidores, principalmente iniciantes: o bondholder. 

Existem diversas maneiras de buscar por bons rendimentos a partir dos investimentos e uma delas é  bastante  conhecida: a  compra de ações. Entretanto, há outra forma de investir em empresas sem, necessariamente, se tornar sócio delas: comprando um título de dívida da companhia.

Este é o papel do investidor bondholder, que também tem um papel fundamental no processo de crescimento e até mesmo de recuperação judicial das instituições. Entretanto, este tipo de investidor não busca apenas investir em empresas, companhias ou governos em dificuldades. Há muito mais a saber sobre eles.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra, neste artigo, o que é o bondholder e o seu papel na compra de títulos de dívida.

O que é o bondholder?

O bondholder é o tipo de investidor que compra uma parcela de dívidas de uma companhia, instituição ou governo, a partir da compra de um título de dívida (bonds). Muitos dos investimentos de renda fixa, inclusive, fazem parte deste grupo de investidores.

Afinal, existem diversos títulos de dívidas. É o caso das debêntures, do CDB, LCI, LCA, CRI/CRA, títulos do Tesouro, entre outros. Assim, quando um bondholder coloca o seu dinheiro em um destes tipos de renda fixa, ele está comprando títulos de dívida.

Isso porque todo investimento de renda fixa é, basicamente, um empréstimo. E este empréstimo é documentado por um título de dívida, o qual é emitido pela instituição na qual investimos.

Um exemplo fácil de se entender e muito utilizado é o investimento no Tesouro. Ao investir nos títulos do Tesouro, por exemplo, você comprará títulos de dívida pública. Estes são títulos de dívida emitidos pelo Governo Federal. 

O Governo, por sua vez, emite esses papeis com o intuito de captar recursos de investidores e usá-los para custear os serviços públicos, por exemplo. Assim, esta estratégia é muito utilizada para levantar fundos para cofres públicos. 

Característica dos títulos de dívida

Os títulos de dívida possuem determinadas características. Todas elas precisam estar presente no processo de compra destes títulos.

As principais são as seguintes:

  • Emissor: identifica quem emitiu o título. Assim, é possível observar quem é a instituição que está pegando o dinheiro emprestado e admitindo a dívida;
  • Taxa de Juros: permite que o investidor veja quanto que o emissor irá pagar pelo seu investimento em títulos de dívida. É o lucro posterior ao empréstimo do dinheiro, e pode ser pré ou pós fixada ou mesmo híbrida;
  • Valor: é a quantidade exata da dívida. É no valor que é colocado quanto que é investido (emprestado);
  • Vencimento: representa a data do pagamento. Ou seja, é a data que o emissor irá devolver o dinheiro emprestado somado aos juros, em um prazo determinado.

Foco na renda fixa

Pode-se dizer, portanto, que o bondholder é o investidor que possui um foco maior em renda fixa. Em geral, estes investidores têm uma aversão maior a riscos e procuram investir em títulos mais seguros, que lhe permitam projetar a rentabilidade futura. Muitos investidores iniciantes, inclusive, são bondholders.

Vale destacar, entretanto, que não são apenas investidores avessos a riscos ou iniciantes que são titulares destes títulos de dívidas. O mercado de debêntures, por exemplo, possui inúmeros investidores que detêm direito de crédito em face da empresa emissora dos títulos.

O que se pode afirmar, finalmente, é que os bondholders são investidores que possuem um papel fundamental no mercado financeiro. E, no âmbito de empresas, governos e instituições, são peças-chave para promoção do crescimento e fortalecimento destas instituições.

E você, gostou deste artigo? Já tinha ouvido falar de bondholder alguma vez? Deixe seu comentário!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *